In OS MISTÉRIOS DA MULHER - M.ESTHER HARDING
"As mulheres portuguesas são parvas"
(...)"As mulheres modernas são também supostas ser boas na cama, profissionais competentes e estrelas nos salões. Mas isto é uma utopia. Nem a mais super das supermulheres pode levar as crianças à escola, atender os clientes no escritório, ir à hora do almoço ao cabeleireiro, voltar ao escritório onde a espera sempre um problema urgente, fazer compras num destes modernos supermercados decorados a néon, ler umas páginas de Kant antes de mudar as fraldas do pimpolho, dar um retoque na maquilhagem, telefonar a três "babysitters" antes de arranjar uma, ir ao restaurante jantar com os amigos do marido, discutir a última crise governamental e satisfazer as fantasias sexuais democraticamente difundidas pelos canais de televisão. Estou a falar, note-se, de mulheres socialmente privilegiadas. A vida das pobres é um inferno sem as consolações de que as suas irmãs de sexo, apesar de tudo, usufruem.
É por isso que a luta tem de continuar. Não sei se sou "femininista", nem me interessa debater a questão terminológica. Sei que sou contra todas as injustiças e, entre elas, contra a ideologia que nos quer manter encerradas numa Casa de Bonecas. Ao longo dos anos, tenho ouvido de tudo, incluindo mulheres que dizem estar contra a emancipação feminina. Pensei então que não valia a pena perder tempo com tontas. Mais madura, considero hoje que o melhor é retirar-lhes o direito ao voto, o direito ao divórcio e a protecção legal contra a violência doméstica. Se gostam de ser escravas, que o sejam. Acabou-se o tempo das contemporizações. Quem luta, têm direitos; quem se resigna, fica de fora"
(in Público)Filomena Mónica - Historiadora
AS MULHERES BRASILEIRAS...
A cada 15 segundos, uma mulher é espancada no Brasil e o País deixa de crescer 10% por causa disso As mulheres são 51% da população mundial e, no Brasil, chefiam 33% dos lares. No entanto, a cada 15 segundos uma delas é espancada e o País deixa de aumentar em 10% seu PIB por causa dessa violência. É o que diz o relatório sobre a situação social, política, econômica e jurídica da mulher brasileira, lançado em outubro de2003 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
E NO RESTO DO MUNDO?...
Sem comentários:
Enviar um comentário