O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, dezembro 20, 2006

O QUE COMEMOS?


PORTUGAL REALMENTE MEDIEVAL...

Investigadores da ANIMAL trabalhando sob disfarce filmaram a realidade escondida da vida e morte dos animais de criação na indústria pecuária em Portugal: Investigação especial revela a verdadeira origem da carne, dos ovos e do leite que chegam aos pratos dos portugueses :: Violência na condução dos animais, atordoamento ineficaz e abate de animais ainda conscientes são actos ilícitos expostos por esta investigação que serão reportados pela ANIMAL numa queixa formal ao Ministério da Agricultura, à Direcção-Geral de Veterinária e à Comissão Europeia

A ANIMAL revela agora o resultado de uma investigação especial que conduziu entre Setembro e Outubro passados em unidades agro-pecuárias do distrito de Lisboa e Leiria. Trabalhando sob disfarce nesta investigação, investigadores da ANIMAL tiveram acesso privilegiado aos escondidos bastidores da produção de carne, ovos e leite em Portugal, conseguindo filmar unidades de criação de porcos, leitões, frangos, perus, patos, vacas e vitelas, o transporte destes animais, a maneira violenta como são conduzidos, a maneira como são mantidos nos pontos de transferência e, por fim, a maneira como são mortos.

Esta investigação especial permitiu expor a crueldade imensa da produção agro-pecuária intensiva em Portugal, num contexto em que os animais são criados, tratados, mortos e processados por um lado como autênticas máquinas e, por outro lado, como meros instrumentos de obtenção de lucro. Esta investigação deixa claro como a produção animal assenta numa total ausência de qualquer preocupação real com os animais – mesmo em pontos que são legalmente estabelecidos como importantes no que se refere a legislação comunitária e portuguesa de bem-estar animal que não é cumprida –, mostrando também o impacto ambientalmente muito negativo da indústria pecuária, sendo especialmente focado o caso das altamente poluentes suiniculturas, sendo particularmente exposto nesta investigação o caso de várias populações do distrito de Leiria, particularmente na zona da Ribeira dos Milgares, que se sentem afectadas nos seus modos de vida e na ausência de qualidade ambiental das zonas onde vivem devido à existência de muitas suiniculturas.
(...)

Veja em www.TVANIMAL.org o vídeo “O Que Tem Realmente no Seu Prato?”

A CONSCIÊNCIA PESADA DOS HOMENS, SE É QUE LHES RESTA ALGUMA PARCELA DE CONSCIÊNCIA, FAZ RECAIR SOBRE OS ANIMAIS A SUA RAIVA E SUA CULPA POR MATÁ-LOS PARA SE ALIMENTAREM…
ESSA CONSCIÊNCIA PESADA TORNA-OS MAIS DESUMANOS E MAIS AGRESSIVOS, MAIS ANIMAIS DO QUE JAMAIS OS ANIMAIS O FORAM…
E ASSIM NÓS POR CONTINUARMOS A COMER ESSA CARNE OBTIDA À CUSTA DO SOFRIMENTO E MAUS TRATOS DADOS A SERES VIVOS PROVAVELMENTE MAIS "HUMANOS" DO QUE NÓS...

Sem comentários: