O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, outubro 19, 2016

O REGRESSO DE LILITH




LE RETOUR DE LILITH de Joumana Haddad
(...)

"Eu sou Lilith a primeira, parceira de Adão na criação e não da costela da submissão. Da terra o meu deus me fez para ser a origem, e da costela de Adão ele fez Eva para que ela seja sombra. Assim que me cansei do meu esposo, eu parti para herdar a minha vida. Eu incitei a minha mensageira a Serpente a tentar Adão com a maçã do conhecimento. E quando consegui isso, devolvi ao imaginário o encantamento do vicio e coloquei o prazer na ordem do dia.
Eu sou a mulher-mulher, a deusa mãe e a deusa esposa. Eu fecundei-me a mim mesma para me perpetuar e ser a tentação de todos os tempos. Eu casei com a verdadeira lenda para ser duas ao mesmo tempo. Eu Dalila, Salomé e Nefertiti entre as mulheres, eu a rainha do Saba, Helena de Troia e Maria Madalena." (...)


RLP - traduzido do francês este excerto de poema da poetisa libanesa Joumana Haddad 

Sem comentários: