O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, novembro 06, 2016

SENTIR O CORAÇÃO

O MÉDICO E O ADIVINHO


"O verdadeiro dever de um adivinho, ou de um médico, consiste justamente em captar o Shen que está no universo como no interior de cada corpo, pois que no corpo, mais do que a carne e o sangue, é acima de tudo a condensação de sopros. É na medida em que o adivinho, bem como o médico, capta o Shen no coração duma entidade viva que pode restituir esta ao caminho da vida."
In A eternidade não é demais
François Cheng

POR UM VERDADEIRO ENTENDIMENTO...

Há sempre duas vias para o entendimento das coisas. As sociedades e os homens do intelecto, privilegiam obviamente a compreensão intelectual e mental, "penso logo existo" a tal famosa fórmula cartesiana que virou o mundo, separando a alma do corpo. A Alquimia fonte de conhecimento até à Idade Média passou a ser só ciência sem alma - baseada apenas nos 5 sentidos e na experimentação logica - e depois a ciência física e química desenvolveu-se longe da emoção, do sentimento e também da percepção extrassensorial, da intuição e do Espírito como é hoje o seu apanágio...
A Humanidade civilizada e ocidental esqueceu a ligação do corpo da alma e do espirito - essa tríade inseparável que é o ser humano - para olhar apenas o corpo em separado e a matéria. Há porém um outro entendimento subjacente  que não é de ordem intelectual mental nem  lógico. E que também não é o da Fé ou da crença! Falo desse  saber de dentro, do coração que por espécie de fusão intuitiva e empática com o objecto ou o ser, alma, ente, animal ou qualquer ser vivo na Terra e no Universo e nos dá esse outro sentido que "capta o Shen no coração duma entidade viva que pode restituir esta ao caminho da vida." O saber por fusionamento...a fusão-sentir o outro (qualquer outro) como coisa nossa ...E esse saber ou SHEN não se discute nem se argumenta...não diz respeito aos outros, mas só a si mesmo/a, ao sentir-visão de cada ser e que o medico e o adivinho devia ser e representar o perito!
O Eu verdadeiro nada tem a ver com o plano mental...é no nível mental sim, que o ego lhe vem sempre associado, e neste caso ele é necessário para executar as suas funções, razão e discernimento, mas nada tem a ver com a Essência pura do Ser, nem com a Alma, esse SOPRO que nos dá vida e nos alimenta...Esse sopro que é o nosso único certificado de vida como diz um outro mestre...
O que move os indivíduos hoje, mesmo "médicos e adivinhos" - cuja função seria ajudar e curar - é quase sempre o desejo de serem "importantes" ganhar dinheiro ou serem grandes ou terem sucesso, virados para fora, ficarem para a história - cientistas famosos e médicos famosos - e por isso correm atrás de uma Ideia ou Ideal qualquer; e esse ideal até pode ser pretensamente o mais humano, como  podem ainda defender a mais bela causa social ou fazê-lo em nome de altos propósitos. Mas o que acontece, na Verdade, é que eles vão de ilusão em desilusão, sem nunca se inteirarem de que um dia terão de se despojar de tudo, ideias conceitos crenças e...largar tudo o que construíram e acreditaram e partir para outros mundos, ou apenas para debaixo da terra...
Quase toda a Humanidade corre apenas por Ego...não pelo SER EM SI...que desconhece!


De facto, esta humanidade hoje está tão viciada em mentiras e crimes contra si mesma, que chegou a um ponto espúrio, em que nos desfazemos quase todos em sordidez e detritos à face da Terra......e dessa incúria, desse estrume espero que nasça  uma nova Humanidade...  que seja o baluarte da Luz do Espírito que rege todas as coisas pois só  essa luz fulminará qualquer semente sórdida deixada pelo Arrogante e o anulará na sua cegueira por destruição...


rlp
rlp

Sem comentários: