O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, agosto 10, 2017

A VELHICE...



O movimento de retorno

"É precisamente através dos primeiros sinais de envelhecimento, de perda ou de tragédia pessoal que a dimensão espiritual tradicionalmente entra na vida das pessoas. Isto significa que o seu propósito interior só emerge quando o seu propósito exterior cai por terra e a concha do ego começa a abrir-se. Tais acontecimentos representam o início do movimento de retorno rumo à dissolução da forma.

Na maior parte das culturas antigas, deve ter existido uma compreensão intuitiva deste processo, pelo que as pessoas mais velhas eram muito respeitadas e veneradas. Eram repositórios de sabedoria e forneciam a dimensão de profundidade, sem a qual nenhuma civilização pode sobreviver durante muito tempo. Na nossa civilização, que se identifica totalmente com o exterior e ignora a dimensão interior do espírito, a palavra «velho» tem sobretudo conotações negativas. Equivale à palavra «inútil», por isso quase consideramos um insulto referirmo-nos a alguém como velho.

Para evitar a palavra, usamos eufemismos como «idoso» e «ancião». A «avó» dos povos indígenas da América do Norte é uma figura com grande dignidade. A «avozinha» atual é, na melhor das hipóteses, «querida». Por que razão são os velhos considerados inúteis? Porque, na velhice, a ênfase muda do fazer para o Ser, e a nossa civilização, perdida no fazer, desconhece o Ser. Pergunta: Ser? O que é que se faz com isso?

No novo mundo, a velhice será universalmente reconhecida e altamente reconhecida e altamente valorizada como uma fase propícia ao florescimento da consciência.
Para aqueles que continuam perdidos nas circunstâncias exteriores da vida, constituirá um momento tardio de regresso a casa, quando despertam para o seu propósito interior. Para muitos outros, representará uma intensificação e um culminar do processo de despertar."

Eckhart Tolle (Um Novo Mundo, pág. 231)

Sem comentários: