O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, julho 06, 2020

A MULHER VELHA



Vamos falar da CRONE e como ela está a morrer..

 A Crone é uma mulher que já não menstrua fisicamente, agora é uma mulher sábia totalmente encarnada. Com muitas luas atrás dela e a experiência que ela adquiriu, agora ela pode virar a sua atenção para ser um guia para os jovens. Sendo livre no corpo dela - já não está preocupada com gravidez, fingimento ou flutuações profundas em hormônios, ela chegou a um lugar sereno de aceitação.. uma dança encarnada com os ritmos e energéticos da vida.

Fui guiada pelas avós com cabelos prateados tão magníficos quanto o luar há muito tempo nos meus sonhos, ajudou-me a desenvolver um agradecimento intenso pela Crone, permitiu-me ver o envelhecimento como um presente requintado e delicado. Ajudou-me a fazer escolhas saudáveis no agora e a abraçar-me com expectativa subtil no dia em que eu também serei avó dos filhos do nosso mundo.

Nos tempos antigos e culturas, a Crone era reverenciado. A Crone foi consultada para questões de importância e bem estar das tribos. Crianças e crescidas da mesma forma viriam para conselhos e contar histórias para as saias da Crone. O cabelo cinzento foi visto como listras de honra e as rugas como crachás de coragem e experiência. Quando o fluxo sanguíneo de uma mulher parava de vir, dizia-se que ela já não precisava, pois tinha acumulado a sabedoria da lua o suficiente para a encarnar e convidá-la para ficar. Estas mulheres sábias entenderam a importância da morte e renovação a um nível tão celular que já não precisavam de ser lembradas todos os meses.

Na cultura de hoje, a Crone corre grande perigo de ser esmagada. Numa sociedade onde mais rápido, melhor, mais jovem é o tema e tatuado na nossa consciência a cada dia... Os mais velhos são muitas vezes ignorados e vistos como incômodo, irritante, lento, a sua beleza é manchada e muitas vezes empurrada em casas de cuidados ou confinada para um quarto na casa, o Google agora usurpou o trono do sábio.

Vemos o arquétipo Maiden em todo o lado - a perseguição infinita da juventude.. Desde um mercado multibilionário de produtos de beleza aos ecrãs do filme.. Todos querem ser jovens, roliços e frescos. Vemos o arquétipo Mãe - a mãe carinhosa e amorosa e como Lara Owen menciona no seu livro, embora limitado - até é reverenciado na religião.

Mas a Crone.. onde ela está?

Ela está escondida, ela está escondida… todo aquele poder escondido na sua barriga e para onde ir. Ela foi empurrada para abominar o seu estado pós-menopausa, como se fosse uma condenação em vez de uma bênção, como se não fosse capaz de nascer crianças é agora uma maldição que derrama para dentro de um útero estéril.. Toda essa sabedoria rejeitada, desconhecida , desonrado em troca da perseguição de permanecer jovem e fértil apenas para ser ridicularizado e gozado por uma sociedade que na crueldade paradoxal também repudia a Crone.

Não, a Crone não pode esperar ser aceite sem primeiro se aceitar, sabendo que os seus ossos estão de facto cada dia a tornar-se cada vez mais um com a terra...

A Crone silenciada não pode exigir um lugar numa sociedade onde ela também ajudou a exilar este arquétipo.

É por isso que precisamos de falar dela, a Crone - o guia sagrado que vive e um dia sairá de ti e quando acontecer... terás uma escolha: vais deixá-la entrar e festejar no banquete do teu Experiência de vida santa ou fecharás a porta na cara dela e deixá-la de fora para morrer à fome na esperança de que a donzela e a mãe, que um dia se foram embora, regressem.

Muitas vezes eu queria escrever sobre a Crone até criar para ela, mas sou retido pela crença enganosa de que tenho que ser um para falar disso.

' Chega de... ' a minha crone dormindo sussurrou, ' você deve começar a abrir caminho para minha visita.. plantando sementes pelo caminho que podem florescer para o meu regresso. ' s

Descansando e gestando em mim, ela está aproveitando força para vir viver plenamente, para guiar, ensinar, dançar, lembrar, para me abrandar, para me tornar mais suave, refletir sobre a minha pele e no meu olhar quando o O tempo chega.

Então, entretanto, falarei da Crone para os nossos filhos e para quem ouvir - honrarei as magníficas mulheres sábias pelas quais estou rodeada, irmãs escondendo a sua beleza atrás dos véus. Vou lembrá-los, vou sussurrar, vou empurrar, vou convidar....

' Tire o seu véu! Tu és santa e sagrado mulher sábia, estás aqui, és uma mensagem... agora é a tua hora de guiar! ' s


~ Anabel Vizcarra ~

Sem comentários: