O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, fevereiro 18, 2021

há dez anos atrás...




VÁRIOS IN TERVENIENTES NUM DIÁLOGO SOBRE SOFIA...
Dois deles já falecidos...

Fala-se em filosofia em princípios fundamentais...mas esqueceu-se Sofia, um dos princípios, o feminino e só o masculino, princípio dos princípios fica, a teologia ou deus...mas sem os dois princípios, masculino e feminino não há harmonia...assim falta a filo...A Sofia...ou seja, a Sabedoria inata do coração, ficando só a razão do princípio masculino, o cérebro...(por que labirinto eu me meti?)



Rosa Leonor Pedro

"A filosofia almejaria o conhecimento universal, não no sentido de um acúmulo enciclopédico de todos os fatos e processos que se possam investigar, mas no sentido de uma compreensão dos princípios mais fundamentais, dos quais dependeriam os objetos particulares a que se dedicam as demais ciências, artes e ofícios. Aristóteles considera que a filosofia, como ciência das causas e princípios primordiais, acabaria por identificar-se com a teologia, pois Deus seria o princípio dos princípios" (Wkp.)


Carla Salgado

Filo, em grego antigo, significava, não amizade como traduzem agora, mas um amor louco, uma mania, obsessão, uma doença de amor...pela tal de Sophia
tb Platão, no Fedro a denomina como mania, estado febril e obssessivo, e junta-a às outras 3 doenças divinas: a mania mântica (das pitonisas), a erótica, a poética... estados q requerem tudo menos sentimentos normalizados...são digamos...uma intensidade, ou fúria persistente...



Rosa Leonor Pedro

Salvaste-me deste labirinto...e viva a loucura ou Paixão de Sofia...a Musa a Rainha a Deusa que todos os poetas verdadeiros procuram e que os teólogos quiseram ignorar...assim como Platão e o seu elogio do efebos...O medo que ele tinha das mulheres...nós o pagamos ainda...ai Diotima Diotima...


Carla Salgado

Nos primeiros textos gnósticos, o corpo de Sophia é toda a manifestação, a totalidade dos Universos , Mater Matriz Matéria Madeira --- mas que belo corpo....
em texto mistéricos ela é representado por uma bela mulher de longuíssimos cabelos (louros)que se apresenta de costas...não se vê o rosto (Rosinha desculpa pôr-me aqui a palrar;))



Rosa Leonor Pedro

adoro...continua...minha filo...sofia...


*Jose Ferreira de Melo

Em seguida (outro) (princípio) veio do (Homem) Imortal, que é (chamado) (Gerador) "Auto-aperfeiçoado". (Quando ele recebeu o consentimento) do seu (consorte), (a Grande Sophia, ele) revelou (que o andrógino unigénito), (é chamado) "(Filho) Unigénito (de Deus)." O seu aspecto feminino (é) Sophia (a Primeira)-gerada, (Mãe do Universo)", que alguns chamam "Amor". Ora, o Unigénito, como ele deriva (sua) autoridade do seu (pai), Ele criou anjos, infindáveis miríades, como comitiva. Toda esta multidão de anjos é chamada "Assembleia dos Divinos, as Luzes Sem Sombra". Quando estes se cumprimentam, os seus abraços tornam-se anjos como eles.
Sophia a Geradora de Tudo.' Alguns chamam-na de 'Pistis'.
Então o Salvador consentiu com a sua consorte, Pistis Sophia, e revelou seis seres espirituais andróginos que são do tipo daqueles que os precederam. Os seus nomes masculinos são estes: primeiro, "Não-gerado"; segundo, "Auto-Gerado"; terceiro, "Gerador"; quarto, "Primeiro Gerador"; quinto, "Gerador de Tudo"; sexto, "Arqui-Gerador". Os nomes femininos também são estes: primeiro, "Sophia Totalmente Sábia"; segundo, "Sophia Mãe de Tudo"; terceiro, "Sophia Geradora de Tudo"; quarto, "Sophia, a Primeira Geradora"; quinto, "Sophia Amor"; sexto, "Pistis Sophia".
*(Extrato de um texto apócrifo denominado: "SOPHIA de JESUS, O CRISTO". Encontrado na Biblioteca de Nag Hammadi, descoberta em 1945 no alto Egito, e também presente no Códex de Berlim - encontrado no séc. XIX.)


*António Filipe Nunes Morais

Ora aqui está uma bela explicação " filoteosofa" forjada por mentes brilhantes para mentes brilhantes. Pudera eu abarcar isto tudo na minha pobre mente analítica e dar-me completamente por satisfeito, senão procurar na mente subtil vivenciar isto e ver a impossibilidade de a aceitar ou rejeitar. Bem haja pelo seu comentário.

 
Tais Coelho

O poder da sabedoria de Shopia é o conhecimento intrínseco da alma das coisas, algo que exige muito mais do que o intelecto e sim a capacidade de "ver através do véu", como exigiam as trovas e os cantos de menestreis e bardos, poesias repletas de simbolos e rimas( simbolos e sons são a linguagem do nossa mente holistica, hemisferio direito do cerebro).O conhecimento patriarcal decidiu dissecar os simbolos(o mundo) e traduzi-los de forma coesa e objetiva, a realidade nesta ótica é claro fria, insubstâncial e sem graça, porém possibilitou a ascensão da lógica, a criação de regras e normas estabelecidas, dai em diante o saber passa a ser um territorio seguro, calculado e uma arma "solida" para comandar a multidão. O saber de Shopia e seu mundo envolvente, fascinante e inspirador que perpassa fronteiras estabelecidas, foi brutalmente ignorado, porque com ela não existe fronteiras, ela nos liberta do obvio, dela que brota insights de genios, que ousaram romper com as regras estabelecidas como qdo Einstein se deparou com a sua teoria da relatividade e um mundo não mais material e fixo como a regra antes estabelecida por Newton, dela brota sinfonias, poesias(como experimentam artistas e musicos com seu hemisferio direito mais atuante) e um universo harmonico, multidimensional (como descoberto pela fisica quântica) onde precisamos exercitar nossa capacidade de ir além...Shopia derrama sobre nos o balsamo do poder de entender(masculino) e sentir(feminino) uma realidade subjacente.


*António Filipe Nunes Morais

Para meu contentamento daí me me focalizar com a mente subtil que me deixa vivenciar esse estado de prazer e delícia, que sei depois não ser capaz de o descrever e quando tentado perde a clareza e a beleza de aí estar, sentindo...
 

Rui Couto

um labirinto que afinal já o não é...bom trabalho este...obrigado

Sem comentários: