O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, fevereiro 06, 2021

MULHERES QUE LEEM LILITH, A MULHER PRIMORDIAL

 


Ola boa tarde! Finalmente consegui escrever o texto mas em ingles, consigo me expessar melhor . O Português não e a minha lingua materna....

 

Being a woman I was already intrigued about Lilith’s persona when I found out about her in the last years; seeing this book at the book store was like a big “yes” to my call  of wanting to know more. I am thrilled that  it came to me as it helped me understand things I had already felt and had not been able to express with words as well as realize about other aspects about woman’s oppression that I had not even thought about. It is a must read for every woman as I believe it is an eye opener and also for men  to understand where many women come from, it is not from hate but from wanting to be able to be us in our pure essence and not be censored, judged or even hurt. Thanks to Rosa Leonor Pedro I can now put into words what I already felt, I will for sure share it with my circle of woman and men so we can all help each other be that 100% that we already are.

(Loirinha Africana)


TRADUÇÃO 
(Elisa Soares)

"Enquanto mulher, intrigava-me já a persona de Lilith quando a descobri nos últimos anos; ver este livro na livraria foi um grande “sim!” em resposta a minha chamada de querer saber mais. Estou entusiasmada que me tenha aparecido, enquanto me ajudava a compreender coisas que eu já sentira e que não era capaz de expressar em palavras, bem como acerca de outros aspetos da opressão da mulher, de que nem sequer me tinha apercebido. Trata-se de um livro a ler necessariamente por cada mulher enquanto suscetível de nos abrir os olhos, e também para os homens compreenderem de onde veem as mulheres; não vimos do ódio mas de querermos ser capazes de sermos nós próprias, na nossa pura essência, e não ser censuradas, julgadas ou feridas. Graças a Rosa Leonor Pedro  posso agora por em palavras o que já senti, certamente o partilharei com o meu círculo de mulheres e homens, a fim de nos ajudarmos mutuamente a ser os 100% que já somos."

Sem comentários: