O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, maio 25, 2019

AS MÃES TÓXICAS...


MÁS MÃES …?

Minha amiga, espero que não se importe de eu publicar o seu comentário, primeiro porque o apaguei sem querer...e depois queria muito RESPONDER-LHE e sobretudo salientar um testemunho (o seu)importantíssimo porque muitas mulheres fogem desta realidade. 
Tenho escrito bastante sobre isso. É evidente que a má mãe prefere o filho à filha como digo tantas vezes, mas a sua mãe odeia-a a si como reflexo dela mesma. Como mulher mal tratada que se odeia, ela odeia em si tudo o que a lembra dela, tudo o que evoca a sua lembrança de sofrimento por ser menina e mulher e de que você é a exposição do mesmo drama: veja o que veio a acontecer consigo, dado que repetiu o padrão ao escolher um parceiro violento; pense e sinta que  na verdade a sua mãe  não a odeia a si, como pessoa, ela odeia-se a si mesma como mulher. É essa a essência do drama da mulher Mãe e filha. As mulheres que se odeiam normativamente odeiam as filhas e preferem de longe os filhos...elas queriam ser homens ademais. Para se sentirem a salvo da violência. Possuir o filho é uma vingança da mãe reprimida que o castra - por isso os homens odeiam as mães. 
Mas tudo isto vem da ignorância e do obscurecimento social em que vivemos dentro de um Sistema opressor da mulher  e de uma cultura que a desprestigia e inferioriza, que a transforma num objecto de consumo e prazer e faz dos homens heróis e violentos. Essa preferência pelos homens faz com que as mulheres se odeiem  e sejam  inimigas umas as outras em luta pelo homem e isso começa desde logo em casa com a mãe…
Também lhe queria dizer que a medida que for compreendendo a sua mulher em si e percebendo esta questão da divisão da mulher em duas, este conflito psicológico das mulheres confrontadas com a negação do seu ser instintivo e sensual, assim como de todas as mulheres forçadas a serem mães por obrigação ou se casarem forçadas pelas famílias ou por não terem vida própria, futuro  ou dinheiro, que acabam invariavelmente por serem desprezadas ou espancadas -, mulheres sem direito a expressar-se e a viver segundo o que verdadeiramente sentem, porque foram  reprimidas e educadas para servir o homem e que não conheceram senão desprezo elas não podem ser "boas mães". 
Se calhar nada pode fazer pela sua mãe já, mas pode fazer tudo por si. Talvez devesse seguir mais um processo de resgate de si e autoestima e deixar de pensar na sua mãe sendo a vitima, mas elevando-se acima disso e perceber como é que a sua mãe é ou foi vitima também. Uma pessoa que é maltratada não pode amar… mas você está a tempo de se amar se se escolher a si ..se se libertar dessas amarras… se iniciar um novo caminho de resgate do seu ser acreditando em si e valorizando-se...
Nós vivemos numa sociedade toxica que destreza as mães e maltrata as mulheres...portanto alargando a sua visão da questão poderá perceber melhor a dimensão do problema que é mundial. Não é focando no problema em si estritamente analisado sem a compreensão do que está por detrás desse drama global no mundo. A violência domestica vem do Sistema e o feminicídio também…
Como vê, as mulheres que amam mais os filhos - esse "amor" não os ajudou a melhorar o mundo bem pelo contrário… eles acabam odiando  as mães que os feminizam fragilizando… e para mostrar a sua força e independência desprezam e maltratam as mulheres...
Há muita coisa implicada nisto. Vou ver o site de que me fala, mas creio que é demasiado acusatório e não vê o drama da Mulher em si, na sua globalidade e acaba por gerar mais ódio da filha a mãe em vez de a ajudar ou curar...depois lhe direi. A psicanálise e a psicologia pouco entendem do drama fulcral da mulher…

rosa leonor pedro

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "MÃES MÁS":

Minha querida amiga Rosa Leonor. Posso entender que minha mãe foi forçada a ser mãe, que ela era uma mulher espancada e que teve filhos com um homem que não queria. Com muita dor e sofrimento reconheço sua história. Mas ela não tem a menor compaixão pela minha história. Eu também fui uma mulher espancada e, embora não tenha tido filhos, quase morri nas mãos do meu parceiro. Ela me trata pior do que meu pai, ela prefere seu filho. Ele me odeia profundamente, ele me odeia e recebi apoio e aceitação de qualquer pessoa menos ela. Fiquei muito animada quando descobri a Deusa Mãe e achei que era a solução para curar nosso relacionamento, para nos tornarmos amigos, mas tem sido impossível ... Neste blog você encontrará algumas idéias interessantes. Porque eu realmente quero ENTENDER, para parar de sofrer. https://hijademadretoxica.com/wp/madre-toxica/

5 comentários:

Anónimo disse...

A verdade é que não pude deixar de chorar ao ler sua publicação. Eu sei que não devo odiar minha mãe, racionalmente entender tudo o que você me diz, eu entendo, e eu aprecio muito isso. Eu fui a muitos psicólogos tentando encontrar ajuda, e eles não têm idéia de como me ajudar. Eu realmente me sinto sozinha, mesmo sendo jovem. E ler o seu blog é uma lufada de ar fresco. É difícil ganhar dinheiro e ser livre, numa sociedade que lhe dá maus-tratos e maldições em toda parte. Agradeço de coração. Um abraço forte.

Anónimo disse...

Deixo meu e-mail caso você prefira falar comigo em particular: micuentademega2015@gmail.com . Obrigada

rosaleonor disse...

Gostava muito de falar consigo… mas diga-me é portuguesa ou brasileira? Vive onde?

Anónimo disse...

Você me conhece ... Mas no momento eu prefiro permanecer anônimo. Um abraço

rosaleonor disse...

ok. Guardo a minha curiosidade para quando sentir que pode dizer-me quem é... beijinhos