O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, maio 13, 2002


AS MULHERES E A IGREJA

Tendo em conta a minha natureza contemplativa, tendência para me interiorizar, e luta constante contra este mundo de aparências e vaidade, quase seria de desejar ser devota de um credo, e caso fosse devota de Cristo às vezes penso, poderia ir para um Convento... Mas a lembrança íntima que me ilumina o espírito das Sacerdotisas da Grande-Mãe, livres e vestidas de branco, ligadas à natureza, a clausura das freiras de hábitos negros, com ar sinistro, longe do culto da natureza, relegadas para os cláustros e afastadas das cerimómias públicas como que ostracisadas pela própria Igreja que elegem, causa-me viva repulsa! Na realidade o catolicismo tem um peso e obscuridade ancestral de castração da alma da mulher reduzindo-a à sua face negra. Acredito que o culto da Deusa, anterior ao Cristianismo, era um hino à Natureza-Mãe e propício à natureza da mulher - inteira. Uma mulher senhora da sua sensualidade e segura da sua maternidade. O conceito do “pecado original”- falsificada a interpretação do mito e a carga fatal que trouxe à mulher, reduziu-a a uma sombra de si mesma. São tantas e tão nefastas as consequências da pregação religiosa contra as mulheres ao longo dos séculos que eu não sei quando nos libertaremos deste manto de negritude e sofrimento!
Mesmo no Culto Mariano e com a Ascenção da Nossa Senhora e a sua Consagração tardia e um pouco forçada, nunca as mulheres na Igreja desfrutaram ou desfrutam ainda do seu culto, mas só os padres que se “vestem de mulher”, segundo certos autores, a imitar as antigas sacerdotisas da Grande Mãe, ficando as mulheres, neste caso as freiras, longe dos Santuários e dos púlpitos e das festas, castigadas pela sua dupla natureza, o estigma de um pecado que nunca as liberta!

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