O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, maio 23, 2002



Ontem na conversa com o tal escritor meu conhecido e talvez desconhecido do grande público - com três ou quatro livros de ficção histórica publicados - ele referia-se à amargura dos meus artigos que andam à volta do "tráfico" milenar de mulheres, mas que ele romanticamente me anunciava acabado e que as mulheres já estariam em paridade com os homens... e portando eu não só seria exagerada como a minha amargura não se justificaria nos dias de hoje...Esse comentário gerou em mim um certo desanimo pois eu sei que é assim que os homens ficcionam a nossa realidade e que não vêm razão nenhuma para alarme de uma coisa “natural”! A escravidão das mulheres e a prostituição estão ao abrigo das mentes (e leis) masculinas e não constitui razão de revolta nem de alarme!
Os Estados Unidos e outros países “civilizados” estão muito aflitos com o terrorismo, mas eles são todos coniventes com a escravidão das mulheres e com a prostituição pois que nunca deram qualquer relevo ao facto e tudo isto não passa de números e estatísticas muito bem intencionadas mas que ficam nas gavetas dos arquivos do Mundo inteiro.
Dizia-me esse meu conhecido escritor que me ofereceu dois dos seus livros, onde as personagens das mulheres aparecem “legitimamente” como parte desse “tráfico” como meros objectos de prazer e uso de mafias religiosas e políticas neste caso, não é apenas uma ficção ao acaso, mas o imaginário masculino senhor da sua supremacia milenar, o mesmo que o leva à criação da ficção leva-o à exploração e venda das mulheres na prática. É esse espírito no homem que o leva a usar a mulher com toda a “legitimidade” em todas as sociedades, ditas civilizadas ou de terceiro mundo, porque elas são negociadas de uns países para os outros - uns vendem e outros compram - e ninguém faz nada! Mas dizia eu, que ele me dizia, que as mulheres se odeiam e não se suportam umas ás outras e de facto ele até fez uma coisa espantosa: criou duas mulheres amigas e solidárias ....e deu-me o livro pois pensou que eu iria gostar, mas não pensou que os dados lançados à partida são os dados adquiridos da degradação da condição da mulher no mundo e nas mentalidas e que nada muda há milhares de anos. A prová-lo este excerto de hoje no jornal diário de maior tiragem em Portugal.... Mas ninguém vai dar por ele. Todos (os homens) querem é saber da Selecção Nacional e do Mundial de Futebol ! Preocupa muito mais se a selecção tem Figo ou Romário e Jardel não... Uma das Coreias vai dar milhões de euros de prémios aos jogadores se vencerem a Taça e na outra, ali mesmo ao lado, vão morrer de fome milhares de mulheres e crianças no próximo ano! Agora digam-me que eu sou chata e amargurada sem razão.


Assim sendo, leiam com atenção:

O MERCADO DE SERES HUMANOS

“Neste início do Século XXI, o tráfico de mulheres parece continuar a crescer. Uma prática ancestral que é hoje denunciada, às 22 horas, no canal Odisseia.”
(Excerto de artigo publicado hoje no Diário de Notícias, pag.53.)


(...)
“Todos os dias, crianças e adolescentes são vendidos num negócio que rende milhões às mafias internacionais. Um documento, baseado num estudo das Nações Unidas que revela o número que ascendeu a 30 milhões nas últimas três décadas.
Os objectivos do tráfico variam. As mulheres são usadas para trabalhos e casamentos forçados. No entanto, a verdadeira força do negócio reside na prostituição do sexo. O documento denuncia ainda a utilização de crianças. Meninas entre os 12 e os 14 anos estão na mira dos traficantes. Todos os dias raparigas são roubadas ou vendidas e geram um lucro de milhões. (...) Países como o Nepal, Brasil ou República Dominicana “exportam” mulheres para países mais desenvolvidos, como o Japão, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.”


NOTA A MARGEM:

Seria extravagante eu dizer que uma porcentagem mínima dessas mulheres embalam talvez em promessas e sonhos de Hollywood? E será obsceno eu afirmar que os mitos de Sharon Stone e outras estrelas cadentes do nosso céu de ilusões, ajuda este tráfico e que todos colaboramos nele?
Muita gente fica mais escandalizada por eu dizer isto do que com a realidade dos factos...Não é verdade?

Sem comentários: