A VOZ DO SILÊNCIO
"SE queres colher a suave paz e descanço, discípulo, semeia as sementes do mérito nos campos das colheitas futuras. Aceita as dores de nascença.
Afasta-te da luz do sol para a sombra, para dares mais espaço aos outros. As lágrimas que regam o solo árido da dor e da tristeza fazem nascer as flores e os frutos da retribuição cármica. Da fornalha da vida humana e do seu fumo denso, saltam chamas aladas, chamas purificadas, que, erguendo-se alto, sob o olhar cármico, tecem por fim o tecido glorioso das vestes do Caminho." (...)
HELENA BLAVATSKY
- TRADUÇÃO E NOTAS DE FERNANDO PESSOA
O CONHECIMENTO...
"Todo o conhecimento espiritual é uma imagem e uma imaginação. Se assim não fosse, não haveria consciência nem fenomelogia da ocorrência. A própria imaginação é também um facto psíquico. Por isso é inteiramente irrelevante dizer-se que uma "iluminação" é "real" ou "imaginária". O iluminado, ou o que alega sê-lo, julga, em qualquer dos casos, que o é. A opinião dos outros nada significa para ele em relação à própria esperência. Mesmo que esteja mentindo, a sua mentira seria um facto psicológico. "(...)
PSICOLOGIA E RELIGIÃO ORIENTAL
C.G. Jung
Sem comentários:
Enviar um comentário