O pássaro é pois um símbolo de transcendência do Eu Superior, em que os opostos se encontram conciliados, como a gravura do Rosarium em que o pássaro coroa a conjungação do rei e da rainha, do sol e da lua. O pássaro sob a estrela indica o carácter luminoso, numinoso, ou seja, espiritual, dessa união.
(...)
O Andrógino hermético é o símbolo mesmo da transcendência interior: o homem integra a anima, a mulher o animus, nesta dupla fusão. O pássaro é totalizador desta experiência (...)
...O que significa, simplesmente, eu sou a conciliação dos opostos.
Disse-se atrás que o pássaro é um veículo, um transportador. Podemos concluir agora que é um símbolo da ponte que o próprio símbolo é.
in LITERATURA E ALQUIMIA
Y.K CENTENO
"O QUE É VISÍVEL NÃO É SENÃO
O REFLEXO DO QUE É INVISÍVIL"
Rabbi Abba
"A inteligência é essa faculdade que consiste a ligar. E o que é que liga melhor do que a relação amorosa? Os signos de inteligência que percorrem o mundo são ao mesmo tempo signos de amor. Aquele que passa do pensamento lógico ao pensamento analógico é quem desobre a riqueza dos símbolos, e pode testemunhar as coincidências felizes entre o céu e a terra. Aquele que vive no secreto, que vê no secreto a medida de todas as coisas, esse é forçosamente alguém louco por se unir ao invisível."(...)
Traduzido de "LE SECRET"
Jacqueline Kelen
Sem comentários:
Enviar um comentário