O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, maio 21, 2004

"As obras de arte são de uma solidão infinita: nada pior do que a crítica para as abordar. Apenas o amor pode captá-las, conservá-las, ser justo em relação a elas"
Rilke

A NORMALIDADE DA LOUCURA
no sistema patriarcal e a sua arte...


Ou a escalada de horrores que em nome da liberdade "de expressão" do homem se difundiu no espírito colectivo das sociedades modernas – tanto quanto as mais primitivas, agora face a face - e de que a violência crescente e a guerra ou o terrorismo são a consequência lógica ao fim de décadas (séculos) dessa exposição macabra do que há de pior na humanidade - que começou na exploração do homem sobre a mulher - e a que chamamos ideologias, filosofias, conhecimento racional e arte em geral.
Seja o cinema a pintura ou a literatura e o erotismo o que fomentaram?...
- a flagelação de Cristo no filme de Gibson?
- tortura no Iraque...
Ou ainda a violação e abuso sitemático de crianças e das mulheres em todo o mundo...
Sempre o domínio dos mais fortes sobre os mais fracos.

QUÃO LONGE NÓS ESTAMOS DA VERDADEIRA ARTE,
tão longe da verdadeira Arte, tanto quanto do Amor e da própria essência da Vida!

"Uma erupção do desafio anal"
(...)
“Devemos esperar uma erupção do desafio anal e dos impulsos sádicos, masoquistas e destrutivos. Não se limitam a declarar guerra as normas e aos valores da cultura, ufanam-se com imagens de destruição. E os artistas dão expressão pública às suas fantasias: corpos são dilacerados, revelando visões de sangue, esqueletos, pedaços de pele e intestinos, excrementos desfilando em desafio, seres humanos apresentados em formas grotescas de catatonia, dor e terror - todas as nossas defesas são deliberadamente abaladas e os nossos sentidos ultrajados.

Imagens sádicas orais, crânios com dentes ameaçadores, garras rasgando corpos, corpos dilacerados, esvaídos em sangue, figuram proeminentemente; corpos esqueléticos, macilentos, lagostas com caninos misturados com figuras humanos, enormes vaginas sangrentas com dentes, auto-retratos com horríveis crânios agressivos simbolizando a supremacia do sadismo sobreposto ao ego consciente podem ser vistos numa infinidade de temas em inúmeras pinturas."


O FIM DA CIVILIZAÇÃO?
IN Os Fundamentos da Moralidade
De George Frankl

Sem comentários: