O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, outubro 15, 2009

PONTO FINAL NO ASSUNTO

É MAIS FÁCIL "QUEIMAR" UMA MULHER NA PRAÇA PÚBLICA, SÓ PORQUE É MULHER, DO QUE ATACAR UM HOMEM...

Eu disse que não ia mais falar no assunto, mas surgiu uma troca interessante com a Juliana – a Nana da Lealdade Feminina – minha amiga brasileira (com quem me zango por vezes por causa das nossas diferenças culturais oriundas de países de naturezas muito diferentes), que vive em Portugal já há uns anos – e ela salientou um aspecto que é muito importante, e que me levou a clarificar a minha posição.


Assim, admitindo que todos podemos ser infelizes nas nossas brincadeiras de mau gosto - não se pode tocar nos símbolos mais carismáticos de uma nação…imaginem eu ir cuspir ostensivamente, ainda que a querer fazer de “fonte” no Cristo Redentor ou noutra fonte sagrada do Brasil?- não podemos condenar implacavelmente ninguém...é deste modo que agimos todos normalmente quando se trata de homens, mas quando se trata de uma mulher que é o "elo mais fraco" sacrifica-se à vontade e apaga-se do mapa senão mesmo queima-se na fogueira mediática...


Sim, sacrificar a mulher, ainda por cima bonita e ao que parece inteligente é muito fácil. Segundo a Juliana, O Jo, o Gordo ou mesmo o Arnaldo Jabor, jornalista e colunista e outros canais televisivos brasileiros já ridicularizaram Portugal de forma mais acintosa (o que parece não foi o caso da actriz) e ninguém disse nada…Mas uma Mulher bonita, loura e inteligente por suposto…vá de cair em cima dela todos os ressaibiados e todos os inimigos do Miguel Sousa Tavares, também por suposto seu namorado(a inveja move montanhas!) … Eu não gosto do homem, acho-o arrogante e pretensioso, fala-se que trata muito mal as mulheres…mas não é a má-língua que me interessa aqui, mas a defesa da Mulher seja ela quem for…


Assim quero repor a justiça e dizer que de facto os portugueses são misóginos e, neste caso, cobardes, pois se aproveitam de tudo isto para derrubar uma mulher e assim mais uma vez a Mulher é sacrificada e nem lhe perdoar as ofensas são capazes como tão católico país se apregoa…

Mesmo as mulheres, e no caso uma das mais revoltada, Luiza Castelo Branco e os seus pretensos pergaminhos e “cultura” esotérica, é a prova do ódio inconsciente da mulher à mulher, a eterna rival!!!

rlp


-Espelho, espelho meu diz-me se á mulher mais bonita do que eu?

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu concordo profundamente com tudo que Nana Oadra disse....Muitos videos de homens criticando e ridicularizando os portuqueses ja circundaram pela tv aberta e ninguem nunca falou nada....Apenas porque uma mulher bela e inteligente zombou um pouco dos portugueses todos se sentem ofendidos preparados a jogar pedras...Assim como na historia os homens cometem coisas quase que iraciveis mas quando a mulher age como não" devia" todos lhe tacam pedras....E o pior é que na maioria são outras mulheres....O patriarcdo opera de modo quase que incosciente nas pessoas.

Gaia Lil

rosaleonor disse...

E sempre assim...e nós temos de mudar isso. Foi por essa razão que corrigi a minha posição passando por cima da "ofensa" e olhando o contexto dentro da na perspectiva.

É mesmo uma coisa inconsciente e se não estivermos atentas caímos também na armadilha.


um abraço

rosa leonor

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

vixe...alguém, tinha que falar exatamente o que penso ! é isso aí mulheres inteligentes ,concordo com tudo!! bjos