O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, setembro 21, 2019

A MULHER É UMA DEGENERADA"



UM BOM LUGAR PARA TODOS OS MISÓGINOS:
MIGUEL BOMBARDA!


"Miguel Bombarda, o conhecido psiquiatra, em um livro "A epilepsia as pseudo epilepsias", lançou sobre a mulher este anátema: "A mulher é uma degenerada. E considera "ridículo" qualquer esforço em prol da independência da mulher e da sua elevação até ao homem."



Miguel Augusto Bombarda (Rio de Janeiro, 6 de Março de 1851 — Lisboa, 3 de Outubro de 1910) foi um médico, cientista, professor e político republicano português, figura cimeira na sua época.

Temos assim um grande medico e cientista que no principio do sec. XX fez estas declarações e como na sequência delas milhares de mulheres foram internadas em Hospícios e maltratadas submetidas a lobotomias. Não só Miguel Bombarda iminente cientista como o prof. Egas Moniz foi responsável por essas atrocidades de que foram principalmente as mulheres as maiores vitimas da história. Acusadas de degeneradas e histéricas foram sucessivamente sujeitas as maiores crueldades.
rlp


"De uma forma ou de outra, você já deve ter ouvido falar sobre a Lobotomia. Hoje em dia essa técnica foi completamente desacreditada, mas antigamente não era bem assim.

Há apenas poucas décadas, milhares de pessoas foram lobotomizadas por causa de doenças que hoje são controladas com remédios, como a depressão e a ansiedade.
Afinal, o que é lobotomia?

A lobotomia significa a retirada de um pedaço do cérebro, geralmente o lobo pré-frontal, que é a área cerebral que mais se destaca no cérebro humano.

Há algumas décadas, era uma prática recomendada por muitos psiquiatras. Além de todo o procedimento ser realizado sem nenhum exame prévio e sem precisão cirúrgica, vários outros fatos bizarros eram muito comuns.


O uso do picador de gelo

Inicialmente, as lobotomias eram realizadas com o auxílio de picadores de gelo! Com o picador, o médico fazia uma perfuração atrás do olho do paciente. Assim que a ponta do objeto chegasse ao cérebro, o médico o girava e retirava um pedaço de tecido cerebral.

E o pior: geralmente o procedimento era feito sem anestesia.
O criador da lobotomia ganhou um Prêmio Nobel


Hoje, a lobotomia é vista como um fracasso da psiquiatria moderna, mas ela já foi um procedimento muito respeitado.

Foi desenvolvida por Egas Moniz, um médico português, que dizia que os pacientes esquizofrênicos ficavam mais controláveis após o procedimento. Algum tempo depois, Moniz ganhou um Prêmio Nobel por descobrir o valor terapêutico do procedimento em pacientes com distúrbios psiquiátricos.

Apesar de Egas Moniz defender o seu uso da operação apenas em casos graves, como em risco de suicídio, esse tipo de cirurgia foi praticada excessivamente em muitos países, como nos Estados Unidos e Japão."

in Hiper Cultura

Sem comentários: