O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, junho 15, 2020

Um verdadeiro monstro!



A DEPENDÊNCIA emocional de  FRIDA KALO é um sinal horrível da condição da mulher - por isso NUNCA A ADMIREI ... 
O seu amor dependência e sacrifício a um homem que a traiu abandonou e desprezou como mulher - é uma tirania insuportável que muitas mulheres continuam a suportar em nome do "amor"...


UMA BREVE HISTORIA

'Frida Kahlo era uma artista genial, mas infelizmente tinha sérios problemas de saúde que limitaram sua vida.
Casou aos 22 anos com Diego... Rivera que tinha 43 anos na época.
Foi perdidamente apaixonada por Diego que a traiu infinitas vezes inclusive com sua própria irmã (com quem teve 6 filhos), mas ela voltava sempre para ele, porque o queria “mais do que a própria pele".
Ela foi deixada sozinha em meio a abortos, trocada por outras por horas, até dias, meses, anos.
E foi ele, Diego Rivera quem pediu o divórcio.
Frida produz dezenas de pinturas após o divórcio, mas não consegue vendê-las.
Cai em depressão e no álcool.

- "Diego me fez sofrer tanto que não pude perdoá-lo facilmente, mas ainda o amo, mais do que a minha vida, e ele sabe disso, e por isso age assim", confessa Frida à atriz Dolores del Río em uma carta.

Frida Kahlo se calava diante das atitudes maléficas do marido.

Sua única expressão era a angústia profunda e o sofrimento vivido nessa conturbada vida conjugal em meio a uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida.
Tudo devidamente esboçados em sua arte pintada, escrita e vivida....
Está tudo lá!
Frida era extremamente dependente e submissa a um homem que nunca a respeitou.

Ela dependia emocionalmente dele.

Diego Rivera: um homem feio, horroroso (tanto externamente como internamente), mal caráter, machista e extremamente abusivo!

Um verdadeiro monstro!
Frida é o exemplo de dor e sofrimento que nenhuma mulher merece.
Nunca julgue uma mulher por viver em um relacionamento abusivo!

Frida Kahlo morreu devido uma forte pneumonia, aos 47 anos, no dia 13 de julho de 1954, sozinha, na Casa Azul.

Em sua última descrição em sua agenda, ela desabafa: - "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar - Frida", a frase sugere suicídio pelos medicamentos, mas ao ser periciado, houve a constatação de embolia pulmonar.

Diego reconhece os tormentos de Frida em um relato a March, e ensaia um "mea culpa":

- “Tarde demais, percebi que a parte mais maravilhosa da minha vida tinha sido meu amor por Frida, embora realmente não pudesse dizer que, se tivesse outra oportunidade, eu me comportaria com ela de maneira diferente. Todo homem é um produto da atmosfera social em que cresce e eu sou quem sou. Não tive nunca moral alguma e vivi apenas para o prazer, onde quer que o encontrasse [...] Se amava uma mulher, quanto mais a amava, mais desejava magoá-la. Frida foi apenas a vítima mais óbvia desta desagradável característica da minha personalidade.”

NOTA: Busquei o autor deste texto e pude concluir que trata-se de uma adaptação, com parágrafos de diversos artigos sobre Frida Kahlo. Apesar de ser um símbolo da luta feminista por vários aspectos de sua personalidade, é importante fixar que o modelo de amor adotado por Frida é doentio, submete a mulher a todo tipo de violência e não deve ser romantizado ou copiado.
Quanto ao seu talento e personalidade à frente de seu tempo, já esclareci aqui em outros textos que abusadores são atraídos por essas características, mas, como são mestres em identificar as "rachaduras" internas de seus alvos, por elas entram e causam enorme devassa. É preciso conhecer esses pontos em nós mesmos e trabalhar para curá-los, caso contrário toda nossa força e deslumbre serão engolidos pelo poder brutal de destruição que abusadores emocionais têm.

Lucy Rocha
in Rio Mulher

Sem comentários: