O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, março 05, 2021

QUEM LÊ ESTE BLOG?

 


O FIM DOS BLOGUES...?

Há dias vi de raspão um debate na televisão promovido por  uma Fundação dedicada à cultura com alguns bloguistas mais antigos sobre o FIM DOS BLOGUES e eu lembrei-me que, de facto, este Blog é um dos mais antigos activos em Portugal, mas como eu não pertenço a nenhum clube nem estou ligada ao Sistema, ou às pessoas que se inserem nele de uma maneira ou outra, fui desde cedo marginalizada uma vez que escrevo para as mulheres e falo de Deusas o que não entra dentro do que se considera politica cultura ou religião...

Nunca em Portugal fui achada para nada e a minha voz não sendo cómica, nunca fiz "carreira" na politica ou na televisão, não tenho amigos no sector, nem eu sou uma escritora de romances e ficções do "regime", digo do patriarcado, e por isso fui sempre banida dos palcos e da ribalta. Eu sei que é assim e não me importa nada isso. Sempre me mantive fiel a mim mesma. O que conta  para mim são as dezenas ou centenas de mulheres que passaram por aqui e tiraram algum partido do que escrevi e anotei - citações e  trechos de livros que li e traduzi - e que sei lhes valeu de algum modo nas suas vidas; tudo o que sempre escrevi com empenho e desejo de chegar as mulheres e contribuir para a nossa consciência comum, como mulheres, conforme me dizia uma leitora há uns anos atrás, me deu muita satisfação.

"O que você escreve me toca além da mente, de forma que a cada palavra que leio, sinto minha alma dando uma gargalhada gostosa dentro de mim, desabrochando do casulo em que a coloquei no esforço de me 'adequar', e me sinto mais mulher, mais livre, mais eu mesma. Sei que já disse isso, mas não custa repetir: obrigada." (2014)

Confesso que agora não sei quem me lê aqui e já ninguém me escreve... Fica tudo reduzido aos bonequinhos e frases feitas do facebook... assim como as noticias que circulam repetidas vezes e mesmo as mais antigas e inúteis ou estupidas e que nada tem a ver com a realidade das pessoas, para além dos nossos dias da "Pandemia " claro e dos mortos vivos...

Penso que sim, que o Facebook e o Instagram ou o Twiter, acabaram com o pouco de conteúdo que existia na Internet. Agora as pessoas não leem nada, não pensam por si nem  aprofundam nada...Apenas se promovem através da sua imagens sofisticadas ou provocantes - princialmente as mulheres - ao sabor das modas ou então querem vender um produto qualquer, e todas acham agora que são artistas e tornam-se conhecidas através de fotos sem mais; outras acham que podem vender algo util para o amigo-leitor-seguidor virtual ...

Eu claro continua a "empata fadas" a estragar esta fantasia de carnaval que nunca mais acaba e por isso mesmo prevejo também O FIM DOS BLOGUES. 

Sim, tenho poucas esperanças nisto e nenhumas no facebook e se não fosse a promoção do meu ultimo livro eu deixaria de pertencer e assistir a este tamanho logro. Desde a censura, aos anúncios e promoções comerciais, já não resta nada de genuíno, de arte e cultura, nem sequer de amizades ou de interesse humano, pessoas capazes e conscientes. O Facebook e o Instagram é uma montra de esterilidades e egos de pessoas a deambular como zombies na tela brilhante nesta noite escura da alma que todos atravessamos...


rlp 

6 comentários:

Elton S. Neves disse...

Olá, cara amiga, quanto tempo? Depois de alguns bons anos volto a ler seu blog que sempre possuiu um conteúdo sagrado, e digo isto porque o conteúdo dele sempre foi humanista, mesmo falando de "mulheres e Deusas" sempre acenastes ainda que de longe, para os homens, lembrando que também neles há o sagrado. Tu sempre abraçastes a todos que amam a Deusa e as mulheres, enfim, o "Sagrado Feminino".

Eu também continuo com meu blog, escrevendo de forma diferente da tua, me expressando do modo como os Deuses me inspiram, mas, visando a mesma coisa que tu com tua escrita também sempre visastes, o despertar da Deusa na alma das mulheres, assim como o despertar das mulheres na Deusa e através Dela. Os blogs morrerão? Eu acredito que não, mas se morrerem, nunca permita que a sua voz morra ou se cale de vez, continue escrevendo doa a quem doer.

A Deusa te levantou para ser martelo do sistema patriarcal genocida em que vivemos há séculos, e por outro lado, ser igualmente a sua voz profética - (voz da Grande Mãe), a soar nos ouvidos dos seus filhos amados para que acordem.

Bênção e paz para ti, minha irmã na Antiga Mãe, aqui, neste seu "espaço divino", nos braços das "Mulheres e Deusas", eu busco descanso e cura para a minha alma de poeta ferido e filho devoto da Deusa-branca.

Mafalda Cancela disse...

Querida Rosa,
Não tenho redes sociais e não visito o seu facebook mas o seu blogue é visitado com muita assiduidade desde há muitos anos.
Deixo este testemunho para lhe dar entusiasmo para continuar a partilhar por aqui.

Lilith está e continuará desperta!

Mafalda Cancela



Vânia disse...

Confesso que chego a abrir o teu blog várias vezes ao dia para ver se tem novos textos. O mundo é estéril. Mantenho apenas o Instagram para publicar uma ou outra tela elaborada com muito amor e dedicação e por ali ficam ao descaso e qualquer dia abro as portas de casa para expor o que vai cá dentro.... O teu novo livro está a ser relido pelos últimos dias.Mais que empata fadas urge a necessidade de empata sexo por qualquer coisa que nos valha. Adoro sexo, mas com a minha sensibilidade até sem isso me "engolem". Energias densas se propagam e é essa a verdadeira pandemia. Caras bonitas nas redes sociais com 0% de consciência, responsabilidade,100% de futilidade e a venderem o que lhes dá na real gana e a carneirada tipo Zé Povinho cegos com política, futebol, e o raio que os parta. Há miséria no mundo, há fome, há guerra, mulheres agredidas violadas e mortas diariamente e nós andamos como??!!?

rosaleonor disse...

Caro Elton, muito obrigada pelas suas palavras e por estar presente. De facto já lá vão uns anos e cada um de nós escreve como sente e cada um a sua maneira faz o trabalho que tem de fazer. Agradeço a sua mensagem e espero que continue em plena saude e força animica a elogiar a mulher com as bençãos da Deusa. Um abraço

rosaleonor disse...

Mafalda, obrigada pela sua assistência espiritual...e presença assídua. Não perde nada com as redes sociais. São bem nefastas e não fosse a publicidade aos meus livros e à minha escrita em prol das mulher não sei se ainda estaria a usá-las. Dê sempre sinal da sua presnça amiga minha querida!
Um grande abraço

rosaleonor disse...

Querida Vania, fico contente que estejas a ler o livro - e que tenhas escrito aqui o teu sentir- neste mundo tudo está muito confuso e o mundo como dizes é das pessoas futeis e estéreis. É tal e qual como dizes...mas temos que nos manter coesas e a lucidez interior. Fica bem e um enorme abraço