O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, março 30, 2021

NÃO SOU APOLOGISTA DO SOFRIMENTO, MAS...




"...a morte não é nada e essa é a verdade. Claro que uma pessoa teme um pouco a dor, mas com ela vem a amnésia.  A nossa grande fraqueza, o lugar onde todos nos vamos abaixo, e não conseguimos ser bem sucedidos, é no amor."  in Constance, Lawrence Durrel

ASSIM,  "A sabedoria do amor consiste na aprendizagem pelo sofrimento, do prazer nele contido."  Ana Hatherly


Não sou apologista do sofrimento pelo sofrimento mas também não defendo que devamos fugir à dor ou à tristeza... ou que todas as dores sejam susceptiveis de se "curar" sem uma transfomação da consciência!
Nunca fugi a dor alguma nem ao sofrimento fossem quais fossem as minhas dores...Todos os momentos que vivi e tudo o que se passou na minha vida fosse ao nível do consciente ou não, fosse sobre o  passado ou o presentes, nunca as neguei ou branqueei. 
Penso que todas as dores devem ser integradas naturalmente e transformadas, pela alquimia da própria alma,  o que só acontece depois de sentidas e aceites em nós, ou mesmo compreendidas, embora nem sempre isso seja possível ao nível da razão e da lógica...
Há porém muitas formas de sofrer e há um sofrimento inutil que é afligido por outros e pela nossa ignorância e não é desse que falo, havendo uma diferença entre dor e sofrimento - "A dor pode ser o efeito de uma Karma ou de uma ignorância actual: porque a consciência pode encontrar um meio de evitar a dor de um sofrimento necessário.A dor é uma reacção do ser pessoal físico ou mental.
O sofrimentos é uma luta pela tomada de consciência de uma falha entre o ser REAL desejável e o estado efectivo ; essa falha provoca uma tensão para encontrar o estado são;
Se há resistência nos elementos pessoais (fiscos ou morais) há dor:
Se há uma aceitação consciente, a dor pode ser eliminada e reduzida ao sofrimento, quer dizer á necessidade da provação (lição) e de cuja reacção vital pode mesmo tornar-se em prazer.
O sofrimento é a escola da consciência que não pode ser adquirida sem ele.
A Compaixão aceita passar as provas do seu sofrimento humano para melhor as transmutar: esse é um gesto de puro Amor."
ISHA SCHWALLER DE LUBICZ – IN L’ OUVERTURE DU CHEMIN

Há tanta coisa que se passa no nosso coração, na nossa alma e no nosso inconsciente, em termos de manifestações ocultas e por vezes obscuras, seja ao nivel pessoal seja ao nivel do colectivo! Tantas coisas de que nem sabemos a origem ou as causas, talvez  as mais remotas (sonhos e vidas passadas, vidas paralelas) e tudo o que vemos é apenas a superfície do nosso sentir e do nosso saber tão parco...
É por isso que sinto que devemos sempre aprofundar o sentir em si e deixar fluir as sensação em nós, sejam elas boas ou más, sem censura sem as bloquear... É bom deixar vir ao de cima tudo o que nos oprime às vezes, que nos assusta ou agonia e revolta...Sim, sejam memórias passadas acontecimentos presentes ou meros  pressentimentos. Para mim a dor é um sinal e o sofrimento é absolutamente natural e faz parte integrante da vida. É mesmo um motor importantíssimo para acelerar o conhecimento de nós mesmas/os, seja a nível psicológico pelo enfrentar da nossa Sombra como o nosso lado mau, seja o sofrimento causado pelos sentimentos de abandono na infância ou de rejeição, ou de relações e amores traídos, feridas de maus tratos, lutos etc..

Não, não  sou uma daquelas pessoas que pensa que tudo tem de ser curado e que há terapias ou mezinhas e remédios para tudo. Prezo e respeito o sofrimento em si como expressão natural do meu ser a nivel fisico mental e animico,  face a uma realidade vasta e por vezes confusa e caótica: uma realidade (tanto interior como exterior) tantas vezes dramática ou trágica onde nada é realmente como pensamos, sonhamos ou idealizamos e por isso respeito e suporto o meu sofrimento sem medo e no caso das outras mulheres em geral, eu respeito o seu sofrimento quase como uma coisa sagrada, sem o querer mudar ou apagar... 
O sofrimento é uma forma de se conhecer e é importante para a Mulher se regenerar ao contrário do que apregoam as medicinas e "terapias" de consumo, atacando e alterando as mudanças naturais porque a mulher passa na adolescência maternidade e menopausa...
O sofrimento, no aspecto fisico, tal como a doença não é aleatório nem opcional, ele é uma manifestação natural que avisa e dá sinal do que está mal  ou do que falta consciencializar... 
 
Porque "No meio do sofrimento consciente existe já a transmutação. O fogo do sofrimento transforma-se na luz da consciência. O ego diz: "Eu não deveria ter que sofrer", e esse pensamento aumenta nossa dor. Ele é uma distorção da verdade, que é sempre paradoxal. A verdade é que, antes de sermos capazes de transcender o sofrimento, precisamos aceitá-lo conscientemente."(...) Ekarte Tolle

Para mim sofrer/sentir em silêncio é tantas vezes uma forma de rezar, uma oração e...em vez de recitar de cor de mantras e fazer meditações é importante encarar esse sentir porque há o outro lado que se revela quando o fazemos sinceramente e sem medo...aí vem a luz de dentro ou uma serenidade única...inefável...

Tenho um vivo desprezo por esta sociedade de plástico que quer tudo feliz e contente, tudo consertado pelo mesmo padrão de consumo químico e artificial e nos vende constantemente pilulas e pacotes de mentiras em nome da saúde, do "bem estar" do "amor e da paz" interior...

Arre - há dias em que vomito essa montra de "espiritualidade" com que nos bombardeiam por todo o lado. Sim, prefiro a minha dor e a minha tristeza a essa alegria fictícia que abunda por ai a qualquer preço nos meios virtuais e afins!
rlp

Ah, "Quantas vezes nos sentimos extraordinariamente sós embora sentindo-nos felizes. O amor é impossível mesmo quando possível." Ana Hatherly

Sem comentários: