O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, março 17, 2021

PORTUGAL MORIBUNDO...



OS VENDILHÕES DA PATRIA...

Quando a pátria que temos não a temos
Perdida por silêncios e por renúncia
Até a voz do mar se torna exílio
E a luz que nos rodeia é como grades
 
Sophia de Mello Breyner Andersen


ESTAMOS DIANTE DO CADÁVER DA DEMOCRACIA..

“O que chamamos hoje democracia assemelha-se tristemente ao pano que cobre a urna onde já está apodrecendo o cadáver. Reinventemos, pois, a democracia antes que seja demasiado tarde. E que a Universidade nos ajude. Ela pode, vós podeis.”
 
José Saramago


1 comentário:

Vânia disse...

Neste momento estou prestes a pedir ajuda ao banco alimentar. Não o fiz antes por vergonha. Foi a minha psicóloga que me sugeriu e disse ter conhecimento q chega comida a ir para o lixo. Não frequentei a escola primária por ter um QI acima da média e uma rotulada hiperatividade. Entrei diretamente para o 5o ano de escolaridade onde desde o início sofri de bullying.completei a escola secundária com notas medianas e tirei uma licenciatura na área da educação tirando as melhores notas de uma turma com 70 alunos.trabalhei e tirei a licenciatura ao mesmo tempo. Tive algumas ajudas dos meus pais confesso. Hoje estou sem trabalho, sem quaisquer tipo de rendimentos (afundada em burocracias atrasos e etc.), Estou sozinha. Vejo tanta gente a beber pelos cafés, pessoas a fazer 0, sem estudos ou vontade de vergar a mola e quando tenho dinheiro para ir beber o café deparo me com famílias com mesas cheias de sumos galões bolos e croissant's que nunca trabalharam nem estudaram na vida, vivem dos rendimentos do estado, e conduzem audis, Mercedes etc,... O mundo é uma trampa , às vezes tenho fome e mais não digo