O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, dezembro 24, 2021

LEMBRAR A HISTÓRIA DOS HOMENS...



O FUTURO PARECE SOMBRIO, ENTÃO VAMOS RELEMBRAR UM POUCO DE HISTÓRIA PARA RENOVAR NOSSAS ATITUDES:

- Há apenas 500 anos, você poderia ser executado pelo Estado somente pelo fato de não acreditar no Deus cristão.
- Há apenas 400 anos a expectativa de vida média do ser humano era de pouco mais de 40 anos, sua vida girava em torno de um raio de cerca de 16 km e você nascia e morria sem conhecer o rosto da pessoa que governava sua existência.
- Há apenas 300 anos tinha-se plena convicção que as doenças eram provocadas por espíritos e ares malignos, e somente exorcismo e reza iriam te curar.
- Há apenas 200 anos negros eram considerados objetos de outras pessoas, podendo ter seus corpos vendidos, abusados e destruídos.
- Há apenas 100 anos mulheres não podiam votar e nem se divorciar. As que sabiam ler eram motivo de escândalo.
- Há apenas 70 anos o mundo conheceu a guerra em escala industrial, com os mortos sendo contados aos milhões, assistindo o horror do Holocausto e da bomba atômica.
- Há apenas 50 anos os homossexuais precisavam se esconder em guetos próprios, inclusive sendo castrados caso fossem descobertos.
- Há apenas 20 anos o acesso ao conhecimento era limitado por meios físicos.
Na maior parte do mundo, esses tempos sombrios ficaram para trás, graças à luta de muitos, que assim como nós, em algum momento devem ter ficado cansados, desestimulados e receosos se a luta valia a pena.
Mas eles não desistiram. FAÇAMOS O MESMO.
É nossa tarefa manter e expandir essas conquistas alcançadas com o próprio sangue derramado, para que as próximas gerações não enfrentem as mazelas pelas quais sofremos agora.
E que elas possam olhar para trás e agradecer aos que atualmente combatem todas as formas de injustiça, exploração e opressão.
O AMANHÃ É NOSSA RESPONSABILIDADE DE HOJE.
(Com Diego Vieira)
------
------
NA IMAGEM - Para repensar preconceitos.
---
Em 1487 o Papa Inocêncio VIII emitiu uma bula para o extermínio dos valdenses.
As forças católicas não mataram os habitantes simplesmente.
Eles fizeram saques, estupraram, torturaram e assassinaram.
De acordo com um relatório elaborado por Peter Liège:
As crianças pequenas foram arrancadas dos braços de suas mães, unidas por seus pés minúsculos, e tiveram as suas cabeças chocadas contra as rochas, ou usadas como cabo de guerra, entre dois soldados, tiveram os seus membros trêmulos arrancadas pela força principal.
Seus corpos mutilados foram jogados nas estradas ou campos, para serem devorados por feras.
Os doentes e os idosos foram queimados vivos em suas casas.
Alguns tinham as mãos os braços e pernas decepados e o fogo era aplicado às peças cortadas para estancar o sangramento e prolongar o seu sofrimento.
Alguns foram esfolados vivos, alguns foram assados vivos, alguns estripados, ou amarrados a árvore em seus próprios pomares, e seus corações arrancados.
Alguns foram horrivelmente mutilados, e de outros, os cérebros eram cozidos e comidos por esses canibais.
Outros eram enterrados vivos. Os pais foram levados à morte com as cabeças de seus filhos suspensas em volta de seus pescoços.
Os pais foram obrigados a olhar enquanto seus filhos ou filhas eram estuprados e massacrados, antes de ter-se permissão para morrer.

FOTO: Esta imagem está entre um grupo de cópias que ilustram o massacre dos valdenses, que teve lugar em 1655.
A jovem sendo torturada é dito ser Anna, filha de Giovanni Charboniere de La Torre. Wylie, James A., História dos valdenses (c1860)
A Igreja Católica fez isto - Os homens de "Deus".
A Igreja Católica é a vergonha da humanidade.
A sua lista de crimes vem desde o início do cristianismo até hoje quando esta igreja esconde e protege os seus padres pedófilos.

— com Joseronaldo Santos e Marcio D. Junior
Texto de João Santos.

Gostaria de acrescentar uma das resposta que, quanto a mim, completa na perfeição o texto acima:
Joao Santos, faltou corrigires esse texto, para dizeres que, há 200, começou o fim do antigo modelo de escravatura, para dar lugar ao início do novo modelo de escravatura, assente na imposição do actual sistema monetarista fiduciário e ideológico partidocrático classista do dinheiro sem valor, vulgarmente conhecido por sistema capitalista, que, muito convenientemente e simultâneamente, veio a ser estreado como o único meio de pagamento (e o único possível) de toda gente que foi obrigada a abandonar os campos agrícolas do Reino Unido para fornecer mão de obra escrava às fábricas, principalmente de armamento de guerra (80%), no início da revolução industrial inglesa. Foi a imposição do novo modelo de escravatura que deu origem à guerra civil norte americana... e à maioria das guerras que se seguiram, até aos nossos dias.

José Ângelo Pereira


Sem comentários: