O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, fevereiro 09, 2022

A BANALIZAÇÃO DO "BEM"....



QUE ESPIRITUALIDADE VIVEMOS NÓS ACTUALMENTE?


Quando se faz da "espiritualidade" um negócio ou modo de vida para ganhar dinheiro, raramente se consegue manter uma fidelidade ao Espirito daquilo que se prega, porque o que acaba por determinar as relações é o negócio e as mais valias materiais. Pagar para aceder a uma formação, baseada supostamente na consciência individual, e para a qual afinal só precisas de ter dinheiro, e isso dá vantagens a quem o tem...afecta o processo todo... Dai a enorme superficialidade nestes círculos e grupos, onde a ignorância (a impreparação) e a falta de ética e de seriedade são o resultado nulo de pessoas oportunistas e vazias que entraram nesta onda New Age. Com os anos tudo se perdeu com muita oferta, muita competição... e poucos frutos... e cada vez mais superficialidade!
Eu compreendo. Conheci muita gente que deixou empregos para fazer terapias e que montaram negócios nas suas casas, ou nos seus espaços e o facto de terem despesas e terem de comer etc. as iniciativas acabam por se tornar comerciais porque se busca rentabilizar mais do que servir...e isso acaba por condicionar a pessoa que o faz, inicialmente com as melhores das intenções, mas depois vai cedendo as necessidades. Deixa de haver imparcialidade e essa profundidade - seriedade, humildade - que obrigatoriamente se devia ter para fazer o que quer que seja fora do âmbito materialista, acrescido da incoerência dos "mestres" que estão longe de representar minimamente aquilo que pregam...Sim, bem prega São Tomás. Assistimos hoje a maior banalização do BEM... toda a gente é do bem...e o mal é cada vez maior...e eu só me pergunto porque será. Por outro lado temos aquelas pessoas muito moralistas que nos contam historinhas sobre o não julgar e não criticar porque cada um está no seu processo e nos não sabemos do mal dos outros...pois não, mas temos olhos e discernimento! Há que ver e há que dizer sem medo de "julgar" pois nos foi dado JUIZO  para discernir e saber o que é mal e bem! 
Não digo que não haja pessoas serias, fiéis a si próprias, sim, existem mas as circunstancias viciam e deturpam a missão interior... (Sei de mentores de yoga que tomam calmantes para dar aulas...)
Depois, há muita infiltração, muita informação falsa e desencontrada entre os grupos ascenços, mas também entre instrutores disto e daquilo, canalizadores de muitas e sinistras forças sem o saber...assim como mediuns improvisados que espalham ideias absurdas e que geram a divisão e separatividade por causa da sua vaidade e por causa da competição comercial; como se já não bastasse o ego inflacionado dos falsos "mestres" e "mestras" e dos seus/suas discípul@s... ainda estão a promover a divisão das pessoas e o antagonismo entre si em vez da UNIÃO..
Eu ando há 50 anos (sim, desde os 24) neste universo de busca do ser... Conheci tudo e vi de tudo... agora é o tempo de cada um/a de separar o trigo do joio...é a escolha final e ela pertence apenas ao individuo e ninguém nos pode ajudar a fazer essa ESCOLHA.
rlp


2 comentários:

Palmira Estalagem disse...

Nesta área é muito difícil perceber como separar o trigo do joio..
Cada vez há mais gente a viver disso..

rosaleonor disse...

Sem duvida, é mesmo e cada dia piora...

rlp