O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, fevereiro 27, 2022

"A verdadeira alma secreta em nós"

 


PODIA SER UM POEMA...

Sinto uma enorme pena e tristeza por tudo. Pela dor e pelo sofrimento das pessoas, pela ilusão do amor e a ingenuidade, pela maldade, pelo ódio e o rancor. 

Pena da fragilidade humana e da sua arrogância, pena das vitimas e dos algozes, pena dos animais e crianças neste mundo infame. Vivo nele há 75 anos...e desde que nasci até hoje nada mudou de verdade na natureza humana, e nesse sentido, vejo que  tudo porque lutei e acreditei foram enganos. Tudo o que pude entender e ver do ser humano não me deixa nenhuma esperança de um mundo melhor no amanhã que para mim foi já ontem... 

A única coisa que trago comigo e guardo como um tesouro, a minha única certeza é de que existe algo muito puro que não é este eu e se mantem intacto desde a eternidade. É a certeza de que é para lá que vou quando toda a ilusão em mim cessar e a minha alma solta de penas e tristezas ou certezas, voe ao encontro das almas que sempre amei. É só nisso que creio.  

rlp


"A verdadeira alma secreta em nós é uma chama nascida de dentro do Divino e, habitante luminoso da Ignorância, cresce nela até que seja capaz de voltá-la em direcção ao Conhecimento. Esta velada entidade psíquica é o Testemunho e Controlo encobertos, O Guia escondido, o 'Daimon' de Sócrates, a luz interior e voz interior do místico. É ela que persiste e é imperecível em nós de nascimento a nascimento, não tocada por morte, decadência ou corrupção, uma fagulha indestrutível do Divino."
 
(Sri Aurobindo, Revista Ananda)

1 comentário:

Raissa disse...

Na guerra, ninguém pensa nas crianças e nos idosos, nas pessoas que são mais vulneráveis, ninguém de qualquer ideologia que seja.O que ocorre são na maioria criaturas frustadas e imaturas emocionalmente que precisam defender coisas absurdas por causa do ego ferido em nome da sua sagrada ideologia