O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, fevereiro 04, 2022

A EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL E O COLAPSO PSICOLOGICO




''Quanto mais alto é o estágio de desenvolvimento alcançado por um ser humano, mais o impulso de amor nele aumenta em força; a sabedoria por si só não basta. ''- Rudolf Steiner


OS FALSOS ILUMINADOS
(texto escrito em 2012)

Nos meios ditos espirituais sobretudo de cariz New Age, é comum assistir a perigosas erupções de egos "espirituais" inflacionados…Por um lado até podemos ver uma boa alma e o seu potencial imenso, mas por outro, vemos também uma personalidade desequilibrada e imatura, perfeitamente inflacionada ou deslumbrada, com supostamente acesso a mundos "superiores" (mundos paralelos) mas é aí que começa o grande drama: quase sempre a confusão e a instabilidade emocional instala-se na sua mente delirante. E ai é de supor que a mensagem ou a informação vem contaminada da própria visão limitada ou até paranoica do sujeito que assim se coloca ao serviço dos outros...Para além de sabermos hoje como o campo etérico e astral está carregado de energias nocivas ou mesmo malignas...
Este é um grande perigo que corremos com  pessoas que até podiam ser brilhantes, mas que aparecem como inspiradas por deuses e se julgam avatares, que canalizam supostamente anjos e arcanjos e …sobem ao vértice de uma pirâmide ficcionada, e depois caiem a pique na sua humanidade vulgar, rasteira, com as suas feridas raivas e dores… apenas humanas.
Como diz  Joseph Campbell: "Existe uma grande diferença entre a experiência mística e o colapso psicológico: Aquele que entra em colapso imerge sem estar preparado nas águas onde o místico nada." 
Assim, a falta de maturidade psíquica e humana, onde não há a mínima consciência psicológica, onde se regista a falta de trabalho interior feito ao nível da psique, leva facilmente @ dit@ inspirad@ a uma desordem emocional perigosa para si e para os outros. Não só porque se engana a si própri@ e atrasa a evolução do seu próprio processo como pode ferir e matar as sementes de luz que semeia e no pior dos casos afectando muitos a sua volta, levando-os a crer na sua própria visão alterada da realidade…
Para gerir estados alterados de consciência e conviver com diferentes planos, presumivelmente existentes, é preciso um grande equilíbrio psíquico e emocional; para ser canal de qualquer informação elevada é precisa muita CONSCÊNCIA muita humildade e coerência interior. Quando uma pessoa comum, com um nível de consciência psicológico precário, com complexos e inibições graves, com complexos e traumas, com neuroses narcísicas e outras, entra no domínio do conhecimento mais alargado da Consciência Humana, pode sofrer lesões graves como disfunções maiores da personalidade, causadas precisamente pela inflação do seu ego espiritual.
Por isso creio, sempre que @s discípulos eram iniciados nos Altos Mistérios as Escolas antigas faziam provas de humildade aos candidatos para ver se eles estava preparados para lidar com a informação…foi assim que um discípulo ferido no seu ego espiritual matou Pitágoras e destruiu a sua Escola ateando-lhe fogo…
Será isto válido para os nossos dias?
rlp
Imagem: Hipácia de Alexandria queimada por fanáticos monges cristãos...

Sem comentários: