O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, fevereiro 21, 2022

"E a doença matou. Matou a vida, a vontade de viver, o amor.


MEDO DE MORRER! 
ESTA É A MOTIVAÇÃO DE VIVER HOJE.

"E a doença matou.
Matou a vida, a vontade de viver, o amor.
Restou o medo, a desconfiança, o querer viver eternamente em almas mortas.
O mundo ficou mais feio . Meias caras encobertas metade por um pano ,fixam com olhos que espreitam o outro com receio, quando não mesmo rancor.
O outro pode matar e eu quero viver para sempre, mesmo que a minha vida esteja morta ! -tal é a ambição e o paradoxo contemporâneo.
Sim ,eu "mereço " de vez em quando ser aliviado da repressão, porque sou bem comportado !- esta é a triste ambição do moderno cidadão.
Porque tenho medo, vivo com medo ,terei sempre medo até morrer ! Medo de morrer !-esta é a motivação de viver hoje.
Sim, hoje , não amanhã.
No horizonte as nuvens carregadas da morte anunciam a tempestade.
Mas ainda a podemos evitar e tornar o mundo belo de novo.
Temos de erradicar a doença. A mental."

José Manuel de Castro
*****

Este 'certificado' é um simples castigo.

"Ontem foi dia de vacina. Era a altura de renovar a vacina do tétano que os últimos dois anos foram empurrando para o futuro. Foi bom rever a enfermeira que sempre vacinou os meus filhos. De falarmos sobre os nossos filhos (e de como estão tão crescidos!).
Sobre as vacinas contra a covid, sempre deixei aos meus filhos a opção. Visto que foram criados castigos para pessoas sem vacina, se quisessem vacinar-se, para se sentirem mais à vontade em atividades e saídas, eu não me oponho. Apesar de lhes ter passado toda a informação de pediatras e cientistas que recomendam que estas vacinas, dada a ausência natural de informação sobre efeitos adversos no médio e longo prazo, apenas sejam dadas a crianças e jovens que estejam nos grupos de risco da doença. Nenhum quis tomar esta vacina até hoje. As restantes têm. Incluindo algumas que não estão no plano nacional.
Estava ontem no Centro de Saúde e pensava que seria bom que houvesse uma vacina contra a intolerância. O fascismo. O totalitarismo. A censura. Mas existe essa vacina. Ao educarmos os filhos, podemos ensinar sobre a promoção da diversidade. Do aceitar o diferente. Do combater a discriminação racial, de género, de religião ou qualquer outro tipo de discriminação ou segregação. Podemos ensinar sobre a história e as perseguições raciais nos EUA e o nazismo. O apartheid na África do Sul. Os países onde ainda hoje se pratica a censura e se esmaga a liberdade de expressão (de religião, etc, etc,...).
Podemos ensinar como é o dever de todos rejeitar o uso de um instrumento chamado de 'certificado digital'. É obviamente um instrumento impensável no século XXI. Sobretudo na Europa. É um instrumento que concretiza a traição de todos os valores europeus. Das leis. Dos princípios adotados na sequência dos horrores da Segunda Grande Guerra. É a maior ameaça à Europa e a Portugal desde a última Grande Guerra e a ditadura no país.
Este instrumento tem zero a ver com o tema da vacinação. Com saúde. Vacinação é um tema. Saúde é um tema. Certificado digital/ passe verde/ passe sanitário etc etc é um tema em si.
O uso, a criação de um instrumento tão aberrante como este jamais deveria ter acontecido. Sobretudo em pleno século XXI. Que o pretendam manter mesmo após a pandemia é um crime contra a população. Contra a Europa. Contra os europeus. Os portugueses. Os nossos valores. A nossa Constituição. Contra os mais básicos direitos civis e direitos humanos.
Nunca usei tal instrumento. Nem os meus filhos. Jamais o usaremos.
Somos vacinados contra diversas doenças e vírus. E somos livres. Seremos sempre livres.
Jamais aceitarei que políticos decidam sobre o meu corpo. Jamais aceitarei que politicos eliminem os valores europeus e os substituam por sistemas totalitários, de castas, de créditos. Discriminação. Perseguição. Segregação.
Este 'certificado' nunca teve a ver com vacinas. Com saúde. Com o travar de um vírus. Tem a ver com política. Com ideologia. Com uma nova vaga de totalitarismo. De repressão de democratas. De trabalhadores. De defensores de direitos civis e direitos humanos. De cientistas. De professores. Médicos. Camionistas. Enfermeiros. Todos os que defendam os valores europeus. Todos os que defendam o que é certo. A saúde de todos. A liberdade. A soberania sobre o próprio corpo. O direito à privacidade. A democracia. A transparência e a verdade. O nosso modo de vida. E de ser. Europeu.
Este 'certificado' é um simples castigo. Não por se ter uma cor de pele diferente. Ou ser-se judeu ou cristão. Ou de qualquer género. Mas por se ser soberano sobre o próprio corpo. Simplesmente isso.

ELISABETE TAVARES  jornalista

2 comentários:

Fernanda disse...

Olá, Rosa Leonor. Quis partilhar este seu post no fb, e a rede censora impediu-me com isto:
"Não permitimos que as pessoas publiquem URLs falsos ou enganadores.
Isto inclui conteúdos como:
• Sites com pop-ups de spam;
• Sites que se fazem passar por marcas conhecidas;
• Sites enganadores;
• URLs publicados anteriormente por contas suspeitas."

Nunca foi sobre saúde. é SOBRE CONTROLO!

rosaleonor disse...

Olá Fernanda, sim, o meu blog está há muito censurado nofacebook . Eu até tenho um perfil com o nome do blog que era para partilhar textos dele, mas eles bloquearam tudo...
Sim, isto é total controlo.
Um abraço e obrigada pela visita.
rlp