O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, novembro 26, 2007

EM PORTUGAL


Violência doméstica
8 mil mulheres vítimas em nove meses

A propósito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que assinala este domingo, a PSP revela que registou 9.218 denúncias de violência doméstica, das quais 7.938 referem-se a casos de agressão a mulheres

por visao.pt - 24 Nov 2007

Quase 8 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica nos primeiros nove meses deste ano, mais 514 em relação ao mesmo período do ano passado. São os dados mais recentes da Polícia de Segurança Pública, que registou, de Janeiro a Setembro deste ano, 9.218 denúncias de violência doméstica: 7.938 casos de agressão a mulheres, 343 a menores de 16 anos e 703 a idosos.(...)


Afinal sempre era o tal dia não contra, mas pela Eliminação da Violência Contra a Mulher...não sei já de onde o transformaram em dia da amizade...

...mas valem na mesma as rosas...vermelhas...

2 comentários:

Anónimo disse...

É tbm pra destacar outro dado alarmante, 30% das pessoas infectadas com Sida em Portugal são mulheres casadas... Mais uma prova de que todas nós precisamos de solidariedade feminina, pois a cada dia o patriarcado nos tenta derrubar de várias maneiras diferentes, e muitas vezes subtis... Não se iludam meninas, o patriarcado é um monstro feio e mau... Temos de encontrar o caminho pra desmasculinizar o mundo e equilibrar as energias masculinas e femininas... Ser mulher não pode mais ser sinônimo de ser vítima... Basta! Chega!

rosaleonor disse...

O quadro é negro Juliana em todo o lado. Temos de nos valer umas às outras...não é? A consciência do feminino é de suma importância. Sem ele não pode haver lealdade...Pense e escreva sobre isso!!
abraço
rosa leonor