O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, março 24, 2020

A CENSURA FACEBOOKIANA EM NOME DA FALSA "MORALIDADE"




PARA ONDE ESTAMOS A CAMINHAR?

HÁ MUITOS, MUITOS, ANOS QUE NÃO SENTIA NA PELE A ESPADA DA CENSURA…

No  principio achei esquisito, caricato, talvez até risível o FACEBOOK censurar textos e imagens de Arte e de Cultura. Sou  contra o Nu abusivo e gratuito da Mulher e sempre escrevi e lutei contra a publicidade abusiva e a pornografia e agora ironia sou acusada e censurada por ter publicado uma Foto "imprópria" de uma amiga com o meu livro nas mãos…??

Sim, a capa do livro Lilith, a Mulher Primordial,  é a de um quadro famoso e belíssimo de Lilith pintado em 1887 por Jonh Collier um pintor romântico, sobejamente conhecido.

Acontece que a editora do meu livro fez a escolha do quadro  e quanto a mim perfeita para a sua capa mas desde a sua publicação em várias situações que o facebook censurou não só a capa como neste caso fotografias em que aparece a capa do livro. Sim, o ridículo de se censurar até pessoas com o livro nas mãos, e por fim HOJE censurou não só o meu perfil como  todas as paginas e o grupo  que eu coordeno sem apelo nem agravo.

Mas isso hoje não é o importante.

O que eu queria escrever HOJE é o CHOQUE de voltar a SENTIR  aquilo que vivi nos anos 60 em Portugal, a CENSURA PIDESCA de Salazar e a impossibilidade de se falar e comunicar o que quer que fosse por escrito e as pessoas serem condenadas a prisão e à perseguição policial e a serem presas e torturadas…
Essa foi a sensação hoje ao ver que do nada tinha sido impossibilitada de escrever o que penso e dizer o que sinto.
O que é grave não é a penas a IGNORÂNCIA dos controladores do Sistema facebookiano, assim como de textos que nada tem a ver com moral ou costumes… eles facultam e divulgam paginas abusivas de toda a espécie de perfis falsos e gente abominável, mal formada e tendenciosa mas que não vão contra as suas  regras? Ou seja... pedófilos, machistas, narcisistas ou sado-masoquistas - o Facebook está cheio de gente ignorante e má, estupida e mesquinha como o são as pessoas de baixo grau de cultura e fundamentalistas, sem qualquer civismo e educação ou humanismo.
Inicialmente pensei que fossem só denuncias mal intencionadas feitas por gente rancorosa e má. Mas hoje verifico que o  facebook não tem qualquer critério verdadeiramente deontológico e a censura ou escrutínio é feito por gente sem qualquer nível cultural, imatura e preconceituosa.
O que me revolta e assusta, para além da injustiça e aleatório desta censura, é ELA voltar aos nossos dias e ver a censura imperar de novo e  face ao caos que se adivinha (em nome do COVI-19)  não me admira nada que ela volte com toda a força e depois o resto dá para adivinhar…

PARA ONDE ESTAMOS A IR???

rlp

Sem comentários: