O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

A VENUS DE WILLENDORF


Willendorf – Espiritualidade


Houve um tempo na terra, aqui mesmo no nosso planeta, em que havia harmonia e paz entre as comunidades (tribos, aldeias, povos, ou qualquer outra denominação…). As pessoas vivam em pequenas vilas e em grandes cidades organizadas e desenvolvidas, com templos majestosos e esplendor palaciano.

A Natureza estava em todo lado. A vida era natural... em contraponto com a vida artificial que vivemos nos dias actuais. Naquele tempo a Natureza e nós éramos uma coisa só, e a representação eram as Deusas. A matriz social não dividia a vida em sagrada ou profana.Toda a vida estava integrada harmoniosamente. Não éramos divididos em religioso, científico, social, artístico,etc... Todas as esferas da vida estavam interligadas de forma holística...

A sociedade era claramente feminina.

Algumas funções na sociedade eram exercidas naturalmente pelas mulheres, pelo que as divindades que as representavam eram femininas (algumas até hoje)... a Justiça, a Medicina, a Educação, a Agricultura...
A Deusa Mãe A suprema divindade era feminina, representada como uma mulher deformas abundantes e rechonchudas, de grandes seios e ventre pronunciado...

Uma mãe que gerou a Vida,a Terra, a Natureza e os seres vivos...
Uma Deusa que simboliza a fertilidade da Terra e a prosperidade e harmonia...

A Vênus de Willendorf, uma pequena estatueta, de 9 cm, talhada em pedra edatada de + ou - 30 mil anos a.C. é a mais antiga escultura feita por mãos humanas. E é uma das evidências mais incontestáveis do culto de adoração a uma Deusa Mãe Terra...Mas não é a única, cerca de 40 mil pequenas estatuetas semelhantes foram encontradas em escavações arqueológicas na Europa, Oriente, África e América Central, e todas datadas de eras pré-históricas...

Texto do blog da Lealdade Feminina

17 comentários:

Anónimo disse...

que massa

Anónimo disse...

a minha prof pidiu pra eu pesquisar achei mtu interessante.

Anónimo disse...

também minha prof pediu para psquisar ! Legall

ana disse...

minha professora de artes tbm pediiu, mas minha pesquis vai alem da venus de millendorf, preciso comparar e diferenciar esta da venus de millo e o quadro o nascimento de venus;
:~
se souberem algo mandem para ana_cfanj@hotmail.com
Obrigada!

Anónimo disse...

esse site e muito legal para pesquisar sobre a venus de willendorf minha profª pedio para psquisar valeu

site otimo.parabens por esse site

Anónimo disse...

eu acho q faltam alguns detalhes.nao diz onde ela foi encontrada e etc.nao encontrei oq procurava.reforcem mais.nao sei pq perdi tempo em comentar esse site nao encontrei nada q precisava mesmo

Anónimo disse...

eu acho q na reportagem nao foi dito tudo oq era preciso.por exemplo nao diz onde ela foi encontrada e tambem nao diz q ela e a figura mais conhecida do paleolitico superior.se vcs acrescentassem isso eu agradeceria.isso e um comentario sincero para a melhoria desta materia.

fabiana guiachetto disse...

conhece algum lugar que posso comprar uma estatueta dessas?
obrigada
fabiana

Angela Santos disse...

Olá gostaria de saber onde posso adquirir uma imagem da Deusa de Willendof
grata Angela

rosaleonor disse...

Angela, não sei onde se compra, em portugal...mas por acaso uma amiga vai trazer-me um de inglaterra...

(Angela por acaso você é a Angela qeu em tempos nos contactamos? se é gostaria de saber de si...abraço rleonor)

Unknown disse...

Que Merda Isso Namoal Quel Lixo

Maicon disse...

a minha professora pediu pra pesquisar, mas ela disse que a estatueta tmb era usada como se fosse um ritual para as mulheres que nao conseguiam engravidar, se algum souber mais sobre isto por favor me mande um e-mail: maicon-tn@live.com

Anónimo disse...

The knowledge, motivation, and wisdom that she gets from her father is not valued in terms of cash.
In the United States, lots of women wonder, "How do I jump on maternity leave.

my site ... baby swing

Anónimo disse...

bom sou crinça tenho 11 anos e para estudar da minha prova precisei disso mt utiu! :) Xp

Ná M. disse...

A Venus é mto legal !!!

Anónimo disse...

No sitio arqueologico so que não vende acha

Anónimo disse...

Na internet