O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

A LEALDADE FEMININA


Querida Juliana:

Há muito tempo minha amiga que ando para lhe escrever sobre a Lealdade Feminina, coisa que não acredito, como sabe, não por não a desejar, não por não estar de acordo com o ideal, mas por ainda estarmos muito longe dessa fidelidade à Mulher.
E agora você surge com toda esta questão que me põe de edição dos meus livros no Brasil e de me juntar com outras escritoras da causa do feminino sagrado…

Estamos muito longe dessa identidade e dessa solidariedade com que você sonha e eu também. Nem a nossa melhor amiga/o se interessa por nós totalmente se não tiver nenhum benefício próprio. Sei que isto é confrontativo e doloroso mas é a realidade nua e crua. E a não ser um homem apaixonado (ou mulher) e que fosse editor…com a esperança de que fosse com ele/ela para a cama, ou para manter a relação, como eu conheço alguns casos de “sucesso”…promoveria a nossa obra…Ainda não existem mulheres com capacidade de serem promotoras do Feminino Sagrado ao nível do poder económico que continua a dominar tudo pelo lado do patriarcado. Mesmo as mais bem conotadas nos Estados Unidos, como o são a Oprah Winfrey e outras, estão ainda presas ao mundo do poder masculino. Agem sob a sua influência, agem como o pai, são filhas sem Mãe…É assim que o mundo patriarcal funciona e essas mulheres fantásticas ainda estão presas no sistema. Não digo que não hajam as excepções à regra como é o seu caso e acredito noutros, mas em geral é assim e eu cada dia acredito menos em milagres…(Era preciso talvez tirar um Curso em Milagres e eu acredito pouco nos cursos, pois mesmo no aspecto espiritual eu vejo as pessoas dedicadas a apostar mais no negócio, mais no dinheiro do que na Cura ou no cuidado sincero com os outros.)

Apesar de eu saber que o Brasil é um País muito mais aberto a estas questões, quando se trata de órgãos públicos ou privados como editoras e outras promotoras da “cultura” em geral são os interesses pessoais versus comerciais que estão sempre em jogo, a começar por vender e apostar só no lado comercial. Até prova de contrário claro, eu continuo a pensar assim…Além do mais os meus livros não são nada comerciais nem fáceis. O Blogue é mais acessível e lido maioritariamente no Brasil sem dúvida, mas mesmo alguns Blogues mais destacados cuidam é dos seus interesses egóicos mais do que promover o valor de alguém, ou de uma causa comum. Até os prémios entre Blogues você percebe que é tudo joguinhos de interesses ou de simpatias sem causas! Infelizmente minha querida, nisso os nossos dois países são iguais porque se trata de pessoas e as pessoas são iguais em todo o lado. Há algumas pessoas raras – talvez sejam elas que movem o mundo - que estão genuinamente interessadas num valor real comum à humanidade e são suficientemente altruístas para se interessarem por causas nobres, mas hoje em dia são cada vez menos. O dinheiro e o poder corrompem tudo.

Sou muito céptica ou muito realista minha querida. Não queria destruir o seu sonho que é o meu próprio sonho recalcado, a diferença de idades e as experiências da vida… mas já nem o pensamento positivo me convence de nada. Pedir ao Universo e activar a Lei da Atracção leva tempo infinito… Olhe só, toda a minha vida desejei um Mundo melhor…
Há outra lei, que talvez prevaleça, a de Buda, que diz que só conseguimos o que queremos quando já não o desejarmos…Em qual delas confiar?

...Se calhar ainda desejo ver os meus livros publicados no Brasil e fazer essas palestras à volta de centenas (milhares?) de mulheres e ver esse movimento crescer por todo o lado… e em vez de dois ter publicado já meia dúzias de livros pois tenho material de sobra para isso…
Era bom que tudo acontecesse, sim…teria em si a melhor das “secretárias” e das amigas. Se conseguir continuar a sonhar por mim sonhe, mas não deixe de sonhar o seu próprio sonho e desejar publicar os seus livros. Eu tenho muita esperança em si!!!

Do coração da Terra Mãe,
Rosa Leonor

PS Talvez publique esta carta…
Resolvi publicar mesmo porque agora sei que não conseguiu abrir o correio...

4 comentários:

Lealdade Feminina disse...

Vai ser um sucesso... vai sair no Guiness Book e tudo... rs...

Lealdade Feminina disse...

Zazyel... tenho uma tarefa pra vc... se é que vc me entende...rs... eu tinha seu site, mas já devo ter perdido nessas minhas andanças... faça contato anjinho...

Anónimo disse...

Olá Rosa! Olá Lealdade Feminina!

(Vamos transformar os comentários do Mulheres&Deusas num chat...hehehe)
Meu site está fora do ar por tempo indefinido ainda... Mas se você precisar de alguma coisa grite que eu envio (zazyel@gmail.com).

Aproveitando o encejo, quem poderia dizer que vocë não está coberta de razão na sua visão Rosa?

Por outro lado, eu dou total apoio à idéia da Lealdade!

Creio que falte no Brasil, uma literatura que trate da Mulher/Deusa/Feminino no nível que você trata aqui (e com certeza nos livros)...

Enfim, se eu puder ajudar em alguma coisa, estarei à disposição!

Lealdade Feminina disse...

sim... vamos fazer um chat...rs... eu vou te gritar em breve...rs... Beijinhos...