O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, abril 28, 2009

Mail enviado por uma amiga...


PERSEGUIÇÃO ÀS MULHERES NO PAQUISTÃO...

APAGÃO DAS MULHERES EM PORTUGAL...

Rosa Leonor

Mando lhe estes 2 excertos de noticias pois ambas me chocaram: as duas pela invisibilidade de género e uma pela pura barbárie.
Na notícia da bomba, nos sites estrangeiros que vi, ficava claro que é uma perseguição às escolas de raparigas. Em Portugal dão tanta importância ao assunto que em todas as notícias que vi na Net em português, nenhuma mencionava essa questão...apenas falam em crianças...


Da AFP
Doze crianças morreram neste sábado na explosão de uma bomba no noroeste do Paquistão, indicaram fontes oficiais.
"As crianças encontraram a bomba em frente a uma escola de meninas na aldeia de Luqman Banda no município de Lower Dir", declarou à AFP o responsável da polícia local Sultan Mehmood. O balanço anterior falava em quatro crianças mortas.
*
- A outra é um livro para o Dia da mãe com cartas de famosos para as respectivas mães... o curioso é que não aparece 1 nome de uma mulher, como se só os homens tivessem mãe...
Enfim isto para dizer que há ainda tanto para fazer, para acordar consciências...e que não se deve desistir, pois como diz a Madre Teresa pode ser apenas uma gota no oceano mas sem essa gota, o oceano era menor...
"
(…)
ENVIADO POR M.K.
*
OUTRO EMAIL ABSOLUTA

Ativismo e cidadania no noticiário - Em nosso blog institucional, você pode acompanhar diversas notas de material jornalístico focando questões de cidadania e mobilizações a favor das causas femininas. Acompanhe na seção Notícias do universo feminino . Você poderá ver, por exemplo, que relatório da ONU classificou a Lei Maria da Penha como uma das três legislações mais avançadas do mundo para enfrentamento da violência contra as mulheres.
( ...)
Leia em http://absolutablog.blogspot.com/search/label/3.Not%C3%ADcias%20do%20universo%20feminino
*
anfibia disse... "querida rosa, aqui no brasil, a divulgação da violência na maior parte das vezes vem seguida de uma apologia às religiões como salvação moral para o mundo caótico.
não é à toa que as religiões estão em franca expansão aqui, incluindo-se a versão renovada do cristianismo, mais parecida com os evangélicos. infelizmente a violência e a religião servem ao mesmo objetivo: manter a obediência e a mansidão das pessoas."
*
Especialmente as mulheres, mais sujeitas a influências, menos preparadas, não é verdade?

3 comentários:

Anónimo disse...

Com relação as escolas para raparigas, acho q vi na Marian, ou foi aqui sobre vários atentados, desde espancamentos e perseguições ameaças até mesmo ataque com acido na face das meninas q ousam...
mas elas resistem e persistem, mesmo feridas continuam indo às aulas...
Nana

Anónimo disse...

a matéria da marian...
aqui:

http://maraoluar.blogspot.com/2009/04/kandahar-onde-ser-mulher-e-ir-escola-ir.html

Anónimo disse...

Ok. obrigada

continue o seu trabalho consigo... e volte sempre a casa...
abraço
rleonor