O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, novembro 06, 2019

A MULHER MULHER


QUE MULHER É A MULHER?

“Pela repressão a alegria do feminino foi rebaixada como mera frivolidade; a sua sensualidade expressa foi diminuída como coisa de prostituta, ou então ridicularizada pela seu sentimentalismo ou reduzida exclusivamente a instinto maternal; a vitalidade da mulher foi submetida ao peso das obrigações e da obediência. Foi essa desvalorização que gerou filhas desenraizadas e subterrâneas do patriarcalismo, separando a força feminina da paixão, tornando-a imagem dos seus sonhos e ideais de um céu inatingível mantidos pomposamente por um espírito que soa a falso quando comparado com os padrões instintivos simbolizados pela rainha do céu e da terra”.

jean markale



 A MULHER REAL   


A mulher real é a mulher comum, as milhares de mulheres que não tem acesso à cosmética nem dinheiro nem vida para supérfluos nem espaço para se mostrarem, nem acesso a montras etc. Mas falo também das mulheres que apenas nascem mulheres e se expressam na sua feminilidade sem nunca precisaram de se pintarem. Falo da mulher real normal ou modesta que nada tem a ver com uma sociedade teatral e sofisticada e que cria Ícones e alimenta o supérfluo e faz da mulher escrava das industrias de cosméticos. Etc. etc.. Quanto às deusas são arquétipos e mitos ou símbolos de uma energia e força feminina que exaltam essa energia e força de forma ritualista ou simbólica. As heteras ou mestras do sexo ou mesmo as ditas "prostitutas sagradas" eram mulheres vocacionadas ou consagradas ao Templo. Não são nem eram A MULHER comum. Reais talvez, mas apenas como referência de algo potencial, mas sempre sexualmente marcadas. Eram a exaltação dos dons de sedução e das qualidades sexuais e sensuais da mulher em função do amor e do homem… Eu falo de (e para ) mulheres que são mulheres em si e que se querem inteiras e autónomas, sem serem as servas as gueixas as heteras as concubinas as esposas e as amantes ou cortesãs acompanhantes de luxo ou as reles prostitutas. Mulheres realmente livres em toda a acepção da palavra. É claro que esta mulher é rara e foi esquecida essa mulher total e integral, a mulher ancestral do matriarcado, a MULHER SELVAGEM que está em potencia em cada mulher a despertar. Hoje é difícil as mulheres não se pensarem como os homens...e como os homens as veem. Elas também se veem com o olhar do homem apenas em função do sexo e do engate. Eu falo de outras mulheres que não precisam de artifícios porque o Fogo da alma está em todo o corpo e a sua beleza natural e o seu magnetismo é suficiente para serem MULHERES INTEIRAS. Digo que a pintura ou a maquilhagem é ritual e oferenda é exaltação da beleza inata da mulher e que se confundiram as coisas. Não estou contra a maquillagem nem os saltos altos ou a imagem criada pela ficção cinematográfica ou o que seja, mas apenas defendo que a Mulher real não precisa de nada disso. Agora cada uma faz e serve que ideal ou propósito quiser. Todas as pessoas tem obsessões e complexos e manias e fetiches, traumas e fixações. Isso é com elas. Mulheres ou homens. Mas eu falo apenas da mulher ao natural… a questão dos travestis ou dos transsexuais ou do que quer que se defenda por ai são questões profundas de cariz hormonal psíquica e carmica… eu conheço muitas pessoas de "dois espíritos" que não precisam de se vestir de nada… aparentemente homens ou mulheres são seres ambivalentes e superiores e belos...de facto, sem artificios.


rlp

Sem comentários: