O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, novembro 22, 2019

O AMOR DOS HOMENS



“O problema de vampirismo psicológico a que as mulheres estão frequentemente sujeitas” 

"A grande maioria dos homens no nível cultural presente nunca avança além do significado maternal da mulher e esta é a razão pela qual a alma raramente nele se desenvolve além do nível infantil, primitivo da prostituta. Como consequência, a prostituição é um dos principais produtos do casamento civilizado." - C. G. Jung

“Estes homens esbulham-nos. Exploram a fonte maternal de que somos dotadas, ficam ali sugando o nosso leite, e deixam-nos completamente vazias. Raça de exploradores. Mergulham a cabeça entre os nossos seios brancos e somos obrigadas a acariciá-los em silêncio, enquanto de olhos cerrados, através de uma sumptuosa orgia de recordações e contradições, compõem a sua paz interior, enquanto se recuperam, eles deixando-nos exaustas."

Herberto Helder, Os passos em volta.



"O CORPO DA MULHER, O CORPO DE QUE O HOMEM USUFRUI.

PELO AMOR, QUE NÃO É SENÃO UMA FORMA INDIRECTA DE VIOLÊNCIA"

in IRREFLEXÕES de Yvete Centeno
MULHERES, "Não esperem que o mundo vos ampare ou reconheça a vossa identidade enquanto mulheres. O mundo (dos homens) despreza-vos" Marian Willianson
A PROPÓSITO DO DIA INTERNACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E O FEMINICIDIO

Não são slogans nem frases nem dias que vão impedir a violência contra as mulheres. A maior violência contra a mulher está na Biblia, e no Corão etc. está no Cinema, está na cultura e na tradição machista e misoginia do mundo inteiro, ela é endémica aos Sistema Patriarcal. Ela está nas bases e nos fundamentos desta sociedade.
Mas a grande violência contra as mulheres está impressa na linguagem...está nas anedotas comuns que fazem rir mesmo os homens mais espirituais e inteligentes...está na vulgaridade e na grosseria como os homens falam das mulheres, está nos filmes e séries e nas telenovelas, está nos sorrisos sardónicos e de cumplicidade de todos os homens ao olhar uma mulher na rua, como ela vai vestida, se é saia curta ou se o vestido é decotado...está nos anúncios da cerveja, os mais rascas, nos jornais da Bola e o Record tem sempre meninas nuas a ilustrar com abundantes seios como bolas ... está nas capas dos jornais, os mais sérios, que trazem sempre uma mulher nua algures...está entre os intelectuais jornalistas e doutores e juízes e advogados...sempre que uma mulher "boa" lhes passa a frente...e lhes olham a "bunda" - todos se divertem...a custa das mulheres dos outros...e a "sua"...nunca se sabe, se lhe batem, mas afinal que mundo é este se presidentes e ministros de grandes países são violadores, são arruaceiros...No meio de tudo isto...de que vale um dia de publicidade chocante com mulheres espancadas e mortas pelo marido e o amante????
Vá lá, PENSEM , sobretudo as mulheres que acreditam que os homens estão do seu lado...
rlp

Sem comentários: