O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, novembro 26, 2019

OS SIMULACROS DO PATRIARCADO



"Hoje, como no seu início, o patriarcado finge nos "ensinar" sobre as nossas almas, e oferece-nos ' salvação espiritual. ' Na verdade, o patriarcado nunca fez nada além de roubar e explorar a alma humana, assim como, desde o seu início em derramamento de sangue em massa, a repressão e o saque, tem por quatro anos roubou e explorou as energias da terra e das suas criaturas.... Numa paisagem destas, a clássica paranoia patriarcal torna-se bem justificado: a Terra torna-se, de fato, um lugar feio e infernal, em que coisas feias e infernal podem ser feitas connosco. A Mãe Terra pode recusar-se a responder à nossa necessidade, e em vez disso começar a combinar a nossa destrutividade com as suas próprias destruição.

Em resposta, o homem diz ' Para não se preocupar! ' e regala-nos com os seus planos para uma vida totalmente programada e artificial. Será uma melhoria tão grande sobre a vida natural, que foi tão sobrecarregado de bagunça e erro. A grama será substituída por relva, os corações serão substituídos por computadores.... Na verdade, tudo pode ser substituído, inclusive nós, por aquelas máquinas 'boas,' eficientes, obedientes, não nonunionized, completamente sem sonhos.(...)

O principal desejo do patriarcado tem sido controlar e reprimir a vida em direção a algum fim rentável, em vez de permitir que este se desdobramento ocorrer. Todas as revoltas genuínas e bem-sucedidas contra o patriarcado serão as revoltas espiritual-políticas unidas; e elas vão ocorrer com a inevitabilidade orgânica de desenvolver a evolução. É por isso que os grandes revolucionários políticos que acabam sendo mortos, assassinados por uma razão ostensivo ou outra, são, inevitavelmente, as pessoas que mais apelam ao espírito...

Precisamos de uma nova espiritualidade global - uma espiritualidade orgânica que pertence inatamente a todos nós, como os filhos da terra. Uma espiritualidade genuína que refuta completamente os sistemas patriarcal, manipuladora, as religiões mecanicista que procuram dividir-nos-que nos controle e nos oprimir, dividindo-nos com sucesso. Precisamos de uma espiritualidade que reconheça as nossas raízes terrenas como seres evolutiva e sexual, assim como precisamos de uma ontologia que reconheça a terra como um ser consciente e espiritual....
Estamos no ponto em que devemos evoluir ou morrer."

in Monica Sjöö e Barbara Mor, a grande mãe cósmica:



… As "Mulheres prosseguem subjugadas, condicionadas às ideias do Deus Pai, justificando a existência e sua co dependência de gurus/mestres, muitos visivelmente patriarcais, autoritários. E mulheres "espiritualizadas" q acham q basta parar de comer carne, deixar de tomar a pílula, falar namastê. Ando com uma pri disso tudo. Parece mais uma pantomima. Círculos q insistem na hipótese de mulheres com o masculino ferido quando é nosso feminino que sangra. E a constelação familiar anda se tornando uma técnica para imputar mais culpa, mas subserviência. Tipo: Vc tem q perdoar seu abusador, senão sua vida profissional não dará frutos, vc tem problemas com homens em função disso. Não sei se Bert Hellinger pensava assim mesmo ou é uma distorção do conceito. Tantas outras coisas. No fundo esse "novo" feminino espiritual é o mais do mesmo: manutenção do status quo, travestir de mulher selvagem Evas num espetáculo teatral e ilusório. Prefiro ficar em casa, nas minhas práticas solitárias, sem ritos, com a meditação, que é o que me faz mais conectar com esse feminino inominável, sem forma, mas que sinto na minha alma e é o q me faz ter consciência de mim, de quem sou."
Simone Abreu


Você disse tudo em poucas palavras e realmente expressa as minhas próprias duvidas e certezas quanto a esses movimentos espirituais incluindo as constelações familiares conduzidas por mulheres sem qualquer consciência de si tal como o não são nas outras esferas do dito "feminino sagrado" seguindo homens como mentores... Penso que tal como o feminismo em geral estes movimentos new age foram todas absorvidos pelo patriarcalismo de formas subtis e é exactamente como diz, a mulher faz assim o seu retrocesso ao querer curar a ferida do masculino quando ela não para de sangrar - essa é armadilha perfeita para manter as mulheres submissas ao Pai e o ao filho… fieis ao seus senhores. Acho isto assustador e fico muitas vezes sem saber se vamos conseguir ultrapassar esta mentira global a que as mulheres dão voz em nome de um Feminino que não dignificam nem conhecem ...grata pelo seu testemunho! Vou publicar o seu comentário...
Rlp

Sem comentários: