O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, abril 20, 2020

VAI SER DIFERENTE?




VIVEMOS UMA MENTIRA PERMANENTE

"Quando toda a gente mente permanentemente o resultado não é que acreditem nessas mentiras mas ninguém já acreditar em mais nada. Um povo que já não pode acreditar em nada não pode ter opiniões. Ele fica privado não somente da sua capacidade de agir mas também da sua capacidade de pensar e julgar. E com um povo assim, pode-se fazer o que se quiser." - Hannah Arendt

Neste momento, no mundo e na vida de cada pessoa ninguém sabe nada realmente do que se passa e onde está a verdade. Os fatos, as noticias e as estatísticas dos doentes e dos mortos amontoam-se de forma absolutamente vertiginosa e contraditória, o que é alarmante e ninguém já está seguro do que efectivamente se passa no mundo, nem nos países.  Parece haver uma urdidura, um complot mundial num sentido oculto que não se atinge nem se percebe o propósito disto tudo que está a gerar caos nas vidas das pessoas, a destruição das pequenas empresas e da economia, uma paralisia global e tudo confinado em casa.
Sim, o Vírus é perigoso, mas será mais perigoso do que qualquer outro vírus da gripe? São milhares de informações umas num sentido outras noutras… Já ninguém consegue acreditar em nada, mas  o medo perdura e faz estragos inimagináveis e a cada passo a cada dia. Eu só me pergunto porque será que cada país lida com a pandemia a sua maneira, uns de forma  radical, outros de forma controlada, outros de forma displicente…Não vou comparar os Países, a América ou a Suécia, Dinamarca, o Brasil ou Itália...e o G5? Que teoria é essa? Onde está a verdade?

A verdade para já é que há uma pandemia gerada pelo medo isso eu tenho a certeza, embora o vírus seja o mais perigoso, dizem os especialistas e desdizem-se, mas as televisões e as noticias só fazem alarmar e criar pânico e assim o mais grave disto tudo é a pandemia do medo que assola toda a gente e toda a gente, até pessoas as mais sensatas e bastante humanas, estão a virar paranoicas e agressivas, e começam a rejeitar os vizinhos ou os amigos com medo de serem contaminados…
Há quem prediga coisas muito boas para a Natureza que se está a regenerar, a poluição diminui e a Terra parece aliviada do pesadelo humano, mas não vai haver nenhum milagre e toda a gente se vai transformar e a Humanidade entrar nos eixos, e os velhos mitos de igualdade, paz amor e justiça, liberdade individual, se tornarem realidade… etc. ou se pelo contrário, o mais sinistro da humanidade está para vir, como a guerra e as ditaduras e a pobreza e a escravização dos que trabalham e os poderosos e ricos sempre no comando.
Para que lado tenderá a balança e o que virá depois desta crise estranha ninguém sabe...mesmo que eu quisesse sonhar com deuses e anjos e o Paraíso na terra, o peso desta realidade assustadora, a visível e concreta, não me deixaria. Eu tenho visto a besta humana a emergir à face da Terra. Mas quem me dera estar enganada e ver ainda a face do Anjo sobrepor-se ao terror que se anuncia…
Ah dizem-me, mas a solidariedade...existe…não duvido, mas vejo como as pessoas continuam a apreciar a mentira e a falsidade das suas relações. Preferem acreditar no impossível e nesta mascarada toda, do que caírem em si e verem o simulacro que criam de uma realidade forjada que nada tem a ver com o nosso mundo. Continuemos pois a sonhar com o que há-de vir mesmo contra todas as probabilidades...
Cantem e dancem...que o sonho é que comanda a vida... por mim, continuo a ser o "arauto da desgraça"... mas fiel a minha verdade!
rlp


"...os humanos gostam de se contar belas histórias. Os humanos não se amam, do mesmo modo que não amam as suas vidas frequentemente sem grande interesse por falta de coragem. Vivem como prisioneiros...dos seus medos, emoções, pulsões e chamam a isso “amor”. Então para sairem dessa angústia que tantas vezes os habita, preferem sonhar com gloriosas incarnações passadas, com vidas noutros planetas ou ainda que esta incarnação é a última de uma curta série, só para respirarem um pouco melhor sem saberem que esta ilusão os torna ainda e crescentemente mais aprisionados."(...)

ANNE GIVAUDAN,

Sem comentários: