segunda-feira, abril 12, 2021

O QUE É QUE É VERDADEIRO



"O neófito tem mais chances de alcançar um determinado modo de ser - por exemplo, tornar-se homem ou mulher - se antes se tornar simbòlicamente uma totalidade. Para o raciocínio mítico, um modo particular de ser é necessáriamente precedido de um modo TOTAL de ser. O andrógino é considerado superior aos dois sexos justamente porque encarna a totalidade e , portanto a perfeição."


M.Eliade



"Se uma a pessoa tem uma ilusão, uma fantasia, uma imagem, um conceito romântico da verdade ou do amor, então esta é a barreira que a impede de seguir adiante. Pode alguém investigar com honestidade o que é a ilusão? Qual é a sua origem? Estar a lidar com algo que não é verdadeiro não é o significado disso?
O verdadeiro é o que está a acontecer, seja aquilo que se pode chamar de bom, de mau ou de indiferente; é aquilo que está a acontecer. Quando a pessoa é incapaz de enfrentar o que acontece com ela mesma, vai criar ilusões como fuga a isso. Se a pessoa não quer ou tem medo de enfrentar o que está a acontecer, essa mesma fuga cria a ilusão, a fantasia para longe do que existe.
A pessoa pode evitar esse movimento, essa fuga ao que é verdadeiro? O que é verdadeiro? O verdadeiro é o que está a acontecer, inclusive as respostas, as ideias, as crenças e opiniões que a pessoa tem. Encará-las não é criar ilusão."

Jiddu Krishnamurti

Sem comentários: