O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, março 14, 2022

Mas são poucos os que buscam dentro de si...



"Muitos ainda procuram fora de si mesmos; uns acreditam na ilusão da vitória e do poder; outros, em tratados e decretos; outros, ainda, na destruição da ordem vigente. Mas são poucos os que buscam dentro de si, poucos o que se perguntam se não seriam mais úteis à sociedade humana se cada qual começasse por si, se não seria melhor, em vez de exigir dos outros, pôr à prova primeiro em sua própria pessoa, em seu foro interior, a suspensão da ordem vigente, as leis e vitórias que apregoam em praça pública."
C.G. Jung



NESTE ESPAÇO  EU SÓ PROCURO PESSOAS AFINS, e, EM ESPECIAL MULHERES CONSCIENTES DE SI.
Aqui  não busco amigas nem seguidoras, nem quero ensinar nada a ninguém. Apenas dizer o que penso e sinto. Quem estiver em sintonia comigo fico feliz, mas não quero estar em conflito com ninguém. Portanto agradeço que quem não tem empatia comigo nem com o que eu escrevo escusa de entrar em contenda comigo. Não quero ser indelicada nem ferir ninguém.
Por isso queria clarificar algo que só me diz respeito: não aceito o contraditório, já não estou interessada em especulações mentais, sejam elas de foro intelectual sejam de foro espiritual, nem me interessam as opiniões alheias, nem discuto o que eu escrevo. Busco afinidades e sim, concordâncias, pois não quero perder tempo em conflitos de ideias. Precisamente porque já não estou interessada em novas nem velhas ideias nem ideologias.
CADA PESSOA EM SI É LIVRE DE SE EXPRESSAR, para si mesma, dizendo a sua verdade, expondo as suas ideias e razões, mas não questionando a verdade alheia nem contrapondo teorias ou experiências contra terceiros.
Cada ser humano é original e livre em si mesmo de dizer o que sente e como sente em relação a si como individuo e as suas ideias, mas não tem que se servir das ideias dos outros só para contrapor e discordar e ser agressivo ou descarregar a sua furia sobre o outro que não entende e só quer discordar... ou afirmar-se!
Não quero anuência cega nem seguidismos nem que me digam amen... quero apenas pessoas em sintonia de alma e coração e que me acrescentem e não que me confrontem...não, não há necessidade disso, não por eu ser a detentora da Verdade absoluta, mas sou-o da minha! Respeito todas as pessoas e não comento nem imponho nada aos outros. AS poucas vezes que o fiz arrependo-me profundamente. Cada dia que passa percebo melhor que nada podemos fazer para mudar os outros e não serve de nada pregar aos peixinhos. Já disse que não tenho nada para ensinar, apenas fico contente se inspirar quem estiver no mesmo caminho. O resto é inutil.
Sim, prezo as afinidade electivas e a sincronicidade que exista entre pessoas, e falo principalmente das mulheres, e essa afinidade é que me traz estimulo, não as desavenças nem as ofensas nem os mal entendidos ou as agressões gratuitas. Sei que as minhas respostas as vezes são demasiado curtas e talvez pareçam duras, e por isso defendo o meu espaço como eu quero. Sou velha e já não tenho tempo a perder com divagações filosóficas e elucubrações mentais-espirituais. So peço que me respeitem como eu respeito o alheio. Mas não perco o meu sentido critico e analitico. Apenas não viso atacar ninguém pessoalmente, NUNCA!
rlp



ADENDA

Quando escrevo e reflito sobre os temas presentes no meu perfil não pretendo em momento algum afirmar ou ter certezas absolutas nem ser fundamentalista... Escrevo para quem quer entender e tenha essa afinidade comigo. Não busco seguidoras nem simpatias. Mas fico contente quando há ressonância e entendimento do que escrevo.
Não imponho nada do que penso, mas tenho um objectivo e uma via que é a minha e que não põe em causa a das outras pessoas. É VERDADE QUE ESCREVO SÓ PARA AS MULHERES, e sei que cada uma tem a sua visão e experiência de vida, o seu caminho, as suas escolhas. Mas gostaria que tomássemos em conta o que temos comum e o facto de estarmos todas vivas neste tempo e portanto empenhadas na nossa consciência de mulheres, e isso devia bastar para nos RESPEITARMOS e sermos honestas e humildes em perceber as outras mulheres sem arrogância, porque no fim de tudo, todas as nossas visões se deveriam complementar. Infelizmente a arrogância de muitas mulheres impede-as de aceitar as diferentes premissas e as diferentes visões sem ver o primarismo das suas atitudes de soberba em se julgarem detentoras da verdade. Ninguém ensina nada a ninguém, a aprendizagem é de cada uma, consoante o seu nivel de consciência e sinceridade. Não sou mestra nem guia de ninguém. Caminho como qualquer outra mulher passo a passo. Mas tenho um único foco, eu mesma como mulher!
E só refuto os meus pontos de vista quando são deturpados intencionalmente, ou quando são mal interpretados, mas nunca tento convencer ninguém daquilo que penso por isso não discuto opiniões nem discuto outras visões...a não ser por uma questão de honestidade quando sei da mentira ou da falsidade de alguns pressupostos... ou então se me ofenderem pessoalmente.
Rlp


Sem comentários: