O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, maio 25, 2006

Luandino Vieira recusa prémio Camões ou seja 50 mil euros…

HOMENAGEM AO HOMEM
(Porque raramente há homens para elogiar…)



Luandido é completamente despojado de bens matriais…” disse um amigo seu, e referiu-se ao autor premiado, dizendo que “ há muito que ele cortou o mundo à sua volta. Diz que já cá não está, que se despediu deste mundo e só fala com animais”…

Recusa este poeta a hipocrisia dos homens (e mulheres) que o promovem por razões políticas em vez de razões literárias e poéticas?
Ou recusa o poeta qualquer coisa dos homens que sabe falsos e hipócritas e prefere a Natureza Mãe e a companhia dos animais, esses sem dúvida mais verdadeiros e amistosos? …

Que exemplo extraordinário de um Homem que os Media vão concerteza denominar de “louco” ao pensarem nos 50 (ou 100?) mil euros…pelos quais eles fariam tudo até vender a alma ao diabo…

É bom sentir que há Homens que não se vendem ao sistema e se tornam incorruptíveis…
É bom saber que há ainda grandes Homens
Nem que para isso seja preciso deixar em vida este Mundo de mentira e vanglória… ou de glória fácil…

Sem comentários: