O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, maio 18, 2006

O QUÃO TERRÍVEL É AINDA NASCER MENINA NESTE MUNDO


ESTA É A CONSEQUÊNCIA DO QUE AS RELIGIÕES MASCULINAS E MISÓGINAS
ENSINARAM DURANTE MILÉNIOS A DESPREZAR O SEXO FEMININO:


Tão terrível quanto isso, foi assistir no programa da Oprah Winfrey uma denúncia sobre o que estava ocorrendo com bebês meninas na Africa do Sul. Homens contaminados com aids estupravam bebês femininos de menos de 2 anos para serem 'curados' da aids, pois acreditam eles que um bebê menina serviria de veículo para que toda a sujeira da doença deixasse o corpo deles passando, então a aids para o bebê e assim o homem se curaria da doença. Segundo a reportagem milhares de bebês sofreram esse tipo de abuso, algumas morreram e outras ficaram severamente mutiladas e ainda por cima contrairam a doença. Isso me fez pensar, como os homens podem mostrar seu desprezo pelas mulheres ao considerar que bebes meninas seriam 'lixeiras' para uma doença dos seus corpos...

Muito triste o seu post e esse programa. E não é só na Índia que isso acontece, na China a situação do tráfico de mulheres tb é alarmante. Quem irá defender as mulheres?

Um abraço, Igaci

i.b.v.b. | 17-05-2006 15:56:09

NOTA À MARGEM...

Penso muitas vezes em não publicar coisas tão drásticas como estas, mas o facto de muitas pessoas me acharem exagerada ou tendenciosa e de as mulheres ocidentais julgarem que chegaram a algum lado na sua emancipação ou que vivemos já num mundo civilizado, preocupando-se apenas com moda, estética etc., acabo por fazê-lo pois acho urgente que o mundo se aperceba que tudo o que acontece mum ponto do globo nos afecta a todos mesmo que não saibamos o que se passa...

Adenda

Estando ontem a falar a uma amiga destes casos ela disse-me já saber há muito tempo pois o ano passado quando esteve em Moçambique em casa de um amigo este acabara de despedir um empregado preto porque ele tinha vendido a filha de 3 anos para a Africa do Sul...

Sem comentários: