O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quinta-feira, novembro 30, 2006

"DESLIGA A TELEVISÃO E LIGA A TUA VISÃO"

Anónimo(frase escrita num muro na Parede...)

“Na era da informação, vocês são afastados das fontes naturais de conhecimento: Os vossos midia pertencem e são controlados por aqueles que vos querem ver entretidos e ignorantes.

Vendem – vos versões escolhidas da realidade e completamente ignoram outras. A televisão retarda o processo evolutivo e cria limitações, especialmente no caso das crianças, cujas primeiras impressões e imaginação desempenham um papel crucial na vida mais tarde. A televisão mantém-vos numa banda muito estreita de expressão emocional – basicamente caos e medo.

Aprende a observar como te sentes quando vês televisão. É uma forma de controlo de frequência que está a ser tremendamente acelerada pois o medo tem vindo a ser promovido de forma muito rápida em todo o planeta através da televisão.”


Traduzido e adaptado de
Barbara Marciniak, EARTH, Bear & Co., 1994
TODOS OS HOMENS SÃO MAIS OU MENOS INVEJOSOS;
OS POLÍTICOS SÃO-NO ABSOLUTAMENTE

E.Cioran

O Pântano do Poder
O ÚLTIMO REDUTO DA MENTIRA E DA DECADÊNCIA HUMANA É A GRANDE FARSA DA POLÍTICA EM QUE SERES HUMANOS SE PRETENDEM GOVERNAR UNS AOS OUTROS, JULGANDO-SE UNS MELHORES DO QUE OS OUTROS, MANIPULANDO LIVREMENTE "AS MASSAS" ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO…

A Televisão e os jornais, para quem quiser ver, são só um conjunto de APANHADOS, imperceptíveis às massas. Uma manobra controlada pelos interesses dos grupos que formam o Estado ou Partidos e nada mais. Basta ver os intocáveis e as suas manobras “sociais” e outras para que os políticos e amigos possam usufruir das vantagens das grandes reformas e grandes indemnizações sem nenhuma ética. É ver os palhaços do sistema, demagogos, jornalistas e os jogadores de futebol a publicar livros com direito a difusão em horários “nobres”, enquanto algum programa de interesse cultural dá à meia-noite…

O Governo, qualquer governo, só serve para se governar, para se promover, para se vangloriar, para depois colocar família e amigos e amantes - meninas e meninos tanto faz - e viver à conta do Estado e as populações que se amanhem na sua desgraça, miséria e ignorância, com fanfarras futebol e muita fé…

É só ver na TV, qualquer canal, a estupidez e a superficialidade, a mentira e a hipocrisia, a farsa contínua do jogo dos Partidos e as entrevistas…
Os seus discursos contraditórios e tantas vezes absurdos senão mesmo grotescos...

Há concerteza algum jornalista honesto por aí como há algum idealista que foi para a política por acreditar na fraternidade e igualdade etc. mas chegados lá, depois de sempre ou tal como ontem às escondidas, hoje às claras, sejam eles Governos socialistas, comunistas ou fascistas, todos entram na Pântano do Poder para de lá nunca mais sair. Todos os órgãos de informação acabam por servir os interesses do poder. Então, é ver sempre o mesmo filme a rodar. Os amigos e os parentes e todos os convergentes, administradores, directores e assessores, a alinhar na exploração e na alienação ou no “sacrifício” do Povo… Em nome deste ou contra este todos servem apenas os seus interesses: uns económicos outros de egos, nomes e famílias, grandes senhores da Banca e das esferas do dinheiro branco, ou os pobres, em eternos rixas de comadres mesquinhas e mediocres, a disputar lugares na Assembleia...
rlp

quarta-feira, novembro 29, 2006

LENA



"Tu és o pássaro azul e tu és o pássaro verde; tu és a nuvem que esconde o relâmpago, e tu és as estações do ano e os oceanos. Para além do princípio, tu estás na tua infinitude, e todos os mundos tiveram em ti o seu princípio."


OS UPANISHADES


"A ORAÇÃO NADA MAIS É DO QUE INSPIRAR E EXPIRAR
O ESPÍRITO DO UNIVERSO"


Hildegard de Bingen

Hoje estou neste estado de espírito...

O Mecanismo da Utopia


“Só as grandes dores, as dores inesquecíveis, desprendem do mundo; as outras, as medíocres, moralmente as piores, submetem-nos a ele, porque remexem os fundos da alma.”


“Só agimos sob o fascínio do impossível: o mesmo é dizer que uma sociedade incapaz de dar à luz uma utopia e de se lhe entregar se encontra ameaçada de esclerose e de ruína. A sabedoria, que nada pode fascinar, recomenda a felicidade dada, existente; o homem recusa-a, e só essa recusa faz dele um animal histórico, quero eu dizer um amador de felicidade imaginada.”



E.M. Cioran

terça-feira, novembro 28, 2006

"TEM CHOVIDO BASTANTE: INSUPORTÁVEL TEMPO.
NA NOITE DO QUINTAL, O SAPO CANTA.

SENTADO, ESCREVE E LEMBRA
IMAGENS QUE NÃO VIU."

HAI-KAIS - Jorge de Sena - IN 40 anos de servidão


"A ALMA ELA É O EIXO"

Não é um único caminho o nosso."O fogo alimenta o fogo" e outros virão continuar esta corrente incoercível. No meio do mar, do vento, do deserto, no meio das trevas, haverá um olhar cada vez mais intrépido!

Depois das lágrimas e dos membros delicados a água fecunda da secura, a raça dos homens e das mulheres. O ar muda de forma e a terra envolve as mil oferendas da destruição. Droga da dor e dos alimentos terríveis. Lei de um tempo privado de razão.
(...)

IN LUZ CENTRAL - Ernesto Sampaio


UM MUNDO PRIVADO DE ALMA, PRIVADO DO FEMININO, PRIVADO DE VERDADEIRA BONDADE; UM MUNDO SEM MÃE, SEM ADORAÇÃO, NÃO PODE TER AMOR NEM PAZ...

segunda-feira, novembro 27, 2006

“A MORTE É A CURVA DA ESTRADA.
MORRER É SÓ NÃO SER VISTO”

F.Pessoa



Burgueses somos nós todos
ó literatos
burgueses somos nós todos
ratos e gatos.


Mário Cesariny

Mário nós não somos todos burgueses
os gatos e os ratos que tu quiseres,
os literatos esses são franceses
e todos soletramos malmequeres.

Da vida do verbo intransitivo
não é burguês é ruim;
e eu nas nuvens vivo
nuvens! o que direi de mim?

Burguês é esse menino extraordinário
que nasce todos os anos em Belém
e a poesia se não diz isto Mário
é burguesa também.

Burguês é o carro funerário.
Os mortos são naturalmente comunistas.
Nós não somos burgueses Mário
o que somos todos é sebastianistas.

(...)
NATÁLIA CORREIA

PARA UMA VERDADEIRA CONSCIÊNCIA DO SER MULHER:


(...) "PARA EVITAR O DESASTRE, A MULHER TEM DE NOVO REENCARNAR A DEUSA
NA TERRA,
DE RECUPERAR COLECTIVAMENTE A MEMÓRIA DE QUEM É,
DE REAPRENDER A ARTE DE CURAR,
DE SE ASSUMIR DE NOVO COMO GUARDIÃ DO GRANDE ÚTERO FERIDO
QUE É A TERRA
DANDO AS MÃOS ENTRE SI PARA A TRATAR
RESTITUINDO-LHE A CAPACIDADE DE CRIAR " (...)

IN Os Portais do Tempo
de Antónia de Sousa
ed. ART-FOR-ALL


SÓ O ACORDAR DA SUA CONSCIÊNCIA PROFUNDA, O SEU DOM INATO, PODERÁ DAR LIBERDADE E DIGNIDADE ÀS MULHERES. TODAS AS LUTAS POR LIBERTAR ASPECTOS FRAGMENTADOS DAS MULHERES, CONTINUARÁ A DIVIDÍ-LAS EM SI MESMAS, DIVIDINDO-AS ENTRE SI
SEM LHES PERMITIR NUNCA ATINGIR ESSE DOM QUE REPRESENTA O SEU PODER INTERIOR!
SEM QUE AS MULHERES INTEGREM O SEU FEMININO SAGRADO, NADA PODERÃO FAZER UMAS PELAS OUTRAS NEM PELA HUMANIDADE, NOMEADAMENTE A TERRA, OS ANIMAIS E AS CRIANÇAS.
SERÃO SEMPRE E APENAS METADE DE UMA METADA E SEM ATINGIR A SUA DIMENSÃO ONTOLÓGICA.


>"O magnífico dom das mulheres com essa sintonia consiste em ver, ouvir, pressentir, receber e transmitir imagens, idéias, sentimentos com a velocidade de um raio.
A maioria das mulheres consegue sentir alterações, as mais subtis no temperamento de outra pessoa, consegue ler expressões faciais e corporais - sendo essa capacidade chamada de intuição – e, muitas vezes, a partir de uma infinidade de pistas minúsculas que se reúnem para lhe dar informação, sabe o que se está passando na cabeça dos outros. Para poder usar esses talentos selvagens, as mulheres mantêm-se abertas a todas as coisas. É porém, essa mesma abertura que a deixa vulnerável nas suas fronteiras, expondo-se assim a danos do espírito.(...)

NESSE SENTIDO UMA MULHER QUE LEVOU UMA VIDA TORTURANTE E NELA MERGULHOU FUNDO DISPÕE, SEM A MENOR DÚVIDA, DE UMA PROFUNDIDADE INCALCULÁVEL.
Apesar de ela ter alcançado essa profundidade através da dor, se ela tiver cumprido a árdua tarefa de se agarrar à consciência, ela terá uma profunda e próspera vida da alma e uma feroz crença em si mesma independentemente de eventuais hesitações do ego."


in MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS
DE CLARISSA PINKOLA ESTÉS

sábado, novembro 25, 2006

PAQUISTÃO



MANIFESTAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES...


Uma em cada três mulheres é alvo de violência na sua vida

Em média, uma mulher em cada três sofre de violência na sua vida, desde espancamentos a relações sexuais impostas ou outras formas de maus-tratos, segundo um relatório do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, divulgado em Outubro. Hoje é Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e realizam-se várias manifestações e colóquios em todo o mundo.
Violência doméstica vitima uma mulher francesa em cada três dias


IN PÚBLICO

E EM PORTUGAL, QUEM SABE AO CERTO???

sexta-feira, novembro 24, 2006

"O ciúme jamais está isento de uma ponta de inveja. Freqüentemente essas duas paixões estão confundidas."
...Jean de La Bruyère, ensaista e moralista francês


HOJE, EM VEZ DE ME DEIXAR DOMINAR POR UMA VONTADE DE CRÍTICA SOCIAL E POLÍTICA,RESOLVI ANTES ENALTECER OS GATOS...
ESTES ANIMAIS PRECIOSOS QUE SÓ QUEM OS TEM E AMA DE FACTO PODE PERCEBER O FASCÍNIO E A GRATIDÃO DE HAVER NO PLANETA SERES TÃO SUBLIMES QUE NOS ACOMPANHAM NO DIA A DIA.

SEI QUE HÁ ANJOS DA GUARDA...SEI QUE HÁ MESTRES, SEI QUE HÁ FONTES DE SABEDORIA E AMOR NO UNIVERSO, MAS A MINHA GRATIDÃO VAI HOJE TODA PARA OS GATOS PORQUE SÃO DIVINOS E VIVEM AO NOSSO LADO NUM CORPO FÍSICO E SOFRENDO A LOUCURA E IGNORÂNCIA HUMANA QUE SE ABATE TANTAS VEZES SOBRE ELES...



"Devo confessar que sempre vislumbrei em vós um toque do sagrado, porque não hesito em considerar-vos seres divinos, que eu não fui capaz de retratar com o talento nas telas e nos desenhos em que vos tentei eternizar. Sim, é verdade que vos escrevi cartas, sobretudo a Bimbo, já no fim da vida, e que não tinha sossego nos meus telefonemas sempre que me diziam que algum de vocês estava doente ou andava fugido. Isso nunca foi uma fraqueza minha e sim uma das principais manifestações do amor que consegui compartilhar com outros seres.

Ainda assim, alguns dos quadros de que mais gosto são precisamente aqueles em que vos reservei lugar, com títulos como O Gato e o Pássaro ou A Montanha do Gato Sagrado. Os gatos ajudaram tambem a fortalecer amizades com artistas e poetas que comungavam comigo esse amor e essa admiração irrenunciáveis. Foi o que aconteceu com Rainer Maria Rilke. Até isso eu vos fiquei a dever, tributo reservado a um pintor que tentou estar sempre à altura da vossa ternura e infinita capacidade de dádiva.

Agora que estou de partida, levo comigo a recordação do que vocês foram para mim e a convicção de que não teria sido o que fui, nem teria chegado onde cheguei, sem o vosso amparo e dedicação. No meu íntimo, sei que voltaremos a encontrar-nos, porque não pode acabar no perecível mundo material e terreno um amor como o nosso.

Eternamente vosso

PAUL KLEE
(in Amados Gatos de José Jorge Letria-Oficina do Livro)

Copiado do Mar ao Luar…

quinta-feira, novembro 23, 2006

AS PAIXÕES VÊM DO FÍGADO POR ISSO OS APAIXONADOS QUASE SEMPRE TÊM MÁUS FÍGADOS OU FICAM CEGOS…


"A dualidade sendo a causa da sexualidade - portanto a afinidade entre os complementos - é a causa do desejo que os homens chamam amor. O erro está em confundir amor, desejo e necessidade....
Fora dessas excitações sexuais produzidas pelas estações da vida humana e da Natureza, cada indivíduo é o joguete dos seus instintos particulares, que o fazem reagir sexualmente a certos gestos ou circunstâncias que lhes correspondem.

Estas características instintivas, inscritas no fígado, encontram a sua reacção no sexo e no cérebro, e estes que estão sempre ligados, dão-se mutuamente desculpas para explicar e satisfazer o desejo que daí resulta..."


IN A ABERTURA DO CAMINHO
Isha Schwaller de Lubicz
SÉGOLÈNE ROYAL

A FRANÇA PODE VIR A TER UMA MULHER PRESIDENTE
- FARÁ ELA A DIFERENÇA? NÃO NINGUÉM SOBREVIVE AO PÂNTANO DA POLÍTICA


Ségolène e nós
(…)
“Se o fenómeno Ségolène representa um pequeno terramoto numa paisagem política tão cristalizada como a francesa, as suas ondas de choque poderão repercutir-se por toda a Europa, como alguns comentadores internacionais têm feito notar. Não porque seja rigorosamente uma novidade uma mulher ocupar a liderança de um grande país europeu (a política britânica foi literalmente redesenhada por Margaret Thatcher e, na Alemanha, Angela Merkel tem mostrado, apesar das dúvidas iniciais e da sua actual crise de popularidade, uma firmeza e uma consistência que impõem respeito). O que é novo, em Ségolène, é a perturbação que ela introduz no seio da sua família política de origem - não foi esse propriamente o caso de Thatcher ou Merkel - e a frescura quase subversiva com que interpela as convenções de um mundo político moribundo, cada vez mais divorciado da realidade social e da participação dos cidadãos. Ora, esse problema não é apenas caracteristicamente francês - é também europeu. E, já agora, português.
(…) A política como "actividade inteligente"? Valha- -nos Ségolène!”


Vicente Jorge Silva
Jornalista – in D.N.



TONY ROYAL: Visita-se o site, que tem nome de creme para as rugas
( www.desirdavenir.org) , de Ségolène e está tudo arrumadinho: o que ela pensa sobre defesa, "democracia participativa " (uma vacuidade que se esgota nos orçamentos participados dos liceus), imigração, etc.
(…)
Mas é mulher, linda-flor de sorriso plástico e mamã certificada. Parafraseando o seu compatriota Malraux, Ségolène será ou o Blair francês ou não será
.

(blog Mar Salgado)

NOTA À MARGEM: …”desejar o futuro”- desirdavenir- cá no francês do burgo, lembra cosméticos e publicidade?
- Porque serão sempre as mulheres ridicularizadas?


OU SERÁ QUE A FRANÇA (E A EUROPA INTEIRA, NOMEADAMENTE PORTUGAL) NÃO ESTÁ A PRECISAR DE UM CREMEZINHO PARA AS RUGAS???

quarta-feira, novembro 22, 2006



"Feliz aquele que, para encontrar a sua "Imagem"
eterna, ousa queimar sem piedade os fantoches do seu passado."


IN A ABERTURA DO CAMINHO
Isha Schwaller de Lubicz
"Passar da oposição (sempre uma discórdia) para o paradoxo (sempre sagrado) é dar um salto de consciência. Esse salto transporta-nos através do caos da meia idade e dá-nos uma visão que ilumina os dias que nos restam."

"Só pode haver uma visão interior que faça a ponte ou que cure e suavize.

Isto é o que restaura e reconcilia os opostos e de os ligar em união outra vez, sobrepondo a rotura que nos tem estado a causar tanto sofrimento. Ajuda-nos a mudar da contradição - essa contradição dolorosa em que as coisas se opõem umas às outras -para o domínio do paradoxo, onde somos capazes de conviver simultâneamente com duas noções contraditorias e dar-lhes igual dignidade. Então, e, só então, há possibilidade da graça, a experiência espiritual de contradições trazidas a um todo coerente, dando-nos uma maior unidade do que qualquer uma delas. Dizer que é melhor dar que receber é uma entrega do mesmo tipo de erro que prova que dois é igual a três. Focalizar o aspecto religiosos sobre um par de opostos é um engano. Só o domínio da síntese vale o adjectivo.
Temos de restaurar a palavra RELIGIOSO/A restituindo-lhe o seu verdadeiro significado. Nessa altura reganhará o seu poder de cura. Curar, ligar, juntar, fazer ponte, voltar a juntar outra vez, estas são as nossas sagradas faculdades."

in "Owning Your Own Shadow"
de ROBERT A. JOHNSON - tradução de Aldegice Machado da Rosa

terça-feira, novembro 21, 2006

DA CONSCIÊNCIA INCORRUPTÍVEL...


CXXV

Se quiseres conquistar a solidão magnífica das estrelas e das flores, separa-te de todos os homens afasta-te de todas as mulheres. Não te entendas com ninguém. Não te inclines sobre nenhuma chaga nem participes em nenhum festejo...

Omar Khayyam


"SE queres colher a suave paz e descanço, discípulo, semeia as sementes do mérito nos campos das colheitas futuras. Aceita as dores de nascença.
Afasta-te da luz do sol para a sombra, para dares mais espaço aos outros. As lágrimas que regam o solo árido da dor e da tristeza fazem nascer as flores e os frutos da retribuição cármica. Da fornalha da vida humana e do seu fumo denso, saltam chamas aladas, chamas purificadas, que, erguendo-se alto, sob o olhar cármico, tecem por fim o tecido glorioso das vestes do Caminho."
(...)

in A VOZ DO SILÊNCIO
HELENA BLAVATSKY - TRADUÇÃO E NOTAS DE fERNANDO pESSOA


Em redor da Lua os astros
Velam seu branco rosto quando plena
Inunda de resplendor a terra toda.

OH estrela da tarde,
dos astros todos o mais formoso...


SAFO - FRAGMENTOS

Safo nasceu na ilha de Lesbos, pelos meados do século VII a.C., tendo vivido quase sempre em Mitilene, capital da ilha, onde provavelmente morreu. Era de família aristocrática, e parece ter estado exilada na Sicília, por ter feito parte de uma conspiração contra o tirano Pítaco. A sua obra, que os alexandrinos distribuíram por nove livros, foi implacavelmente destruída pelos cristãos nos séculos IV e XI, sob acusação de imoral. Os seus poemas de amor dirigiam-se frontalmente a mulheres, não sendo a heterodoxia das suas pulsões eróticas ignorada pela época, pois Safo vivia rodeada de raparigas, numa espécie de comunidade, onde se cultivava a poesia, o canto e a dança, completamente vedada a homens, e que tinha Afrodite por deusa tutelar. Dos onze ou doze mil versos que lhe são atribuídos, chegaram até nós apenas uma ode completa – invocação a Afrodite – e cerca de duzentos fragmentos provenientes de citações de gramáticos, retóricos e outros autores antigos, e de papiros descobertos no Egipto, em anos recentes, muito mutilados, quase sempre de decifração penosa, e muita vez conjectural. (do tradutor)

segunda-feira, novembro 20, 2006




Senhora...

Eu sou a tua coroa e o teu diadema,
A Rosa que se abre no meu peito
Quando o ar que pela tua boca respiro
Entra na minha e te beijo...

Amar-te mais não posso,
nem mais nada deste mundo anseio.

Porque és tu ó Deusa Mãe
quem desde sempre vive e respira
dentro do meu peito...


in "Antes do Verbo Era o Útero"
Rosa Leonor Pedro


“A Procura do Graal mistura-se com a Procura da Mulher. Aquele que encontra a Mulher, encontra o Graal. (...)
Mulher que segura a Taça, o Cálice ou a Pedra, essa mulher que é a Sacerdotisa de um culto do qual jamais conheceremos o verdadeiro significado."


Jean Markale

A MULHER É A VIDENTE PRIMORDIAL...

"A mulher é, assim, a vidente primordial, a Senhora das águas disseminadoras da sabedoria, oriundas das profundezas; das Fontes murmurantes e das nascentes, pois "o om pronunciamento primordial da vidência é a linguagem da água".Não obstante, a mulher também conhece o sussurro das árvores e todos os sinais da natureza, a cuja vida está tão fortemente ligada. O rumor das águas das profundezas é somente um aspecto externo do murmúrio interior do próprio inconsciente, que nela se eleva espiritualmente como água a um gêiser.

ELA É O CENTRO DA MAGIA...

Ela é o centro da magia, do cântico mágico e enfim da poesia,
pois a situação extática da vidente resulta de ela ser dominada por um espírito que irrompe dentro dela, o qual se pronuncia a partir dela,ou melhor, que nela se denuncia e se manifesta, em forma de invocação rítmica e intensa.
Ela é a fonte de onde Odin obteve as runas da sabedoria, bem como a Musa,
a origem das palavras que fluem do âmago do poeta e sua anima inspiradora.

Como força inspiradora ela pode se manifestar isoladamente, na forma tríplice que já conhecemos, e ainda num contexto plural indeterminado. As Cárites, as ninfas, as sereias, as musas, as três graças, as moiras e outras inúmeras figuras, são as forças melodiosas, dançantes e proféticas dessa mulher inspiradora e inspirada na qual o masculino, muito mais distante das origens, busca sabedoria quando impelido pela necessidade. E vezes e vezes seguidas, encontramos essa mulher mântica ligada aos símbolos do caldeirão e da caverna, da noite e da lua.

Com efeito, o caldeirão não é o só vaso da vida e da morte, da renovação e do renascimento, mas também da magia e da inspiração. O caráter de transformação que lhe é inerente passa pela decomposição e pela morte, para chegar à intensificação extática e ao nascimento do espírito eloquente, o qual conduz sob inspiração extática à palavra, ao cântico e à profecia, como sintomas do renascimento.

(...)
ERICH NEUMAN in "A GRANDE MÃE"

domingo, novembro 19, 2006

UMA VERDADEIRA ECOLOGIA SÓ É POSSIVEL PELA INTEGRAÇÃO DO FEMININO, TANTO NA MULHER COMO NO HOMEM



“O amor-sexualidade e o amor-espiritualidade são a emergência de uma mesma seiva da árvore humana, a dois níveis diferentes mas indissociáveis: o Eros.”

Annike de Souzenelle


Sei que o texto abaixo é longo de se ler...mas gostaria que o lessem na íntegra para melhor compreender o espírito que me anima nesta página...

Porque a Natureza, a Mulher, as Crinças, os Animais e quase todas as espécies precisam ser salvas da "besta humana".
Porque ...

"Eles tratam a Terra como a sociedade trata a mulher. Na minha opinião, a crise ambiental do Ocidente baseia-se em modelos de relacionamento."
Richard Levinton
HOJE MAIS DO QUE ONTEM…

Sendo mulher eu própria, muito deve estranhar o “vulgo” que eleja a mulher para o meu canto quer na poesia, quer na consciência que aqui partilho com outros seres todos os dias...O meu único fito é elevar a alma (a começar pela minha!) e o feminino por excelência quer na mulher quer no homem ao seu expoente máximo, sabendo que sem isso não chegaremos a nenhum lado e também sei que não será tarefa fácil nestes dias que correm em que se confunde tudo com genitalidade ou com a maior vulgarização do Eros e não se destinguem os sentimentos mais elevados dos sentimentos mais abjectos...

“Num mundo desnaturado que confunde genitalidade e sexualidade, depois sexualidade e e erotismo, o (verdadeiro) erotismo ou melhor a Erótica permanece reservada, hoje como ontem, hoje mais do que ontem, a uma elite. A Erótica não é este desespero que os humanos confundem com Amor quando eles lançam cegamente uma ponte sobre o seu próprio vazio, para não enfrentar a sua ausênica, em relação a uma imagem que eles próprios criaram sem disso terem consciência” (…)**

Eleger a mulher e fazer a sua elegia num cântico erótico-místico, procurando a dimensão do feminino sagrado e ao mesmo tempo denunciado o aviltamento a que ela foi votada no aspecto social e sexual e sendo ainda a mulher como é“Vítima da selvajaria, da brutalidade, do Horror sem nome da nossa Época",** e mais ainda ousar evocá-la na sua grandeza e beleza e ao mesmo tempo falar da sua realidade concreta, é facilmente razão para o sorrir escarninho de mal dizer ou de maldade gratuita tal como se viu, suscitar a mais banal das vulgaridades.

Sim, estes dias sem sentido ético, da mais completa alienação do ser profundo, em que só se vive e propaga uma sexualidade vazia e mecanicista, sei que não é nada comum, bem pelo contrário, evocar a essência do sagrado que a mulher em si transporta e mais a mais sendo eu própria mulher - em vez de denigrir o meu próprio sexo na outra mulher, como fazem em geral as mulheres - faça a sua apologia. Facto que leva a superficialidade do "senso comum" a confusões generalistas e para que não se confundam as dimensões, esclareço mais uma vez que faço a apologia da mulher na sua dimensão ontológica e do feminino sagrado e não exclusivamente da sua sexualidade, seja ela qual for ou por motivos de mera “preferência” sexual…
Porque:

“A erótica é um gesto sagrado fundamental, que não se ensina, que não se transmite, ele brota do mais profundo do SER, para além dos tempos, do Querer estendido em direcção ao Real”.**

Aqueles que não conhecem o Ser “Real”, o interior e o íntimo do seu ser, e portanto a dimensão da sua Alma (anima) não podem compreender o êxtase nem a contemplação nem a revelação do feminino sagrado.
“A mulher é por essência a animadora e a inspiradora,
É ela que faz jorrar a iluminação no coração do homem
E o homem tendo-se tornado consciente exprime-se como poeta,
Comporta-se como cavaleiro e age como Mago.
Mago-sacerdote que celebra um culto de que a mulher se torna Deusa.
A Mulher tornando-se ela, a sacerdotisa de um Deus
Que só pede abandono, liberdade e mistério.”**

Normalmente a mulher quando é elevada é considerada apenas a Musa para os poetas e a inspiradora, no dizer dos escritores…a Virgem para os católicos, a anima para os psicólogos, tal como refere o autor aqui citado.

Efetivamente assim foi durante séculos. Contudo, como mulher, pela minha própria experiência, relevo que é a mulher, como antiga sacerdotisa da Deusa-Mãe e não do Deus-Pai, não pede só abandono e mistério, mas é também a guerreira que aje e quer defender a vida dos dois lados do seu SER, e assumir o andrógino celeste que ela mesma é. A Deusa Mãe e a Amante Consagrada pela Deusa que a mulher esqueceu e anulou em si em função exclusiva do homem-deus-pai, quer como musa inspiradora, mãe de família ou dona de casa ou ainda a virgem no altar ou a prostituta na rua…

Agora, mais do que nunca, a Nova Sacerdotisa, a mulher emergente, “a mulher que vem do futuro”,*** não é já só o complemento do masculino, quer no plano prático quer o plano místico, mas também é chamada a realizar a sua própria complementaridade, aquela que une o yin e o yang em si mesma e pede um parceiro igual, não separando os dois lados de si mesma para viver apenas uma metade de si, e a outra reflectida no “outro” eternamente. Do mesmo modo que a mulher também o homem terá de assimilar o seu feminino interior e integrá-lo e não ser só activo e poderoso, ou “afemininado”, para que ambos os seres e o mundo ganhem com a dimensão do verdadeiro Eros filho legítimo da Deusa Artémis unidos pelo amor do Céu à Terra e à Natureza Mãe.

Para que assim faça sentido toda a criação e toda a criatura na sua unidade cósmica ou telúrica…
Para que o de cima seja igual ao de baixo, para que a não se separe a espiritualidade da matéria, nem o homem da mulher…

ROSA lEONOR PEDRO

**Thesaurus Magia de Valentin Bresle
**Citado In O LOUCO DE SHAKTI – REMI BOYER
*** Poema de Mariana Inverno


A MULHER QUE VEM DO FUTURO
(...)
Vem do futuro
Mas segue ainda pela orla dos finitos
Já impressora de desconhecidas ondas indeléveis cores
Na rota dos que ousam
recebê-la

Vacilo
Logo sou ela
Recuo
Já o não sou

Antiga companheira força latente
Amada mãe portadora da luz
Guardiã dos dias de ouro e de cristal
Anárquica regeneradora dos velhos caminhos
Madre excelsa mãe amantíssima
Fluxo rebelde cântico dos amanhãs
Desperta alba suave mensageira
Da mudança e do perdão
Porto de esperança útero original
Pátria dos poetas arcanjo das artes
Mãe da intrepidez padroeira dos audazes
Matriz do sonho
Fogo da terra barca divina
Dissipadora das trevas mãe corajosa
Vaga de clemência bálsamo dos párias
Rosa secreta estrela dos alvores
Princípio iniciático ao Sonho e aos arcanos
De todos
E por todos
Os saecula saeculorum...

Reinarás na Terra
Chamejante e pura
Pelo coração da liberta humanidade


Excerto do Poema de MARIANA INVERNO
- Janeiro de 1997

sábado, novembro 18, 2006

"Tal como um falcão ou uma águia, depois de voar impetuosamente sobre o céu, dobra as asas e desce voando até ao seu ninho, assim também o espírito do ser humano se apressa até àquele lugar de repouso onde a alma não tem desejos e o Espírito não vê qualquer sonho"
os upanishades




EU ONTEM NÃO SABIA QUE ERA "DIA DO MAR"...
E PERGUNTO COMO É QUE PODE HAVER UM DIA DO MAR E UM DIA DA MULHER E UM DIA DA MÃE...


é VERDADE QUE NÃO HÁ UM DIA DO HOMEM...
MAS TUDO O QUE O HOMEM REBAIXA E POLUI E DESPREZA OU MALTRATA E ATÉ MATA, TEM UM DIA MARCADO NO CALENDÁRIO COMO TEM O DIA DE NATAL...

ONTEM O MAR ENTROU POR MIM ADENTRO. COMO TODOS OS DIAS DE AGORA EM DIANTE E ME SURPREENDE SEMPRE E ESMAGA A SUA BELEZA A SUA FORÇA A SUA IMENSIDÃO...SÃO OUTROS OLHOS QUE VÊM...COMO ONTEM VI O ESPECTÁCULO FULGURANTE DO CÉU E AS SUAS CORES OFUSCANTES ENCANDEANDO-ME E FAZENDO-ME ACEDER A UMA NOVA DIMENSÃO DENTRO...
POR UMA GRAÇA INESPERADA DE VIVER MESMO EM FRENTE AO MAR E TER APENAS O MAR E O CÉU POR HORIZONTE!
aH!... E AS MINHAS VIZINHAS SÃO AS GAIVOTAS...

sexta-feira, novembro 17, 2006

LA MER, LA MÈRE
LA MAR... A... MAR...


queria falar do mar
gostava de ter dito algo como isto:
- foi o mar
que me fez começar a pensar no amor,
mais do que noutra coisa;
quero dizer,
num amor por que valha a pena morrer,
num amor que consuma uma pessoa.

(yukio mishima)
"SOMENTE UMA MULHER PODE SABER E FALAR DISSO"

A DEUSA INTERIOR


"Como é que um homem pode saber o que é a vida de uma mulher? A vida da mulher é muito diferente da do homem. O homem é o mesmo desde o momento da sua circuncisão até o fim de seus dias. Ele é o mesmo antes de ter conhecido uma mulher pela primeira vez, e depois. Mas o dia em que a mulher goza o seu primeiro amor divide-a em duas. Ela se torna uma outra mulher nesse dia. O homem é o mesmo depois do seu primeiro amor como era antes. A mulher é, a partir do dia do seu primeiro amor, outra. Isso continua para o resto da vida. O homem passa uma noite com uma mulher e vai embora. Sua vida e seu corpo são sempre os mesmos. A mulher concebe. Como mãe, é uma outra pessoa que a mulher sem filhos. Ela traz consigo o fruto da noite por nove meses no corpo. Algo brota em sua vida que jamais a deixará. Ela é mãe. Ela é e permanecerá mãe mesmo que seu filho morra, mesmo que todos os seus filhos morram. Pois em um momento ela carregou um filho sob seu coração. E jamais volta a deixar o seu coração. Nem mesmo quando está morto. Nada disso um homem conhece; ele nada conhece. Ele não sabe a diferença entre antes do amor e depois do amor, antes da maternidade e depois da maternidade. Ele nada pode saber. Somente uma mulher pode saber e falar disso. É por isso que não aceitamos que nossos maridos nos digam o que fazer. A mulher só pode fazer uma coisa. Ela pode se respeitar. Ela deve sempre ser como a sua natureza é. Ela deve ser sempre donzela e sempre mãe. Antes de cada amor ela é donzela, depois de todo amor é mãe. Nisso se pode ver se ela é uma boa mulher ou não."

(relato de uma mulher abissínia,
do livro 'A Deusa Interior', de Jennifer e Roger Woolger)

Encontrei em: http://anfibia.blog.terra.com.br/

quinta-feira, novembro 16, 2006

QUEM INVEJA QUEM E O QUÊ?



A SOLIDARIEDADE DAS MULHERES E
A EVOLUÇÃO DA SUA CONSCIÊNCIA AUTÓNOMA...


A 'Inveja do penis' é já por sí um conceito tipicamente misógeno... (que só funciona tendo por base a aceitação da possivel superioridade do mesmo e consequente inveja!)

NO PRINCIPIO ERA A MÃE:

'A superioridade natural das mulheres é um fato biológico. [...] mas, num mundo dominado pelos homens, onde a inflação do ego masculino dependeu da conservação do mito da superioridade do homem - seu significado não recebeu a atenção merecida.' '[..] a já calcificada idealização da maternidade distorce seriamente problemas complexos como os de violência física, abuso sexual e incesto perpetrados nas crianças pela mãe, ela própria vítima de um castrador processo de constituição de sua identidade de gênero'

in http://www.amulhernaliteratura.ufsc.br/artigo_cristina.htm (http://www.amulhernaliteratura.ufsc.br/)
Abraço, Rosa Leonor

Mais uma achega para 'a problemática do pénis' (rss): as pessoas intelectualmente mais questionadoras sempre desconfiaram que certas teorias de psicanálise não eram inocentes e pretendiam manter o poder do lado conveniente s/ o respaldo de um academecismo que não resiste a uma observação isenta e lúcida:
'Dada a ênfase de Freud na inexorável força do complexo de castração [...] a mulher seria um ser de todo superior e autônomo, completa em si mesmo, sem nada a perder ou ganhar. Ambas as possibilidades são ameaçadoras para os homens. A teoria da sexualidade feminina e da inveja do pênis é um modo de controlar a mulher: quanto mais a mulher inveja o pênis masculino, mais certo é que o pênis está intacto, que ele é deveras um "equipamento superior". A inveja que a mulher tem do pênis tranqüiliza o homem quanto à sua sexualidade ' 'desse modo sua teoria trabalha para validar, como uma necessidade histórica, a depreciação das mulheres e a autoridade dos homens. '

(http://www.rubedo.psc.br/Artlivro/insinver.htm)

marian | 15-11-2006 20:43:29

OBRIGADA PELAS SUAS ACHEGAS MARIAN!
E AINDA À LU!

A mente em certos homens parou no patamar sexual e como tal usam o pénis como se fosse um troféu ou uma qualquer ilusória superioridade. Assim subir ao coração e aspirar aos mais altos fins é uma missão impossivel de alcançar. A sabedoria não está ao alcance de todos muito menos a quem tem o coração fechado pela arrogância e pelo despeito.

um abraço lu


lu | 15-11-2006 21:32:05

quarta-feira, novembro 15, 2006


"A mente devia ser mantida no coração enquanto não alcançar o Mais Alto Fim. Isto é a Sabedoria, e isto é a libertação. Tudo o mais não passa de palavras."
OS UPANISHADES

Se fosse coerente comigo não voltaria a escrever uma palavra!
JÁ COMEÇARAM OS ATAQUES MACHISTAS...

A fórmula portuguesa e machista é sempre o insulto à mulher!
E se esta não for p...é lésbica...
A não ser que seja deputada ou jornalista...


Não querendo ser mau, mas além de propaganda feminista disfarçada... a mulher tem tanto de divino como o Homem. Este blog demonstra o comum em grande parte encontrado em lésbicas: inveja do pénis. Impressionante, no novo milénio são as mulheres que degradam a sua propria imagem (rockstars pela exposição, lésbicas pela parvoeira)

*um anónimo da nova era | 15-11-2006 13:52:21

Pode ser mau à vontade e destilar a sua raiva. As considerações desta espécie já as sei de cor e salteado...A sua vingança é de chinês...e ainda por cima tão machista que não duvida dessa tremenda banalidade que é a inveja do pénis em vez da inveja secular que os homens têm dos seios e do útero - por isso se travestiam; e se ler os autores consagrados - e não esses manuais do novo milénio - saberia que a Mulher é iniciada por natureza e pode iniciar o homem (mesmo sem pénis...)

Quanto a Lesbos, tenho pena mas não sou de lá. Nasci por cá e gosto pouco de esteriótipos. Tenho grande admiração por Safo, mas menos pelas mulheres que se intitulam "lésbicas" porque estão muito longe da poética e da Musa que foi Safo...

Os homens sim gostam muito de se servir (passo o termo) das mulheres, até das velhas só para gozar com a idade sem qualquer respeito...Há imensos Blogues de homens a fingir serem mulheres... Mas fui eu certamente que me me armei em esperta ao defender as mulheres velhas da vulgaridade no seu Blogue.
Quanto ao rock, seu menino máu, nunca foi o meu género.

Do novo milénio senhores, anjos e afins só clichés e títulos, no vosso caso...Pois o respeito pelos outros na nova era seria a mais apreciável das qualidades e você não a tem. Eu não quero saber dos vossos conceitos fálicos com que medem tudo. Eu falo de Mulheres e Deusas que você nem sonha que existam. E se calhar até nem gosta das mulheres sejam elas de que idade for. A misoginia está tão arreigada na vossa vida que nem os anjos vos valem.


rosa | Email | 15-11-2006 15:12:23
"NÃO SOU FEMINISTA; SOU ANTROLOGICAMENTE LÚCIDA"
aNA h.

Considerando um comentário recebido hoje...

Realmente sei que é difícil conceber os aspectos da evolução do ser, seja da mulher seja do homem, em termos concretos ao nível da evolução da sua consciência pessoal, social e psicológica e abranger em simultâneo ou em paralelo os aspectos de uma consciência cósmica mais elevada comum aos dois seres...


As ambições femininas de igualdade são legítimas e um direito de civilização... mas misturar isso a um sincretismo pseudo-esotérico sem sentido é hilariante!

Lord of Erewhon | Email | Homepage | 14-11-2006 21:47:13

A COQUELUCHE DA BLOGOSFERA NACIONAL DIZ ASSIM:
E eu, claro, cada vez com menos pachorra para os esoterismos feministas. Porque já não há cú para tanta estupidez sobre a verdadeira natureza da mulher.
Um beijo enorme, Paulo, e obrigada pela página.


E também escreve assim:

Querido Blogue,
Se os gajos ficassem grávidos o aborto não estaria penalizado. Aliás, em cada cidade, aldeola, escola ou paroquia haveria um centro de distribuição de preservativos, uma clínica de apoio psiquiátrico a adolescentes abortadores, dezenas de maternidades queriduchas e bem cheirosas, um ginásio gratuito para parideiros com complexo de gordos e aconselhamento confidencial e eficaz a grávidos que pretendam dar as crias em adopção. Se fossem eles os que vomitassem e ficassem com os pés inchados, os nervos perdidos e as mamas a rebentar durante nove meses ninguém os obrigaria a trabalhar a partir da semana trinta de gestação, os cremes e os sutiãns custariam dez por cento do valor actual, as aulas de preparação pós-parto estariam subsidiadas pela Segurança Social e ninguém se sentaria nos sítios reservados dos transportes públicos. O Estado inauguraria creches impolutas cada semana, o horário de trabalho estaria condicionado ao bem estar familiar e os filhos não estariam entregues aos Morangos com Açúcar. E se os gajos precisassem de abortar nunca se colocariam questões morais, religiosas, intestinais ou políticas que os impedissem de o fazer, nem se falaria dos grávidos como vítimas ou de abortadores como criminais e muito menos se resolveria a legalização do aborto via referendo popular.
Mas somos nós as que engravidamos. E mais uma vez somos vistas como o objeto da compaixão masculina, tratadas como simples portadoras de uma vida que só a eles parece importar. Porque para eles se abortamos é porque somos umas psicopatas que estamos dispostas a arrancar um feto inútil das entranhas, ou então umas débeis sociais, umas taradas da modernidade, umas bestas sem sentimentos, umas cabras de perna aberta, umas coitadas que não sabem bem o que precisam. Para isso estão eles, para evitarem que nos portemos mal. Porque somos só mulheres.


por rititi @ Terça-feira, Outubro 17, 2006 - 11 comentários


Porque hay que tenerlos!
Imagem de luxe com legenda…

É ela que o diz e mostra que os tem e assim prova conhecer bem a “natureza da mulher” e por isso não precisar óbviamente de esoterismos…
e assim dito até os homens acham muita piada...

terça-feira, novembro 14, 2006

o salto quântico

O GRANDE MITO DO AMOR E A NOVA LINGUAGEM...

O grande mito do amor consiste em que estás convencido de que podes amar alguém, alguma coisa, ou pelo menos, a ti mesmo.
Ninguém pode amar outro; tu não podes amar-te a ti mesmo, nem amar outras pessoas!
Sabes porquê? - Porque o amor não é um «fazer» mas um «permitir ser»!
A energia a partir da qual o Universo está construído possui, em si mesma, uma qualidade: um deleite de ser. Trata-se da aceitação do direito de todas as coisas serem o que são, da alegria da expressão de todas as coisas, à medida que desfrutam do seu direito de ser.
Todos os seres provêm da Fonte e, por isso, têm o direito divino de expressar a sua divindade, tal como todos os seres têm o direito de desfrutar das expressões dos demais.
Assim é porque, na verdade, todos são um só... ainda que engenhosamente disfarçados para darem a sensação de estarem separados. Aceita-res esta satisfação de te exprimires, assim como o deleite de ver os outros a fazerem o mesmo, é uma experiência maravilhosa, e que constitui aquilo a que eu chamo «amor».
No entanto, não se pode «fazer» satisfação ou deleite; só se pode permitir que assim seja e deixar que isso inunde o ser completamente, como qualquer outra emoção. E, de facto, esta emoção não está condicionada por aquilo que o outro ser possa fazer; baseia-se em conhecer e experimentar a divindade que há nele.

(...)
in: MANUAL DE ASCENÇÃO

SERAPHYS BAY

segunda-feira, novembro 13, 2006


Agilkia. Ilha para onde o templo de Ísis foi trasladado.

ESTAR GRATA

"Aquele que souber, como uma criança ou ser original, deixar-se envadir pelo sopro vivificante e concentrá-lo no seu coração como um sábio, terá encontrado o segredo de uma fonte de vida.

A alegria é um tesouro de força incalculável.

A alegria, multiplicada pelo Reconhecimento, torna-se um centro de atracção para as forças anímicas benfeitoras; as suas ondas de natureza quente e altruísta, atraiem as ondas da mesma natureza; da mesma maneira que a tristeza atrai ondas maléficas e influências malsãs."
(...)

A VERDADEIRA DÁDIVA

"A Dádiva, no sentido humano mais alto, é um gesto de abnegação do Eu em favor de outro;a Dádiva, no sentido sobre-humano, é a fusão do Eu no Si."


IN "A ABERTURA DO CAMINHO"
- Isha Schwaller de Lubickz

sábado, novembro 11, 2006


"Radiosa, Ardente e Querida Amiga Cósmica, emanada da Grande DIVINA ALMA; tão encantadora e toda ela Graça, Gosto e Sensibilidade requintados, eis-Te aqui caída, Tu também, Vítima da selvajaria, da brutalidade, do Horror sem nome da nossa Época"(...)

Alberto-Louis Caillet

OS DOIS HEMISFÉRIOS...
(…)
"Sobre os dois hemisférios cerebrais, as ciências dizem-nos isto: “O hemisfério esquerdo é sobretudo verbal, lógico, analítico e científico, enquanto que o hemisfério direito é mudo, espacial, analógico, sintético e artístico, O hemisfério esquerdo rege a orientação no tempo, o hemisfério direito no espaço…”
(…)
O saber adquirido pelo exterior e que exige um grande esforço de memorização é obra do cérebro esquerdo; o conhecimento adquirido pelo interior e imediatamente memorizado em cada célula do corpo que ilumina é obra do cérebro direito.(…) a palavra como representação simples de uma coisa é o cérebro esquerdo, mas a ressonância dessa palavra no Verbo que funda a coisa expressa, é do cérebro direito. A entrada na ressonância onde se inscreve toda a música do Verbo é obra de amor.
(…)
A mulher realmente mulher, iniciada nos mistérios do amor e da maternidade, nos da sua “carne” seja qual for o grau do eros verdadeiro onde são vividos, engendra em si mesma os espaços alados do Espírito! Pelo seu hemisfério direito aberto na aurora da sua vida, ela não parece perder totalmente o contacto (com a sua alma); mantém-se tão sensível ao outro lado das coisas, tão rebelde ao seu encerramento nas prisões do racional, tão prostrada quando se sente amarrada pelas algemas da lei! Quando a masculinização das escolas a não deformou…

Mas a verdade é que ela está hoje tão deformada!"

in “O FEMININO DO SER
Para acabar de vez com a costela de Adão”
Annick de Sousenelle

sexta-feira, novembro 10, 2006



A CHINA TEM KUAN YIN - A SENHORA DA COMPAIXÃO
E TEM O FENG SHUI...E TEM O YIN E O YANG...




A China de hoje nao é igual à china de ontem. A China de hoje é capitalista e explora milhoes de pessoas assim como a Rússia de hoje. A China dos provérbios e da sabedoria popular e da agricultura foi substituida pelas tecnologias bizarras, pelas misses e por desenhos animados que fazem referencia às mitologias mas misturam elementos modernos e violencia. A China de hoje não foi a China que She, ou Ayesha "a que deve ser obdececida" do Rider Haggard sonhou: uma cultura milenar que espalhar-se-ia por todo o mundo com os seus conhecimentos de alquimia, fraternidade e eterna juventude(nao a eterna juventude das operações plásticas, claro!).

Para muitos o Oriente era o paraíso...


andré | 10-11-2006 14:30:33

OBRIGADA ANDRÉ POR ME LEMBRAR...
"Ama-me quando eu menos merecer,
pois é quando eu mais vou precisar...."

(Provérbio Chinês)

Verdade, mas não creio que seja um provérbio chinês...como não creio num banalíssimo poema que anda na Internet atribuído a Fernando Pessoa...Há muitas fraudes na internet, muitos plágios e roubos e abusos, mas nada como comer cobras e lagartos, cães e gatos...

Os chineses eram sábios, tinham Confúcio e Lau Tsé, mas hoje são o quê? Não sabemos...não expressam nada os seus rostos, não nos olham nos olhos, e matam a torto e a direito...Será um povo diferente, uma raça inumana? Não me constam relatos de amor humano ou paixões assolapadas...tirando a Madame Baterfly que era um travesti...Porque as mulheres, essas, andavam de pés amarrados numa tortura constante em nome do recato...e hoje são presas ou admoestadas se têm mais de um bebé...

HOJE TEM MERCADO NEGRO(OU VERMELHO)DE MULHERES...

A sua arte, quando era Arte era requintada e os seus valores elevados, talvez até os seus sentimento e por isso nem os compreendemos, mas hoje...são uma massa uniforme que como formigas invadem o Planeta silenciosamente...e nós, sem darmos conta de nada já comemos arroz chau-chau...(arroz de cão?) e tudo começa assim. O quê não sei...
Não, não sou "racista" nem tenho medo da invasão chinesa, tenho antes curiosidade imensa desta mesma raça tão diversificada que somos todos nós...

rlp

OS REGIMES COMUNISTAS E TOTALITÁRIOS CONTINUARAM A DEGRADAR A MULHER:


>China - Centenas de milhares de chinesas pobres são vendidas anualmente no mercado negro, principalmente para desempenhar o papel de “noivas”.Desde o ano passado, o governo vem implementando uma dura campanha contra o tráfico de mulheres, divulgando amplamente os casos de prisão e de execução para os envolvidos. Mas o “comércio”, embora tenha sofrido um abalo, ainda prospera nas áreas rurais. O motivo é que, para cada 100 mulheres, existem mais de 120 homens, já que os casais, que preferem ter meninos, praticam abortos quando o feto é do sexo feminino ou abandonam as meninas recém-nascidas.
O saldo é que para cada 100 homens que se casam, 20 têm que recorrer a medidas extraordinárias para encontrar mulheres: uma das formas é comprá-las.
Essa triste realidade também reflete o status social extremamente baixo das mulheres.
A maior parte dos raptos ocorre quando mulheres jovens e com baixo nível educacional deixam as suas cidades de origem em busca de empregos mais rentáveis.

quinta-feira, novembro 09, 2006

A NOSSA PEQUENA CIVILIZAÇÃO...



AINDA A "MODA" E O CINEMA E AS ESTRELAS...
eLE É AMERICANO ELA DA aNTÁRTIDA...?


Ainda que eu jamais tivesse adivinhado o irreparável., uma olhadela à Europa bastaria para me fazer estremecer. Preservando-me do vago, ela justifica, atiça e adula os meus terrores, e desempenha para mim a função atribuída a cadáver na meditação do monge.
No seu leito de morte, Felipe II mandou chamar o filho e disse-lhe: Vê como tudo acaba, até a monarquia.”
À cabeceira desta Europa, não sei que voz me adverte: “ Vê como tudo acaba, até a civilização.”

Se a força é contagiosa, a fraqueza não o é menos: tem os seus atractivos; não é fácil resistir-lhe. Quando os débeis são legião, enfeitiçam-vos: com que meios lutar contra um continente de abúlicos? Sendo de resto a falta de vontade uma coisa agradável, as pessoas entregam-se-lhe de boa vontade. Nada mais suave do que do que arrastarmo-nos atrás de dos acontecimentos;
(…)

In A TENTAÇÃO DE EXISTIR
E.M.CIORAN
A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM MODA…


A VOGUE-VANITY, DIZ TUDO…


“Numa época de tensão, em que o mundo tenta desestimular a violência policial, que tem vitimado muita gente - como o brasileiro no metrô de Londres - a Vogue italiana resolve glamourizar a violência contra a mulher, dessa vez colocando-a debaixo das botas de policiais truculentos... a série de fotos é denominada "Estado de Emergência". Impressionante!
Mais uma peça pra nossa coleção de campanhas que só fazem envergonhar os produtos que pretendem vender. “


TIRADO DE: http://www.sindromedeestocolmo.com
A NOSSA PEQUENA CIVILIZAÇÃO




Quase todas as jovens da média-burguesia (onde esta ainda exista...) sonham ser "modelos" dos "grandes costureiros"...para isso obrigam-se a passar fome, OUTRAS A VOMITAREM O QUE COMEM!

...As crianças do Biafra e do Darfur precisavam tanto de ter QUALQUER COISA que comer...



... VIVEMOS TODOS ENTRE O "SIM" E O "NÃO"...
ENTRE A ESQUERDA E A DIREITA,
ENTRE OS RICOS E OS POBRES
ENTRE O CINEMA E A TELEVISÃO...

SIM,

NESTES ÚLTIMOS TEMPOS

Nestes últimos tempos é certo a esquerda fez erros
Caiu em desmandos confusões praticou injustiças

Mas que diremos da longa tenebrosa e perita
Degradação das coisas que a direita pratica?

Que diremos do lixo do seu luxo – de seu
Viscoso gozo da nata da vida – que diremos
De sua feroz ganância e fria possessão?

Que diremos de sua sábia e tácita injustiça
Que diremos de seus conluios e negócios
E do utilitário uso dos seus ócios?

Que diremos de suas máscaras álibis e pretextos
De suas fintas labirintos e contextos?

Nestes últimos tempos é certo a esquerda muita vez
Desfigurou as linhas do seu rosto

Mas que diremos da meticulosa eficaz expedita
Degradação da vida que a direita pratica?


Julho de 1976

SOPHIA DE MELLO BRYRNER

quarta-feira, novembro 08, 2006

EM QUE PENSAM AS FÚRIAS?



RESPOSTA A DUAS LEITORAS...

Uma coisa é a Missão de Portugal e o acordar de uma consciência profunda, outra coisa é esta realidade que nos avassala...Se olharmos para o país e para o mundo e através dos mídea então só veremos a grande miséria e o caos, mas se olharmos para dentro de nós e apostarmos em crescer individualmente, recuperando uma integridade e uma liberdade que nos foi tirada, já estamos a fazer alguma coisa pela Terra Mãe.

Fora de nós é complicado mudar as coisas porque as mentalidades é que têm de mudar. Não aconteceu nas verdadeiras revoluções que praticamente em nada beneficiaram as mulheres (elas permaneceram divididas entre a santa e a prostituta, lutando entre si pela posse do macho ou do senhor!)ou muito relativamente. E a “revolução de Abril”, a dos cravos, não trouxe nada para as rosas...na verdade não mudou nada de essencial nem estrutural no nosso país, pois as desigualdades e a ignorância, o atrazo económico, a mediocridade, a mesquinhez tão popular, a intriga política - veja só a miséria dos partidos e os seus líderes - é quase a mesma (com a face exterior lavada pelas dívidas à Banca) e no entanto as leis apareçam escritas há décadas…

Há que denunciar o sistema patriarcal em si e não apenas os sistemas económicos e as suas injustiças, embora todos eles na verdade apenas sirvam o interesse da Economia e exclusivamente quem tem dinheiro. Mesmo que mudem “as moscas”… Não há sistemas alternativos para as mulheres dentro do patriarcado, ele não vai mudar sem que a mulher mude primeiro dentro de si mesma! Somos nós que temos de mudar e uma a uma paulatinamete dizer às outras mulheres como se passa dentro de nós, se a mudança for real, porque a mulher pode ter acesso a uma fonte de sabedoria inata e a uma força transformadora e aí sim talvez um dia a Consciência inata das mulheres tenha a força catalizadora para rebentar as grades invisíveis que a amarram e possam então equilibrar o eco-sistema do Planeta...

Toda esta subserviência que fala, miséria e injustiças é mais ou menos igual para a mulher no mundo inteiro, mas nós podemos, acredito, uma a uma modificar a nossa vida primeiro e depois a das outras mulheres, à medida que nos tornemos nós mesmas conscientes daquilo que somos intrinsecamente, lutando sim contra o preconceito e o medo, os tabus e a inércia, compreendendo tudo o que esteve em jogo na história da humanidade e do que nos foi tirado de valor e de liberdade pelos homens, mas principalmente pelas religiões ao longo dos séculos.

Penso e temo que lutar contra um sistema ou uma religião não nos sirva de nada...eles não mudam, sejam socialistas, comunistas ou fascistas...as mulheres sempre ficaram para trás. Eles não sabem nem podem mudar porque são fruto do seu sistema, e como estão “por cima” não querem perder esse direito milenar…
Quanto a mim, como digo atràs, só a consciência individual e a integração do verdadeiro feminino em cada mulher (e em cada homem) pode ajudar a libertar a mulher e salvar as crianças do predador.
Nós não temos voz e mesmo que falemos a sua língua - em assembleias ou partidos - eles não nos dão ouvidos. Só a união e a solidariedade das mulheres entre si podia mudar alguma coisa, mas vejam, as mulheres continuam desunidas e a lutar umas contra as outras para sobreviverem e serem aceites no sistema que em si é contra elas...
Quanto a Portugal perdeu a sua essência quando perdeu o respeito pela Mãe...Talvez desde o início...
RLP
O MONSTRO à solta…
A linguagem avança mascarada...



"Neutralidade e má qualidade"

“Infelizmente, a distinção entre masculino e feminino não permitirá, em caso algum, acabar com o patriarcado, na medida em que o monstro teve tempo suficiente para criar raízes e prosperar na cultura, na economia, nos cérebros e nos sexos. Contudo, permitirá pelo menos descrever a realidade, dizer a verdade, legitimar a palavra das mulheres.
Neste país, existe um problema grave de mentalidade sexista, mas não se pode falar nisso, porque as palavras traem e prevertem a realidade.
Porque a linguagem avança mascarada, porque a linguagem serve de folha de parra, e nunca este termo foi tão bem utilizado. Esta folha de parra é muito útil para a ordem estabelecida. Tal como já dissemos, os nossos académicos realçam, muito a propósito, que o francês contempla o caso neutro, contràriamente ao alemão ou ao inglês. Esta observação é muito subtil. No entanto, existem expressões que não permitem identificar o sexo do sujeito: são fórmulas neutras. É estranho que estas fórmulas não sirvam para descrever tudo o que se refere ao poder ou ao prestígio. Neste caso masculiniza-se ao máximo.Também não serve para descrever os grandes feitos das mulheres. Mas são sistemticamente utilizadas para dessimular os delitos dos homens. A língua é uma ferramenta ideológica, uma ferramente utilizada contra as mulheres como uma arma carregada, mas também para proteger os homens, os queridinhos do sistema.”(…)


Vale a pena ler o livro:
TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS…MESMO AS MUHERES
De Isabelle Alonso

(notícias ed.)

terça-feira, novembro 07, 2006

“A mulher é por essência a animadora e a inspiradora,
É ela que faz jorrar a iluminação no coração do homem
E o homem tendo-se tornado consciente exprime-se como poeta,
Comporta-se como cavaleiro e age como Mago.
Mago-sacerdote que celebra um culto de que a mulher se torna Deusa.
A Mulher tornando-se ela, a sacerdotisa de um Deus
Que só pede abandono, liberdade e mistério.”


Thesaurus Magia de Valentin Bresle
Citado In O LOUCO DE SHAKTI – REMI BOYER



"(...) a missão de Portugal -
cuja essência não é de subserviência, injustiça e miséria, mas de fraternidade, espiritualidade e universalidade.

Parte desta tarefa de cidadania activa cabe às mulheres que, ao tomarem consciência do seu poder ou energia interna, a shakti da tradição indiana, se autoconhecem como Espírito e vivem o coração como orgão de conhecimento directo intuitivo e de irradiação energética. A mulher, na sua capacidade de amar e de despertar o amor, de gerar vida, de educar, de harmonizar o trabalho e as relações, de amar a Natureza, de se abir a Deus, melhorará a qualidade da consciência e da vida dos portugueses (...)".


in Borda d'Água 2007
by Pedro Teixeira da Mota

Tirado de: http://sacerdotisasdelys.blogspot.com/

A poesia que se acerca da oração é superior não só à oração mas também à própria poesia."


EMIL CIORAN

segunda-feira, novembro 06, 2006

LIBERTAR A VOZ ANCESTRAL DAS MULHERES

Mesmo sem me manifestar através dos comentários eu nunca deixo de ler seu blog, Rosa! Aliás, todas as vezes em que eu entro na internet, sua página é a primeira que eu abro e leio com muito prazer e que me faz acreditar que um dia as mulheres superarão todas as barreiras e enfim conquistaremos o nosso verdadeiro lugar. Um grande abraço,
Igaci

i.b.v.b. | 06-11-2006 11:17:22

É verdade, minha amiga, que estando você aí tão longe e eu aqui no velho continente, neste canto quase obscuro que é Portugal traíndo-se na sua missão cada dia que passa, me possa ler e as suas palavras chegarem a mim com toda a rapidez...

Nunca pensei na minha vida em termos de ter fama ou muito dinheiro, mas gostava de algum modo que a minha voz se tornasse audívil e acessível a todas as mulheres do mundo...Com dinheiro faria isso concerteza e a fama permitir-me-ia chegar mais longe no meu intuito de libertar a Voz ancestral da mulher, silenciada pelos patriarcas há milénios...

NO CORAÇÃO DAS MULHERES, A DEUSA LIGA-NOS

A UMA CORRENTE DE ENERGIA VIVA


Olá, adoro o seu blog, existe algo nas suas palavras que desperta em mim reacções de empatia consigo. Não sou uma intelectual, leio apenas os livros que me dizem alguma coisa, com qual possa crescer interiormente. Não gosto de ler o que as pessoas escrevem apenas porque são escritores classificados como os melhores, ou os mais intelectuais, ou os mais inteligentes... Gosto da força das sua palavras, porque sou mulher, mas uma mulher que viveu sempre experiências limitantes, não consegui desenvolver o meu potencial de mulher...Sou uma pessoa que vivo uma constante luta interior para me afirmar neste mundo dominado por uma cultura masculina e dominadora, onde as forças feminino/masculino vivem desiquilibradas...

Você é uma força da natureza, continue o seu blog, porque está a afectar o mundo... Uma força desenvolve-se a partir de um primeiro estimulo, e você já criou uma corrente de energias... Sinta isso dentro de si, continue o seu trabalho, ele afecta o colectivo. Obrigada pelas suas palavras!!!


(…) | Email | 06-11-2006 07:56:04

Minha amiga:

Dá-me força imensa, não imagina, o eco das suas palavras. Nada me dá mais prazer do que chegar ao coração das mulheres que sinto em sintonia comigo. Sou eu que agradeço o seu testemunho de mulher consciente e a lucidez das suas aplavras e ainda mais vindo avivar-me a consciência de que somos uma corrente de energias que nos ultrapassam e correm, mesmo que AINDA as não vejamos, para o seu leito que é o coração das mulheres que silenciosamente lutam cada dia por se encontrarem e afirmarem enquanto seres maravilhosos que são.

O que me move diáriamente nesta página é o meu imenso amor pelas Mulheres & Deusas que todas nós somos e não receio de forma alguma afirmá-lo em voz clara e transparente com toda a força do meu coração!

Espero que não se importe que publique as suas palavras e a minha resposta... Não deixe e estar presente, um dia pode ser que esta corrente invisível seja uma força concreta visível no Mundo.
Um dia pode ser real o amor e o respeito entre as mulheres e a sua união pela paz na Terra.
Um enorme abraço
Rosa Leonor
O RETORNO DA MÃE

"O Pai é Lei. A Mãe é Compaixão."
(...)
"Existem dois círculos intimamente ligados à evolução da forma e do nosso ser tridimensional. Quando se diz que estamos no processo de retorno da Mãe, isto significa que Deus, cada vez mais será compreendido como um ABRAÇO, e como GRAÇA. Nós temos compreendido Deus como Lei, como Vontade, como Direcção, como Meta, como Magnetismo Superior, como a Voz no centro do ser, como o Trovão e o Relâmpago que nos acordam da inércia. Ele tem sido compreendido como Aquele que faz a linha divisória dentro de ti: entre o que é actual e o que não é actual. De certa forma entre o bem e o mal.

Mas a Mãe vem como uma expressão da Graça. Ela não vem para julgar. Ela vem como uma expressão da Graça. Então, nós vamos conhecer o Divino como um ABRAÇO. Como uma UNIÃO. Como uma FUSÃO. Como AMOR.
E na verdade, a atmosfera da Terra está a começar a ficar saturada de uma Energia de Abraço, de Perdão e de Amor à escala planetária. Não qualquer abraço, não o amor horizontal, mas uma Realidade Nova!
E esta Mãe, é como um bálsamo para os nossos corpos! E ela está aí para curar os nossos corpos. Confia nisto! Ela está aí para curar os nossos corpos! Ela vem para curar as nossas dores, para lavar o nossos emocional, para rectificar o mental, para purificar o inconsciente profundo, para transmutar as toxinas do físico, o cansaço, o desalento..., a Mãe vem para isto, preparando o caminho para a chegada iminente do Cristo Cósmico.

A Força da Mãe, agindo através das nossas consciências e do nosso ser, pede sempre uma compreensão dos limites dos outros. A verdade é quando tu compreendes os teus próprios limites, tu tornas-te compassivo para com os seres à tua volta. Tu passas a compreender os limites dos outros.
(...)
E esta Força que está a surgir no planeta, o retorno da Shekhina, Ela diz:
É pela aceitação profunda do limite do teu irmão, e pelo amar o teu irmão dentro do seu limite, que vocês compreendem a vibração da Mãe. Porque amando o irmão dentro do limite, vocês têm condições de contribuir para que ele se liberte desse limite. É amando-o no seu limite. É amando-o na sua história cósmica neste planeta. É amando, também, a dificuldade que ele traz com ele.
É amando o ser na dualidade, que vocês têm o ponto ideal, para contribuir para o retirar da dualidade.(…)

Hoje, nós só vemos o caminho, quando conhecemos o poder de destravar a energia que só a Compaixão contém. Se eu não vivo Compaixão, eu não consigo ver o caminho.
O nosso coração está dentro de uma cápsula hermética, o nosso coração, ele é guardado por uma cápsula hermética, que só é despressurizada através da Compaixão. Eu tenho que olhar para o perfeito e para o imperfeito com um coração impassível.

Porque, psicologicamente, nós olhamos para o perfeito e amamo-lo. E olhamos para o imperfeito e julgamos - para poder rejeitar o imperfeito. Mas isso não é a Energia da Mãe. Nós precisamos de olhar para o perfeito e para o imperfeito com a mesma Compaixão, com a mesma amplitude, com a mesma disponibilidade implacável para dar. O nosso coração permanece como uma tampa fechada, enquanto não praticamos a capacidade de incluir o outro, no nosso próprio afecto.

E o que a Mãe pede, é um coração idêntico, um coração em chamas, em relação a todos os pontos à sua volta. Isto faz parte do trabalho de reconhecimento da Energia da Mãe. O abraço da Mãe é todo abrangente. Ela não está interessada em fragmentar a criação. Ela não está distribuída de uma forma irregular. Ela vem, não mais para ficar nos Templos ou nos Sacrários, mas Ela vem para se expandir por toda a atmosfera terrestre. Isto é, Ela vem para regenerar a Terra. Fazer uma nova génese. Então, Ela vem para se distribuir por todas as coisas. E os teus corpos, uma vez Consagrados, tornam-se parte da Mãe.


EXCERTOS - ANDRÉ LOURO DE ALMEIDA

domingo, novembro 05, 2006

REFLEXÕES...

Não consigo fazer "postes" curtos...

Não consigo sintetizar o que penso em duas frases de conveniência literária ou outra...

Não consigo abreviar o texto nem agradar às correntes mais em voga...

Quero ser objectiva, mas também tenho necessidade da minha subjectividade...

Não me importam os comentários, mas interessam-me as opiniões e a partilha e a interacção...

...Porém, ninguém diz nada e tenho pena que estes temas passem ao lado das próprias mulheres que me lêem...
São cerca de 300 pessoas que abrem diáriamente a minha página...
mas ou não me lêem ou nem respondem.

Eis o impasse...
DEDICADO: ÁS SACERDOTISAS DE LYS…

A Rosa que os romanos tinham pela Flor de Vénus, era o destintivo das prostitutas sagradas. Palavras proferidas “ao abrigo da rosa” (sub rosa) faziam parte dos mistérios sexuais de Vénus, não podiam ser revelados aos não iniciados (…)
Na grandiosa era da construção das Catedrais quando Maria era venerada como deusa nos seus “Palácios” de rainha do céu ou Notre Dame, ela era evocada como a Rosa, a Roseira a Grinalda das Rosas…a Rosa Mística.
Como um templo pagão, a catedral gótica representava o corpo da deusa, a qual era também o Universo contendo no seu interior a essência do masculino"(...)

In O SEGREDO DOS TEMPLÁRIOS


O termo de “prostituta sagrada” é sempre incorrecto.
“O termo escolhido pelos modernos tradutores, é aplicado à hierodulae, ou “mulher sagrada” do tempo da Deusa, que desempenhava um papel importante no dia - a – dia do mundo clássico.
As sacerdotisas de Deusa e os seus importantes encontros iam até ao periodo Neolítico (7000-3.500ª.C.), tempos em que Deus era honrado e amado no feminino em todas as regiões conhecidas hoje como a Europa e o Médio Oriente.*

Teimo em rearfirmar que o conceito de “prostituta sagrada” é um paradoxo no conceito que hoje temos de “prostituta”. A accepção que a Igreja deu à palavra, desgastada pelos séculos de contaminação moral e rejeição misógina da mulher e do sexo, fez da palavra aquilo que ela é hoje…mas o sentido que correspondia a este termo no tempo da Deusa não significava de todo o que a palavra para nós significa, que representa só e apenas a venda do corpo e do sexo das mulheres, por dinheiro e de forma abjecta e miserável quase sempre, como último recurso à subsistência.

O termo como já tenho referido na sua origem é impróprio e não corresponde à realidade da época. Antes do cristianismo e o seu culto do Deus Pai todo poderoso, persecutor e castrador de todas as formas de expressão da natureza viva e instintiva, nomeadamente da mulher, através do culto do sofrimento e da morte, o Culto da Terra-Mãe e da Natureza, assim como a Deusa e a sexualidade da mulher transformou-se naquilo que os exímios pensadores e “santos” (agostinhos e outros) da Igreja fizeram do amor, da natureza e da mulher: uma coisa abjecta reduzindo pelo ódio as mulheres a ínfima espécie e a natureza a detritos… esta é a nossa herança católica!


CONTUDO:
”No mundo antigo, a sexualidade era considerada sagrada, uma dádiva especial da deusa do amor, e as sacerdotisas que oficiavam nos templos da deusa do amor do Médio Oriente eram consideradas sagradas pelos cidadãos dos impérios grego e romano. Conhecidas como “mulheres consagradas”, eram tidas em grande estima como invocadoras do amor, do êxtase e da fertilidade da Deusa. Em alguns períodos da História Judaica, até faziam parte da adoração ritual no Templo de Jerusalém, se bem que alguns dos profetas de Javé deplorassem a influência da Grande Deusa, localmente chamada de “Ashera”.”**


A forma como as sacerdotisas do Templo da Deusa se entregavam ao amor era a mais alta niciação que o homem podia viver ao ser não só iniciado no conhecimento do amor erótico como conhecer em simultâneo a sua dimensão sagrada pelo êxtase na união com o divino. Sendo a mulher sua mediadora assim na Terra como no Templo e a grande iniciadora, dando-se, ela dava ao homem a maior revelação que o ser humano pode receber em vida: o Amor da Deusa.
Tal como o homem é trazido ao mundo pela Mulher Mãe, ele era iniciado aos mais altos mistérios - que é a união entre os dois lados de cada ser na união da Deusa e do Deus que nos habita - revelado assim pela mulher - amante - sacerdotisa e não a prostituta, em cerimónias secretas e sagradas e NÃO em actos de venda e promiscuidade para sobrevivência numa sociedade que marginaliza a mulher quando esta não segue as regras e as leis dos patriarcas do deserto…
O que o homem oferecia ao Templo ou à Deusa em forma de dinheiro, ouro ou o que qur que fosse, não significava comprar, mas retribuir a dádiva de forma simbólica e sagrada também.

RLP
*
**In Maria Madalena e o Santo Graal
De MARGARET STARBIRD (Quetzal)

sábado, novembro 04, 2006

ALQUIMIAS INTERNAS

“As possibilidades do dom na mulher ultrapassam muito o simples plano humano e quotidiano para tocar e comunicar o plano divino e eterno, fora do tempo mensurável. Para a mulher como para Deus, existe um tempo (e um espaço) que apenas se mede porque Ele é: sum qui Sum”


Valentin Bresle, Thesaurus Magiae

Rainha Maria stuart

COMO PENSA UMA FEMINISTA FRANCESA
(Escritora e advogada)

Eu estou completamente de acordo com o seu pensamento, mas fico sempre perplexa como as feministas nunca olham as questões essências e de fundo, relacionadas com o modelo patriarcal seja ele totalitário ou democrático. Cometo o mesmo erro ao espantar-me. O mundo é pensado e age-se APENAS no masculino – o que a mulher faz e diz é ridicularizado se não obedecer às regras do pensamento masculino! - e por isso a forma implícita e subreptícia que está por detrás da sistemática negação do feminino, enquanto metada da humanidade, é que vivemos uma humanidade dividida ao meio e em que a metade masculina domina sem sombra de dúvida desde há séculos. As mulheres deviam já saber que não é no plano ideológico e político que vão chegar ao patamar que lhes pertence porque este está ligado ao Princípio Feminino e à sua ontologia assim como à alquimia da alma e à dimensão do Sagrado, recusado pelas mulheres masculinas e materialistas, que só usam as suas faculdades cerebrais e mentais e não exercem o seu dom de percepção, a emoção e a intuição, nem a inteligência do coração, sem dúvida o seu maior trunfo.


VEJAMOS O QUE ELA ESCREVE:

“Ainda temos um sexo-garanhão (às vezes sou mesmo estupidamente lisonjeadora) que exprime o universal, e um outro-sexo, assimilado e, por conseguinte, negado. E a nossa Assembleia coxa, unissexo, continua a manquejar assim, a considerar-se a si mesma democrática e instituída para falar em nome das mulheres, em vez delas e no lugar delas. E mesmo que eles fossem capazes de representar os interesses das mulheres, desafio qualquer um a demonstrar-nos se as mulheres não seriam igualmente suceptíveis de defender o interesse de todos, incluíndo os dos homens! As mulheres não têm nem mais nem menos influência sobre o universal.

A paridade consiste em reflectir sobre a dualidade da humanidade na representação do domínio político. Paridade também significa que a Repúbica reconhece finalmente que tem filhos e filhas. E que as sua filhas são legítimas e dexaram de ser eternas bastardas. A República tem e acertar contas connosco. Cinquenta por cento das assembleias eleitas são nossas por direito, o que não é difícil de calcular.
(…)
A intenção de estabelecer uma cota para as mulheres equivale a encará-las como uma minoria. Por outro lado tenho dificuldade em compreender a lógica que faz corresponder 53 % da população a uma minoria. As mulheres não são nem uma minoria, nem uma comunidade, mas sim metade de qualquer comunidade e de qualquer minoria.

- À excepção das drag queens e das carmelitas…
- E dos hemofílicos e dos daltónicos, é verdade…Digamos que de qualquer comunidade ou minoria apta a reproduzir-se…
O que suscita uma certa confusão é que os mecanismos de exclusão, que funcionam para as minorias, sejam exactamente os mesmos que desde sempre se mostraram eficazes contra as mulheres: alienação, falta de auto-estiima, preconceitos, pressão ideológica, duplo sistema de valores, negação da opressão, violência física. Por conseguinta a tentação em usar os mesmos remédios é forte.

(…)
As mulheres devem ser metade de tudo. A metade do mundo: A paridade não é um simples cálculo proporcional: É uma ideia que pretende colocar finalmente as mulheres no lugar que merecem e que já devia ser delas desde que a França tem ambições democráticas: A paridade reconhecerá que o ser humano se declina em dois sexos igualmente legítimos, perante a representação simbólica constituida por uma Assembleia eleita.

(…)
In TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS…MESMO AS MULHERES
ISABELLE ALONSO

sexta-feira, novembro 03, 2006

PORQUE ME IDENTIFICO TANTO COM AS MULHERES NEGRAS...
MEDUSA, MELUSINE, A BRUXA MALDITA, LILITH...
AS MULHERES PERSEGUIDAS, AS MULHERES SOMBRA,
AS MULHERES TRAÍDAS...

Como Lilith, a primeira mulher de Adão, foi no corpo e na alma, julgada a “fonte de toda a injustiça” e mensageira do ilícito."

tirado de lunati-ka
Como todas as mulheres trago no sangue esta legenda e uma raiva surda inrompe na noite escura e como a loba apetece-me uivar de raiva esta dor milenar...
Quem me dera que fosse um uivo tão potente que trouxesse à superfície da Terra o poder ancestral de cada mulher, o Poder da Deusa Mãe e da revolta de todas as mulheres no planeta, que a mulher amestrada pelos donos e submissa esconde, sofre na pele a dor do mundo que cala há séculos e séculos...



"Os “prazeres do corpo” negados são a testemunha de uma ofensa arcaica à natureza do homem e é a primeira violência feita à mulher. Lilith, que se “alegrara” indo ao encontro do homem com timidez e amor, olhando confiante no fundo dos seus olhos, recebe em resposta uma rígida projecção defensiva, um desprezo cheio de angustia, um desdém que produzirá raiva e cegueira em relação àquela que tem somente “culpa” de ter feito conhecer o Amor, de ter sido apresentada ao homem como sua igual e semelhante, divina ela também. O homem portanto, não reconheceu como sua a felicidade de ter corpo e sexo, espírito e alma fundidos numa só entidade.
(...)
A tragédia está nessa falsificação da realidade psíquica. A vida imortal com Deus Pai exigiu um preço: o deslocamento do mal sobre Lilith, a transferência da Dor e da Grande Dúvida para a Mulher. Assim se extinguiu o sorriso nos lábios de Lilith e o seu regozijo de amor se converteu, para sempre em raiva e ódio de Adão “patrão”.


in LILITH A LUA NEGRA - de Roberto Sicuteri
Por tantas razões obscuras o corpo da mulher foi e é martirizado e vilipendiado...Ainda hoje na Terra inteira a Mulher continua a sofrer na pele todo o tipo de abusos, sendo explorada de todas as maneiras à semelhança das eras mais bárbaras só que de forma mais sofisticada e "moderna"...

Tanta luta e celeuma "em defesa da vida" quando a mulher é prostituída e violada em todos os países e nenhum católico se importa!

A MAIOR ABERRAÇÃO DO PENSAMENTO CATÓLICO É DAR IMPORTÂNCIA AO QUE ESTÁ PARA NASCER E NÃO DAR QUALQUER IMPORTÂNCIA AQUELA QUE DÁ A VIDA, NEM AOS SEUS FILHOS QUE ENVIAM PARA A GUERRA!




Não à prisão!
Sim à dignificação e autonomia da mulher!


NENHUM HOMEM AMA MAIS A VIDA DO QUE AQUELA QUE TEM O DOM DE DAR À LUZ…
AS MULHERES QUE SÃO FORÇADAS A ABORTAR SÃO AS FILHAS BASTARDAS DAS SOCIEDADES PATRIARCAIS.


Aborto mata 68 mil mulheres

Rute Araújo
Todos os anos, 68 mil mulheres morrem devido a abortos feitos em condições precárias e milhões têm complicações graves, muitas delas irreversíveis. A conclusão é do estudo Aborto Sem Condições de Segurança: a Pandemia Evitável, publicado ontem pela revista científica inglesa The Lancet.

A grande maioria das 20 milhões de interrupções da gravidez feitas anualmente por pessoas não qualificadas ou em condições precárias regista-se nos países em desenvolvimento - representando 97% dos casos. De acordo com as estatísticas, em 2000 a Ásia registava os números mais preocupantes - 10,5 milhões -, logo seguida pela América Latina (3,7 milhões) e África (4,2 milhões). Mas o fenómeno está longe de ficar pelos países mais pobres. Na Europa, todos os anos ocorrem 500 mil abortos nestas condições. E os especialistas alertam para o facto de as estatísticas estarem aquém da realidade.”
(…)
IN DN


NOTA À MARGEM:

- Sei que o “aborto” mata um ser em formação e sei que o ser que quer encarnar, portanto a alma que vai nascer, precisa de viver e nesse sentido o abortar dessa vida é tremendo, MAS sei que QUEM AMA MAIS A VIDA DO SEU BEBÉ É A MULHER e a Mulher é desde sempre a maior Vítima dos que a condenam e julgam e que também tem direito à sua vida e à sua escollha!
Para que a mulher não recorra ao “aborto” é preciso que seja dignificada e consciente dela mesma como ser humano e não seja apenas uma bastarda da sociedade paternalista ou então a filhinha do papa…
É preciso como já tenho dito que o preconceito contra a mulher e a sua sexualidade não seja vivida à margem ou às escondidas, em que a mulher é abusada senão física é-o quase sempre psicológica e emocionalmente através da manipulação da ignorância a que está sujeita há séculos. A mulher não pode continuar a ser sempre penalizada como “culpada” da “queda” do homem porque é isso que até o Papa João Paulo II de certa maneira afirmou pouco antes de morrer numa viagem às Filipinas …

Passei por ACASO num chamado Blog do Não e quem o assina são cerca de 20 homens e apenas 3 ou 4 mulheres…sintomático...Eles falam pró-vida mas sempre desprezando as condições reais da mulher, salvo as suas, claro, que vão quando necessário a Londres ou a Espanha abortar… e eles não falam dos jovens saudáveis que os seus Estados enviam para a morte nas suas cruzadas…


rlp