O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, outubro 20, 2008

"ISTO É ASSUSTADOR"

EM PORTUGAL

Crimes contra mulheres cada vez mais violentos


CARLA AGUIAR in DN

"Violência doméstica. As associações de defesa dos direitos das mulheres alertam para a crescente brutalidade dos crimes cometidos. A UMAR aponta ainda 32 homicídios registados este ano, até ao presente mês, e a existência de 35 tentativas falhadas. E acusa: "O sistema judicial está a ser cúmplice"

Este ano houve 32 homicídios e 35 tentativas falhadas.

Os crimes contra as mulheres não só aumentaram este ano como estão mais violentos.
"As agressões são sempre preocupantes, mas notamos nos últimos tempos uma mudança na forma dos crimes: são mais violentos, mais brutais", disse a presidente da União da Mulher -Alternativa e Resposta (UMAR) ao DN, no dia em que milhares de mulheres de todo o mundo marcharam em Vigo, Espanha, contra a violência de género.

Elizabete Brasil refere-se, por exemplo, ao crescente número de mulheres que são mortas à machadada pelos seus maridos ou ex-companheiros. "Isto é assustador", observa aquela dirigente, lembrando que este ano, até ao presente mês, foram registadas 32 mulheres vítimas mortais de crimes cometidos no âmbito da violência doméstica, de acordo com os dados apurados pela organização. O marido ou companheiro é o principal agressor. Aqueles crimes representam mais onze casos do que os verificados ao longo de todo o ano de 2007.(…)

NO BRASIL:
*
Por exemplo o jovem que sequestrou e assassinou a namorada de 15 anos no Brasil e “Para além de Eloá, a amiga desta, Nayara Silva, também foi alvejada, presumivelmente pelo ex-namorado da primeira que, inconformado com o fim do namoro de três anos, terá entrado em depressão, daí a loucura do sequestro. Nayara, que foi atingida na boca, encontra-se internada no mesmo hospital onde está Eloá mas desconhece a sorte da amiga”.

... “de acordo com o Correio da Manhã, Eduardo Félix, que comandou a operação policial, "piorou as coisas ao afirmar que a polícia não abateu o sequestrador por ele não ser um bandido e sim um jovem trabalhador a sofrer por amor".

Seja no Brasil seja em Portugal esta afirmação mostra-nos de que forma a polícia e os homens em geral são solidários, ainda que inconscientemente às vezes, uns com os outros perante a violência sobre as mulheres ou mesmo perante a sua morte… disso não nos restam dúvidas...É curioso que até homens mais conscientes e lúcidos, no que diz respeito às mulheres, arranjam sempre maneiras históricas e outras para dizer que as mulheres o merecem, como se torna implícito da parte do polícia brasileiro...e quase na mesma linha o caso de um leitor...cujo comentário é o seguinte:

Outubro 20, 2008: fazer cantar um cego zarolho das lunetas disse...

"O CRIME tem muitas vezes a mão feminina como mandante principal...e poucas vezes a manus que executa...Alguém cortou a cabeça a João Baptista...mas quem a pediu? Porque é uma Mulher a deusa da Guerra?

Os Homens guerreiros amam a Pátria que na verdade é Mátria...pela Mãe matam, pelo Pai morrem...Percebam isto...que faz parte da condição humana...

AS ESTATÍSTICAS NÃO DIZEM ISSSO...

É evidente que me recuso a aceitar tal condição humana. Diria que essa condição é apenas desumana e faz parte da história do Homem onde a mulher não entra. E quando entra, ELA É REPRESENTADA POR HOMENS.
E a violência das mulheres na História dos homens ou das religiões PATRIARCAIS, ainda aí é onde mais intensamente as mulheres são acusadas de todo o tipo de malvadez e perfídia...essa é a história da humanidade-homem e não da Humanidade…Porque mesmo nos nossos dias, se olharmos as percentagens de criminalidade feminina, a desproporção é imensa, absoluta.
Quanto à mulher ser a Deusa da Guerra ela é-o através de Atena saída da cabeça do Pai e não como filha da Grande Mãe !!!
rlp

5 comentários:

Nana Odara disse...

Meio que estou me furtando de falar do assunto, pq ainda não sei ao certo o que aconteceu...
E em se tratando de polícia brasileira é muito complicado não acusar primeiro e apurar depois...

De qqr maneira é o de sempre... com ameaças não se faz nada, mas depois de morta a mulher, aí sim a polícia patriarcal poderá começar a pensar no assunto de tomar alguma providência...

E depois de tudo, é o que já se sabe, fica tudo em águas de bacalhau...

Infelizmente...

São cenas do fim desse era patriarcal, cenas finais...

Eu tenho de acreditar nisso!

josaphat disse...

Eu, um dia antes do desfecho, conversando com minha mãe sobre o caso, disse-lhe que a polícia devia alvejá-lo (o ex-namorado) antes que acabasse em tragédia. Fiquei um pouco triste de dizer aquilo, desejar a morte de uma pessoa que, consciente ou inconsciente, estava sofrendo e perdido. Mas sabia que era o que devia ser feito. Não fizeram e terminou como terminou. Vocês têm toda a razão em registrar a solidariedade masculina, principalmente quando o assunto é a posse da mulher. É um horror!
O infeliz assassino jamais compreendeu que não se pode ser dono da beleza, ela deve apenas ser apreciada.
Ele e mais quantos...

Anónimo disse...

Josapht:

Você tnha razão e tem razão no que diz. Mas felizmente há homens como você.
obrigada pela sua sensibilidade e consciência!

um abraço
rosaleonor

Anónimo disse...

"piorou as coisas ao afirmar que a polícia não abateu o sequestrador por ele não ser um bandido e sim um jovem trabalhador a sofrer por amor".

se fosse velho,vagabundo e sofresse de ódio, deveria ser abatido?
se a policia nao alvejou o sequestrador por coorporativismo machista estou novamente confuso.
deveriam eles abandonar todos os milenios de preçao e ensinamentos que transformaram a sociedade nessa catastrofe espiritual e abate-lo?
ainda nao estou brganhando vidas, o culpado pelo inocente, o homem pela mulher.
Eloá foi morta por um, (1) homem, nao pelo policial que nao o abateu. nao pela sociedade que o fez se sentir onipotente enquanto homem. foi ele que diante de uma mulher de verdade, fraquejou. Ele e muitos outros nao suportaram a realidade de uma mulher que nao se dobra.
-Não. Ela dissse
-Como não? Eu sou homem. Ele disse.

e josaphat
voce se sentiu triste por desejar a morte de uma pessoa que estava sofrendo e perdida.
se ele estivesse feliz e centrado, voce se sentiria feliz em desejar sua morte?

josaphat disse...

Amigo da hipácia, não diria que me sentiria feliz em desejar a morte de um assassino que fosse alguém mais consciente do que estava fazendo. Mas, talvez, me incomodaria menos desejá-lo.