O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, outubro 18, 2008

QUEM É A MULHER, QUE MULHER É VOCÊ?

Cristina deixou um novo comentário na sua mensagem "

ESCREVER MULHER:

"Sou mulher mas tenho certa dificuldade em entender essa prática recente de endeusar as mulheres. Mulheres, uni-vos? Por que não conclamar todos os seres humanos a unirem-se uns aos outros e esquecerem essa bobagem de ser homem, mulher, branco, índio, gordo, homossexual, trissexual?Porque os homens devem se unir com os homens, as mulheres com as mulheres, os ateus com os ateus, os esotéricos com os esotéricos? Não vejo sentido nisso!Acho que você não vai gostar desse meu artigo: http://cadeaminhavida.blogspot.co, mas se puder, leia. De qualquer modo, um beijo pelo seu blog.


"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo." Clarice Lispector.


"É curioso como não sei dizer quem sou."

Isto diz tudo minha amiga...diz tudo sobre a mulher e agora a questão é perguntar-se porquê? Porque não sabe de si a mulher, nem dizer-se? Se aprofundar a questão, pois trata-se de aprofundar a questão do SER MULHER precisamente e não do SER HOMEM, porque são naturezas diferentes e cada um destes seres que se completam ou não e podem ser amantes, estão em guerra há muito e nada mudou em profundidade, mesmo que você na superfície da sua vida pense que sim...

Mas basta olhar o que se passa à sua volta ou ver as telenovelas; aí pode ver que as mulheres e os homens estão em conflito permanente, E SOBRETUDO AS MULHERES UMAS CONTRA AS OUTRAS A LUTAREM PELO AMOR DOS HOMENS...e aqui tem de olhar e ver com olhos de ver... não pode falar pelo homem e por-se na sua pele, mas falar de si e sentir-se na pele de mulher. NÃO PELO QUE SENTE PELO HOMEM mas pelo que você é enquanto mulher ...

Este é o erro das mulheres em geral: amam os homens ou projectam-se no ideal do homem porque NÃO SÃO NADA EM SI...SÃO O QUE O HOMEM QUER QUE ELA SEJA E ISTO EM TODOS OS DOMÍNIOS...e felizmente elas pensam que são isso e tratam de viver só em função dos homens e para lhes agradar !

OLHE BEM À SUA VOLTA E PARA SI E VEJA SE SE DÁ MAIS IMPORTÂNCIA A SI MESMA OU AO HOMEM QUE PROCURA PARA A "COMPLETAR"?

Portanto não se trata aqui de defender as mulheres ou acabar com os homens!!! Trata-se só de se ser o que se é e acontece que a mulher não sabe dizer o que é porque se desconhece ontologicamente...está divida, fragmentada...é mais homem e pró-homem do que mulher. Não se ama a si mesma...por isso a deusa é a parte da mulher esquecida e que pode revelar-se em si e revelar ao homem o seu deus interior...
Se continuar a ler Mulheres & Deusas perceberá que ninguem está a fazer um favor à mulher nem a datas específicas que provam a sua inferioridade. Esse dia é inventado pela sociedade paternalista porque não dá o real valor à mulher...ou você acha que sim, que já chegou ao seu máximo? Então olhe-se bem no espelho e veja se é verdadeiramente uma Mulher! Leia com mais atenção e vá um bocadinho mais fundo dentro de si.
Depois, Só depois, de se conhecer a fundo e de se afirmar por si, será verdadeiramente humana; só depois, quando a mulher em todo o mundo for respeitada como a mãe e a amante, livre e sem divisões dentro de si...seremos todos humanos, brancos, pretos e amarelos, vermelhos...
Ou acha que a mulher também já é respeitada em todo o mundo como um ser humano?
Sabe, o lamentável das mulheres é odiarem-se - detestam-se , confrontam-se, irritam-se, invejam-se e lutam deseperadamente umas contra as outras...porque amam só os homens... Foram assim treinadas como animais de estimação...farejam o dono e adoram-no...só falam de homens e esquecem-se de si mesmas...diga lá se não é triste este fado? rlp

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola, parabéns pela seu Blog!

Gostaria de convidar a todas à conhecer e participar da primeira rede social para mulheres. WWW.MULHERESPECIAL.COM

Aproveito para convidar, participar e criar sua comunidade. Qualquer dúvida estou à sua disposição: juliana.vasconcelos@rocketmail.com

Imagina algo melhor do que o Orkut, com mais funcionalidade, com pessoas que tem os mesmos interesses que você, concursos públicos.

- Troque experiências
- Faça Amizades
- Desabafe, fale com quem entende o que você sente
- Publique matéria, notícias, fotos, videos, blogs, crie grupo e convide amigas.

Entre e descubra: www.mulherespecial.com - Porque toda mulher é especial

Muito Obrigada!

Nana Odara disse...

Nada é por acaso Rosinha...
às vezes o blog é mais ameno, outras nem tanto...
Sou uma mulher em transição...
Para além das minhas naturais contradições...
Obviamente a leitora está a dar os primeiros passos na sua lenta busca por algo, que ainda não sabe bem o que é...

Pq falar da mulher, de Mulheres e Deusas ou de Lealdade FEminina, por exemplo, ao invés de falar de homens, ou de abolir os rótulos...
Well...
Só com mais algum tempo, experiência, leituras e percepções a Cristina poderá começar a perceber que existe um princípio feminino cujo espaço e importância é negado na sociedade patriarcal...
E enquanto a Mulher, a Deusa não voltar a ocupar o seu lugar, anulando essa sociedade patriarcal, em detrimento do surgimento de uma nova sociedade, matrilinear, não haverá esse desaparecimento das diferenças e rótulos... As mudanças são um pouco mais profundas do que podemos pensar...

É comum esse questionamento, sendo que eu mesma tbm o fiz, e faço muitas vezes... mas a verdade é que isso é mesmo em parte, uma qualidade da mulher, naturalmente voltada para uma vivência comum, comunitária, de partilha, de compaixão, de altruísmo, de igualdade, de cuidado de mãe, de proteção à vida, preservação, natureza...etc...

Por outro lado, uma característica negativa, de por tudo e qqr coisa à sua frente, e dar mais importância a coisas exteriores do que a si mesma... por falta de estima, por falta de reconhecimento, de auto-valorização, de auto-consciência de si mesma, de ser mulher, de ser deusa, e do que é o feminino sagrado, e de sua ausência no mundo patriarcal...

A caminhada é longa, Cristina, e começa sempre com o primeiro passo... E este vc já deu... continue em frente...


Mais à frente vc poderá perceber, que não se trata de
homensxmulheres
mas sim de por abaixo todo um sistema social baseado em injustiça e medo, em dominação, exploração e violência, que embora tendo como base uma questão de usurpação do trono da Deusa Terra, e do banimento desta e do principio feminino na superfície terrena, não se prende apenas ou simplesmente com uma mera questão de gênero ou de sexo...

O buraco é muito mais fundo, isso é apenas a pontinha do iceberg da mudança de paradigmas pela qual estamos passando, mudança de muitos aspectos da vida em mudança, inclusive tbm nós, mulheres em transição... que um dia começamos a questionar umas coisas, depois outras, e outras e outras... e depois vamos passando a ação e à praticas, que resultaram na construção de um novo modelo social...

E, felizmente, não há retorno...
maktub...