“Nós as mulheres escrevemos de maneira diferente da dos homens. Temos muita conversa sobre a vida doméstica e a nível mais pessoal. As mulheres sentem-se confortáveis falando de si, ao contrário dos homens. Mas as mulheres sempre compraram livros escritos por homens, e se deram conta de que não eram livros sobre elas. Mas continuaram a fazê-lo com grande interesse, porque era como ler sobre um país estrangeiro. Os homens nunca devolveram a gentileza.” - Grace Paley (1922-2007).
Mas precisamos nós dessa "gentileza" ou respeito?
Sim, porque não leem os homens os livros escritos por mulheres? E porque continuam as mulheres a ler só os livros escritos por homens? Porque aceitam que sejam os homens a ditar tudo incluindo a maternidade o sexo e a moda etc?
Esta grande confusão continua actual - e não são só os livros em geral, mas todo o conhecimento universitário como o ensinamento social e cientifico e académico é dos homens sobre o Homem...e as mulheres rendem-se a essa estranha lacuna de um mundo onde as mulheres não tem a palavra nem se dizem no feminino nem quando falam entre si no geral...Sim, mesmo falando delas elas dizem o Homem e falam sempre no masculino...
E o que fazem os homens quando ouvem as mulheres?
Tal como relata Virginia Woolf neste trecho ele tem de destruir tudo o que a mulher diz...
*Virginia Woolf, no livro ‘Rumo ao Farol’.
RLP
Sem comentários:
Enviar um comentário