O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sábado, novembro 27, 2021

Assistimos sem dúvida … ao tempo mais desalmado da humanidade...

 O SHOPPING DA ESPIRITUALIDADE

Hoje de manhã deparei-me com este texto brilhante de uma mulher corajosa e lucida que me "salvou" o dia... deixo-o aqui como um panorama geral de uma realidade que nos espanta e que urge desmistificar...



Texto e ilustração de De Aragão Elishaim

"Esta madrugada ,estava eu ,nas minhas práticas de limpeza …quando começam a surgir ,um conjunto de vislumbres e perspectivas …sobre terapeutas, mestres , gurus , caminhos espirituais , rituais e afins…

Já que tanta gente cospe, vomita , caga e mija um monte de teorias , ilações , opiniões e verdades, como se fossem absolutas ,entre selfies, pratos de comida ,almoços e jantares nas redes sociais, porque não por eu deixar expressas as minhas perspectivas …(?!)… já que o sector das terapias e misticismos se transformou num verdadeiro centro comercial para todos os gostos… pensava eu ,nos rituais que estão nos últimos anos muito na moda ,vindos sobretudo das Américas praticados em Portugal … sem nada contra ,e de forma alguma depreciativo ,também tenho e aplico os meus …Há no entanto, práticas portuguesas e da península ibérica ,com as plantas de cura de acordo com o clima e cultura popular do nosso país ,praticadas por poucos…mas como estamos em Portugal “ a galinha da vizinha continua a ser melhor que a minha”(esta é outra questão que contribui para alguma falta de senso e presença no cariz humano dos portugueses , mas ,não vou falar disso agora )Também eu procurei , estudei e fui em busca ,fora e dentro de mim, fora e dentro de Portugal , bebendo e aprendendo , crescendo e integrando várias aprendizagens … do que vejo hoje como uma “ busca desenfreada da espiritualidade “ quando espíritos somos todos , como quem procura Deus fora de si… entre gurus, terapeutas , movimentos e elites espirituais.
É então , que numa era entre covideiros e outros como eu, que as lágrimas enchem os olhos do desumano que se torna a sociedade, ao ver as crianças amordaçadas por uma máscara na sala de aulas ou a comerem no refeitório afastadas dos amigos,a crescerem na nuvem da desconfiança e ameaça ao direito de escolha, a criarem possivelmente dentro de si infernos dissimulados …
No meio disto ,observo uma grande quantidade de gente com ou sem vacina, que partilha desta mesma energia numa forma diferente …
São todos irmãos e acreditam que todos somos seres divinos… mas acaba o ritual e ainda a dobrar o cobertor ou o tapetinho do yoga e sussurram “viste o que ela disse(?!)…sabes que me disseram que no outro dia o outro foi fazer … ah pois !vê la tu, o tanto que ela tem para percorrer e evoluir espiritualmente … já viste aquele colar que trazia… ? olha !agora por isso ,já viste o colar que trouxe bla bla bla”…
E assim de rápido ,lá se vai a compaixão , a irmandade e que todos são seres divinos e iluminados , geralmente nestes grupos crítica-se uma certa hipocrisia e cinismo eclesiástico , sendo que é um emarenhado de pessoas a bater com a mão no peito e a pedir perdão e a salvação a Deus para que não as castigue… mas não muda muito, nos meios ditos “ espirituais “, saindo de uma missa ou terminado o ritual pagão o funcionamento é o mesmo
Vão em busca da espiritualidade confiando que serão luz a levitar sem enfrentar os seus carmas , heranças e medos ,resistindo às suas responsabilidades e aos seus desafios e que as suas vidas ,serão conforme as afirmações positivas que dizem.
Enquanto não integram que Deus existe no coração humano e que a vida a todo o momento é um ritual e uma oração … Podem subir muitas montanhas , fazer muitos temascais e muitas tomas de Ayahuasca ,que todas estas experiências e rituais serão de aprendizagens efémeras enquanto a experiência no dia a dia não é integrada em aceitação , amor ,consciência , compaixão e humanidade .
Volto a dizer ,nada contra ,maioria dos rituais ,são rituais de passagem , de purificação e clarificação … fiz muitas práticas que ainda se mantém no meu dia a dia, viajei a muitos lugares ,conheci muitos terapeutas , mestres, gurus e coaches ,nacionais e estrangeiros ,mas se buscam neles algo que não habita e não está desperto dentro ,forma consistente… Serão apenas elites e performance temporárias e precárias nos seus valores
Assistimos sem dúvida … ao tempo mais desalmado da humanidade
Há uns anos largos… estava eu no coração da cordilheira dos Andes com a xamã que me iniciou( wow !que boa Que eu sou🤪😆na cordilheira dos Andes! Tão evolutivia … é a altura de puxar os meus galões 😆😆😆), perguntou nessa altura se eu queria fazer uma cerimónia de Ayahuasca ,agradeci e disse que não , com a mesma presença perguntou me porquê e eu respondi :
Porque a vida em si nos traz as experiências suficientemente catársicas para enfrentar os nossos medos , apegos e demónios os quais resistimos a enfrentar todos os dias, disse lhe que se sentisse que de alguma forma que a experiência me acrescentasse ,que dir-lhe ia. E assim ,tenho feito os meus rituais e práticas , a luz do meu coração e na integração do meu dia a dia… Anos mais tarde… estava com um amigo , na verdade uma espécie de namorado (como lhes chamo, já que os romances no meu arquétipo de Anna Karenina digno de uma personagem de uma novela romântica de Lev Tolstoi, foram bastantes , fracos … mas bastantes ,para alimentar a gula das más línguas ou as invejas das recalcadas. Para me ensinarem todos os mesmo … o amor por mim, uns melhorzitos ,outros piorzitos… mas todos eles a trazerem a mesma aprendizagem , de acordo com os meus padrões emocionais de infância , tóxicos , manipuladores e corruptíveis … mas, esta sou só eu, porque o resto da população não tem traumas de infância e de identidade e adoro quando pergunto , como é a relação com a mãe e respondem “boa, tive uma infância feliz”… por aí já se vê ,se fosse uma infância suficientemente securizante não tínhamos um monte de pessoas com metade da cara tapada e a injectar doses de veneno que desconhecem, amordaçadas , reféns e escravos de sistemas e autoridades a quem entregam e comprometem o seu poder pessoal, sob penitência dos seus próprios medos e de ameaças e chantagens externas) seja como for, já me afastei do tema ,não era disto que queria falar, nem da minha infância e terapia , embora pudesse aguçar a gula ao mexerico de alguns. Estava com esse namorado e perguntei , se ao fim de um mês e meio ( ou lá o que era )de tomas de Ayuahuaska no Peru ,se sentia na prática que tinha mudado ou transformado algo na vida dele… respondeu … “ á parte de uma moca alucinógenica constante , senti tudo igual”…
Caos e deserto faminto , que se abre a nossa frente todos os dias, mas que ninguém quer ver e precisam de rituais para ver algo que está dentro e se vai plasmando na sombra colectiva …Movimentos, terapeutas e terapias… também da new age, de que está tudo bem, com aparências aperaltadas e sofisticadas para que o mindfulness e coaches ganhe assim a credibilidade de sucesso invencível … como se a vida fosse algo controlável e estático … que nem o coração humano é …que se está a direito e estático … é porque está parado… e invés de um caminho , se tornou num talk show em redes sociais ,em intermináveis directos … de “ como ser feliz e como podes fazer dinheiro” transferindo todo o ruído , ansiedade e fome de sucesso do gabinete para a sala virtual… mas parar e observar … é que nunca … ! Há aqueles como há uns tempos fui conduzida por uma conhecida , que são de uma raça não sei das quantas especiais de corrida , e teve a sessão a intimidar me ,porque metade de mim ,era um “ ser da terra e um dos meus progenitores da terra e réptil ou vampiro ” ou lá o que era ,a designação dele .
Enquanto me intimidava com a minha imperfeição humana , abria me os olhos em tom de ameaça , assim como ameaçam aqueles que precisam de trabalhar para sustentar uma família , de que podem ficar sem trabalho se recusarem a maldita vacina … este na altura abria me os olhos para me impedir as minhas questões , questionando me a mim , o que teria eu , de mais importante na minha vida, senão ir ao curso dele, justificando que metade de mim era “ da terra”…. Pois bem ,sou da terra sim, e tu ?oh ser iluminado vives onde ?!e também sou em parte réptil e vampira e todos os outros arquétipos da nossa personalidade que fazem de nós humanos , imperfeitos e cheios de questões para trabalhar, e que enquanto se escondem e dissimulam arquétipos e sombras ,elas tomam dimensões doentias e dominantes … Este ser iluminado que durante semanas me enviava mensagens a dizer que andava a ver a minha energia sem qualquer pedido ou apelo meu…Até ao dia que lhe respondi que da minha dimensão ( terra ) para a dele( que até hoje não sei qual é )e da minha ignorância para a sabedoria dele… não lhe tinha pedido fosse o que fosse e na minha “Terra “aquilo se chamava invasão e abuso energético, e um dos meus progenitores é que era réptil e vampiro🙃🙃🙃… (?!!!)
Escusado será dizer ,que o que ele dizia ver ,era o oposto do que estava a acontecer em concreto na minha vida.
Somos humanos, crianças inocentes feridas numa busca …
E , alguns dos sábios andam por aí ,a fazer dinheiro com várias técnicas de intimidação e manipulação para apanhar outros ,na sua busca e que estão mais vulneráveis … até entender que a sabedoria está dentro de nós , que somos adultos com crianças feridas a caminhar em processos de transformação … grave ,é que ,quase convencem outros que não são e que são superiores e com autoridade suficiente para fazer julgamentos e interpretações … aí está ,como a manipulação através do poder , do medo … tanto existe numa forma como noutras . O que assistimos é uma projeção de todos estes esquemas em escala gigante e colectiva …máscaras , encenações e performances … em que o “ rei vai igualmente nu “ mas toda a gente colabora e alimenta …entre adultos infantilizados a procura de validação e crianças déspotas , tiranas e narcisistas .
Um dia também me perguntaram “ah mas tu ficas doente com tanta sabedoria ?!”
Fico, fico doente , falho, erro , tenho devaneios , ilusões e todas as outras m***** com as devidas consequências iguais aos outros seres humanos…
A diferença ,talvez ,seja a permissão de viver e olhar para as situações e acontecimentos á luz dos olhos do meu coração …
Queres estar dentro do teu coração ?!em contacto com o teu espírito … que nos teus gestos haja compaixão ?!
Então olha,…
Estás a almoçar com uns amigos , vieste vestida para impressionar com uma túnica bordada ,da tua última viagem a Índia , na mesa ao lado está uma idosa… treme e até tem um pouco de caspa.. mas sente se mal e vomita e fica toda suja , está a tremer , levantaste e acompanhas a senhora ao wc e disponibilizas a tua tunica a está “ tua irmã “(?!)
Pois ,enquanto estás na mesa ,no teu debate interno ;se te deves ou não levantar para ajudar , porque afinal a tua refeição é tão maravilhosa e a conversa com os teus amigos está tão boa… entra alguém no restaurante que vai em direção a senhora e ajuda a levantar se ,e a acompanha ao wc…compaixão …
E tu , até suspiras de alívio que nem te apetecia levantar … nem levar com o cheiro a vomito e até agradeces que ela se tenha afastado…
Compaixão … visão … humanidade … Não sei quantos rituais e terapias são necessários para isto … (?!)
Ou quando estiveres num círculo á volta de uma fogueira , chega alguém novo , e invés de olhares com aquele olhar de quem analisa as roupas , a forma como tem o cabelo , como se mexe , de onde vem e o que faz… se te levantares para acolheres o “ teu irmão “ integrando-o no círculo sem ficares melindrado porque , ah ! Que chatisse !estragou a geometria sagrada e perfeita que te era familiar e cómoda onde estavas integrado… ou como ouvi alguém dizer uma vez “ estou muito evoluído , já não vou ao cabeleireiro e ando descalço … como se estes fossem passos da integração do espírito na nossa humanidade…
E sabes ,porque fazemos jejuns(?!) porque somos uns consumista tóxicos constantes para compensar dores e vazios … e depois ,o nosso corpo começa a dar os sinais e alarmes do que compensamos , para abafar as dores…mas não … dores , sou só eu que as tenho , como me disse um ou outro personagem “ tens tanta dor dentro… “ eu tenho! E tu tens o quê?!!!se não tens dor , ou compaixão ou compreensão ?!
Assim, transformo me muitas vezes aos olhos de outros ,a figura que cria uma reação , desconforto ,aversão , repulsa e irritação da sua própria verdade ,que não querem ver e invés de compaixão pelo seu semelhante conforme tanto se apregoa ,salta se rápido para afirmações e opiniões como:
“ Tanta dor que aquela pessoa carrega , aí tantos traumas “ tudo interpretações , ilações e julgamentos misturados com aquele olhar de “ainda bem que não tocaste ,se não ,esse sofrimento podia se pegar, ainda bem que não é comigo , já que estou tão evoluída e iluminada, certamente toda aquela dor e desafios são da sombra que existe e da falta de luz… “
E queres saber uma coisa irmã/o?!…não sabes nada …não estiveste lá … não viveste , não experienciaste, mas queres tu ouvir a voz dos anjos , o grito da águia , a voz de Deus no teu coração ?!, quando ainda não fazes o básico !… ouvir e compreender … aceitar … que os outros ,são também parte de ti…
Ou como terapeutas que se cruzaram comigo que desdenharam da minha intuição , ou outros ,que entre sessões e grupos tem como protegidos os mais abonados( e para está ,ouvi ha uns anos a justificação , se não tens possibilidades financeiras para fazeres as formações para a tua evolução e crescimento … é porque não estás preparada para tal… como se fosse uma elite, com rótulos consoante a disponibilidade financeira )e os com mais influência social dentro das formações , então , presta se o certo jogo , já que influentes e abonados podem trazer gente ou contaminar grupos, e assim por consequência penalizar o dito terapeuta ,lembro me também há largos anos ,uma facilitadora de uma formação nestas áreas , que me disse que eu tinha um problema de cores e de integração criativa no desenho, desdenhou e ironizou a minha ilustração da altura… e nestes anos ,tornei me ilustradora ,é uma das minhas actividades …
Como a vida se mostra sábia na tua ironia…ou ,um outro terapeuta que me disse” tens muito bom coração , e os homens abusam da tua generosidade” até eu perceber o abuso financeiro que estavam a ser as minhas sessões …
Ou como os que buscam os certificados espirituais ,como outros o certificado das vacinas …
Por alguns destes terapeutas , certamente ,eu não andava cá a fazer nada ( quando esta sentença ,só a divina sabedoria pertence ,e á minha vontade de honrar a minha vida ,também em nome dos meus antepassados )… não passava de uma traumatizada , esquizofrénica ou psicótica com a mania da fé….
E volto a dizer ,nada contra os terapeutas , astrólogos e místicos , tenho os meus a quem peço apoio e orientação …
E todos os caminhos e pessoas ,com quem me cruzei foram muito valiosos e contribuíram para parte do meu crescimento .
E cruzei-me também com outros terapeutas … na verdade ,pessoas , seres humanos, que são também terapeutas , com um espírito de serviço , senso de humanidade, entrega, dedicação ,fé ,amor , compaixão , generosidade , e que trabalham e agem de acordo com o seu coração .
Fazendo o que verdadeiramente acreditam, em prol de um mundo melhor e seres humanos mais integrados ,com amor e dedicação inspiradores , e , caminham ,com os olhos no firmamento ,Também eles ,nos seus desafios, á luz do seu coração , firmes e em sincronia com o que acreditam , venha quem vier ,agindo na mesma sincronia dentro e fora das sessões … E,esses , oferecem sabedoria ,serviço , terapia e inspiração , não pela beleza física ,mas pela graça com que vivem , a energia que emanam e o coração que tem…
Somos todos humanos, com crianças feridas , no planeta terra , ainda a caminhar sobre ovos e com telhados de vidro…
A vida traz me por benção o que preciso aprender ,mais que qualquer cerimónia ou ritual… não fosse a vida a grande arte e terapia ,de abrir o coração e descer á terra em humildade …
Tenho tido aprendizagens e ensinamentos incríveis e se há uns meses dizia ,“ não desejo a ninguém algumas das experiências que já vivi…” pois hoje , digo exactamente o contrário … toda gente devia ser dado a oportunidade de beber e experiênciar o que tenho vivido … como uma sagrada cerimónia de Ayahuasca…
E agora ,queres um jejum(?!) Vai de viagem ,na tua mala leva 3 bananas para 4 dias e quando ao teu lado estiver alguém cuja a fome aperta , dá o que trouxeste para ti… fazes o teu jejum e no caminho praticas a generosidade ,o desapego ,aprendes a confiar na abundância e na fé .
Queres subir ao cimo da montanha sozinho e sem nada ?!como dizia S. João da cruz, desapega te do conforto que te deram os teus papás ,quando te compraram a loja de cristais para fazeres as tuas terapias ,ou ,a casa que tens em Cascais comprada por eles ,e cede a famílias que precisam de alojamento …e aproveita e ganhas alguma autonomia no caminho… que isto de ser grande com as calças do pai… não traz muita consistência nem segurança .
Queres fazer o bem(?!) ,quando estiveres num café , com uma amiga a conversar sobre a tua última experiência transcendente ,pára de falar ,abre a tua carteira para dar a quem tem uma família com fome e não tem dinheiro, ou ,ouve um idoso que fala sozinho na mesa ao lado… porque já nem os filhos o visitam… E se ainda for preciso ir a algum lado e tomar qualquer coisa para ver as lições , imagens e milagres que estão á frente dos teus olhos todos os dias , por muitas voltas que dês … não vai clarificar muito … não quero desmoralizar ninguém ,ou ser extremista ,ou fundamentalista… mas , quem não abre os olhos do coração , dificilmente vai ver o condor …
Entre covideiros, massas , elites e movimentos que levantam a voz em nome da liberdade… ainda há tanto para ver e crescer …
Ass: Uma freira fugida do convento para o bordel da vida 😆😆😆
E ,enquanto estava a ter todo este fluxo iluminado … pensei , deve aqui haver um planeta qualquer no meu mercúrio … de facto ,não era no meu mercúrio … era o mercúrio no meu ascendente conjunto ao meu nódulo norte…
Como, alguns destes temas não caem de forma muito cómoda …é natural que não me encaixe em alguns padrões de comunidades e elites …e se querem perceber alguma coisa , estudem astrologia e outras práticas e ferramentas que são muito úteis ,para quem vive em presença com o seu coração no dia a dia ,mas ,sobretudo , mergulhem dentro ,para observar o que acontece fora…

Votos de um bom fim de semana na feira das vaidades "


2 comentários:

Elishaim disse...

Olá a todas...
Quero agradecer as palavras da Rosa Leonor Pedro , bem como a divulgação do meu trabalho...
Além da minha admiração e respeito, pelo percurso, sabedoria ,dedicação de investigação, entrega e coragem da Rosa Leonor Pedro, em prol de uma consciência mais lúcida e inteira na abordagem ao feminino , encontrei neste blog, abordagens de outras mulheres tão ricas ,inteiras e sábias.
Um grande bem haja ,não só pelo o trabalho incrível a que se dedica , mas também por abrir um "espaço" para partilha de informação ,interesses,visões...
Aqui encontrei, uma espécie de sagrada tertúlia.
Senti-me a viajar até as minhas células,uma espécie de chamado em entusiasmo, sede de saber e aprender, entre linhas ,parágrafos ,textos
e imagens, no meio de toda esta riqueza ,poesia , beleza, sabedoria inteligência, perspicácia e lucidez tão arrojadas e pertinentes.
Bem hajam a todas
Trabalho tão admirável que que se dedica a Rosa Leonor Pedro em nome de todas nós.Muito grata
De Aragão Elishaim-(Carlota de Aragão Fernandes)

Mafalda Cancela disse...

Magnífica partilha.