O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

segunda-feira, janeiro 03, 2022

''O ser humano só é capaz de vencer o medo da morte




A VERDADE?

"A única realidade para mim são as minhas sensações. Eu sou uma sensação minha. Portanto nem da minha própria existência estou certo. Posso está-lo apenas daquelas sensações a que eu chamo minhas.
A verdade? É uma coisa exterior? Não posso ter a certeza dela, porque não é uma sensação minha, e eu só destas tenho a certeza. Uma sensação minha? De quê?
Procurar o sonho é pois procurar a verdade, visto que a única verdade para mim, sou eu próprio. Isolar-se tanto quanto possível dos outros é respeitar a verdade."

Textos Filosóficos . Vol. II. Fernando Pessoa


''O ser humano só é capaz de vencer o medo da morte e de enfrentar a morte corajosamente se souber que um núcleo eterno imortal está no seu interior para o qual a morte é apenas uma mudança do modo de vida. Assim que o ser humano encontra o núcleo imortal em si mesmo com a ajuda da ciência oculta, ele se educa cada vez mais para superar todos esses sentimentos, por último também o medo da morte. No entanto, quanto mais materialista o ser humano se torna, mais ele fica assustado com a morte. Nenhuma ciência oculta pode proteger o ser humano para ver a verdade por trás do cenário. Tem de mostrar como a vida eterna, como o karma implica o grande equilíbrio na vida espiritual. Essa ciência espiritual tem que mostrar várias coisas. Não pode mostrar as beatitudes por trás do cenário da vida sem mostrar ao mesmo tempo os terríveis poderes, os inimigos que esperam por ele. Isso é verdade. No entanto, também mostra como ele pode vencer qualquer medo desses inimigos. Mostra como ele consegue enfrentar tudo isso com olhos livres e corajosos. Ensina-o a tornar-se objetivo e imparcial se ele se deixar pacientemente à sua educação. ''

Sem comentários: