O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

terça-feira, janeiro 17, 2023

"Você deve, você tem que, você deve"




O EGO FEMININO E O ANIMUS

"Quando as expectativas do pai sobre a menina foram combinadas com as necessidades animadas negativas da mãe, a identidade individual da mulher não se desenvolveu.
Aquela voz animus conjunta sussurra constantemente "Você deve, você tem que, você deve".
No vácuo deixado pela perda de sentimento, o animus negativo ataca, dizendo-lhe que ela é inamável, indigna, feia e para sempre sua prisioneira. Desde que ela caia sob o feitiço dessa voz, e projete esse animus no homem exterior, a rejeição que ela teme começará a acontecer porque ao projetar o seu animus negativo ela instantaneamente constelou a mãe negativa do homem. Depois ela relacionou-se com ele através de logotipos, geralmente num jogo de "julgar e culpar". Ela assume o papel masculino e os dois ficam sem sentimento.
Através da consciência, uma mulher pode descobrir que pode se proteger da violação do Animus.
Para fazer isso, ela tem que permanecer fiel aos seus próprios sentimentos, por mais inseguros que eles possam ser. Ela pode ouvir os argumentos dele (a lógica dele é excelente! ) e eles respondem firmemente :"sim, isso é verdade. Você discute bem, mas está sem sentimentos. Esses argumentos não têm nada a ver com a minha essência. Estes são os meus sentimentos, mesmo que penses que estou a fazer figura de idiota. Estes sentimentos são a minha verdade. "
O Ego feminino pode ser aterrorizado pela invasão masculina e a sua única defesa é um sentimento autêntico."


Marion Woodman
Vício em perfeição
Pagina 260

Sem comentários: