O SORRISO DE PANDORA
“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja.
Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto.
Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado
Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “
In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam
quinta-feira, agosto 15, 2002
DIA DA ASCENÇÃO DA VIRGEM...
Os patriarcas da Igreja tiveram ao fim de muitos séculos de repressão da Mulher, ocultando e denegrindo o seu ascendente como Princípio Feminino, tiveram, dizia, de canonizar a Virgem, elevando-a aos céus da "pureza" dos seus princípios que continuam a ser a negação da verdadeira Mulher e dividindo-a em duas: a Imaculada Concepção dos eclesiásticos e a Prostituta, qualquer mulher que se não submeta aos seus princípios misóginos e conceitos de pecado que recaiem sobre a mulher e o sexo!
A mulher foi ao longo de séculos perseguida pelos padres e populações rurais, instigadas pelo catolicistmo, como bode expiatório de todos os males. Para isso inventaram a "Bruxa" e a Inquisição...
Ainda hoje a mulher se encontra dividida em si mesma, fracturada psiquicamente...
A mulher para ser "pura" tem de casar e de se submeter ao macho, seu senhor... e os padres nao podem casar por a mulher ser um ser impuro associado ao mal ancestral que a Igreja prega.
Pela força emergente do Arquétipo da Grande Mãe que inrompia ao nível do inconsciente colectivo, a Virgem Mãe foi admitida no pantão cristão, mas a Mulher continua a ser perseguida e prostituida no mundo inteiro pelas sociedades patriarcas.
ASCENÇÃO DO CORAÇÃO NA UNIÃO DOS DOIS PRINCÍPIOS...
" La méditation attentive à la respiration [ …] est une des bases fondamentales de tous les enseignements, de toutes les méditations bouddhiques, quelles que soient les écoles. Il existe de nombreuses formes de méditation, rappelle-t-on, pour développer tel ou tel aspect précis de l’enseignement, ou telle ou telle faculté comme la compassion, par exemple. Mais ces outils resteront sans effet si le disciple n’a pas réussi entre-temps à calmer son esprit au moyen de la méditation attentive à la respiration. […]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário