O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, agosto 02, 2023

A Barbie representa um ideal irreal de beleza e perfeição



E O FILME JÁ CONTA A OPINIÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:


- Ok. Mas a Barbie é fictícia, um ideal que não corresponde a uma vivência real em sociedade. Pondo isto, o que leva tantas pessoas a projectarem-se nesse ideal irrealista de beleza imaginária?"

Você faz um ótimo ponto. A Barbie representa um ideal irreal de beleza e perfeição. Alguns fatores que podem levar as pessoas a se projetarem nessa fantasia, apesar de sua desconexão com a realidade:
Insatisfação corporal - Especialmente entre as meninas, a Barbie exacerba padrões de beleza inalcançáveis, levando à insatisfação com o próprio corpo. A boneca se torna uma forma de escapismo.

Mitos de beleza - A sociedade ainda perpetua muitos mitos, como de que a beleza é sinônimo de felicidade e sucesso. Barbie incorpora essa promessa ilusória.

Projeção de status - Brincar e se identificar com Barbie é uma forma de se sentir incluído nos padrões estéticos valorizados socialmente.

Contos de fada - Assim como nas histórias fantásticas, a Barbie representa um mundo idealizado no qual os problemas da realidade não existem.

Modelagem - Bonecas fashionistas como a Barbie modelam um estilo de vida glamoroso e fora do alcance que as pessoas querem emular.

Publicidade - Anúncios reforçam e vendem ativamente a Barbie como o ápice da beleza, popularidade e estilo.

Certamente usar o fascínio pela Barbie para discutir a objetificação feminina, aceitação corporal e representatividade na infância pode ser muito positivo. Afinal, a fantasia não deve obscurecer a realidade."


Sem comentários: