O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

quarta-feira, agosto 02, 2023

PARA LÁ DO FILME E DOS ESTEREÓTIPOS



TODO O PESO NEGATIVO DA IGREJA CATÓLICA SOBRE A MULHER:

Escrito por  um HOMEM -  Jim Palmer

"Por exemplo, aqui estão pelo menos várias formas como a religião corrompeu a minha visão das mulheres:

Mulheres trouxeram pecado e morte ao mundo
As mulheres são as culpadas pela queda da raça humana
Mulheres são inferiores aos homens fisicamente, mentalmente e espiritualmente
As mulheres foram destinadas a ser subservientes aos homens
Mulheres não são capazes de exercer autoridade e liderança
Uma mulher divina é uma mulher silenciosa, submissa e doméstica
Mulheres são responsáveis pelas tentações e transgressões sexuais dos homens
Mulheres são fracas, emocionais e irracionais.
Deus espera que as mulheres permaneçam em relacionamentos humilhantes, prejudiciais, destrutivos ou abusivos
As mulheres devem negar e reprimir-se a si mesmas para servir e satisfazer os outros
Mulheres que agem de forma assertiva e desafiadora, aplicam limites pessoais ou expressam raiva são ímpios.


O filme da Barbie pressionou o meu coração um profundo pesar por qualquer crença, mentalidade, atitude ou ação que perpetuasse uma visão prejudicial das mulheres, ou colocou limitações e expectativas injustas sobre elas. O mundo (homens e mulheres) tem sofrido muito como resultado de impedir que as mulheres atualizassem suas maiores potencialidades e possibilidades.
(...)
Talvez o que mais aprendi com o filme da Barbie seja a necessidade de dizer "sim" ao ser humano e à experiência humana vivida... tudo isso. Talvez isso signifique aprender a dizer "sim" às alegrias e tristezas da sua própria vida, e dizer "sim" ao processo de cura e tornar-se mais inteiro por dentro. Talvez também sejam homens e mulheres a dizerem "sim" uns aos outros - "sim" desculpa se te magoei, "sim" quero recomeçar e aprender o que significa verdadeiramente aceitar, amar e estar lá um para o outro.
Amo minha filha mais que tudo nesse mundo. Estou tão orgulhosa da mulher que ela se tornou e está se tornando a cada dia. Existem tantas partes boas, lindas, extraordinárias e brilhantes dela. O desejo mais profundo no meu coração é a sua felicidade genuína. O filme da Barbie me convidou para carregar esse desejo no meu coração para todas as mulheres.
"Sim."
Jim Palmer


Sem comentários: