O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

sexta-feira, agosto 11, 2023

Ah a Ficção...e a realidade, QUEM SABE?



OS NOSSOS MONSTROS
 
“Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta. Não podemos nunca esquecer que os sonhos, a motivação, o desejo de ser livre nos ajudam a superar esses monstros, vencê-los e utilizálos como servos da nossa inteligência. Não tenha medo da dor, tenha medo de não enfrentá-la, criticá-la, usá-la.”
  - Michel Foucault


O medo da sombra, o medo do oculto e a nossa ignorância abismal leva-nos a viver na superficie dos sentidos e a negar e rejeitar a sombra desses monstros que são os nossos medos e dramas, quer a nivel  colectivo, quer os pessoais, e que habitam não só o nosso psiquismo, como os nossos sonhos, talvez os maiores pesadelos e onde passamos metada da vida - dormindo - sem saber o que se passa para além do véu do esquecimento... 
É por isso a nossoa tendência é fabricar uma realidade que idealizamos a todo o custo ao fomentar ideologias e filosofias com as quais nos iludimos e persuadimos uns aos outros de que é assim etc., tal como todas as religiões que nos mentem e enganam acerca da vida na Terra e a ordem do Universo e como tudo começou. Destruiram Bibliotecas e queimaram milhares de livros, deturparam as Mitolgias, fonte de informação dos primórdios e civilizações e seres que habitaram a Terra. As religiões que mais não fizeram do que ocultar a ignominia desse Criador caido na sua própria obra imperfeita e que nos condena a nós humanos a uma vida de sofrimento, obscura e terrivel por tetrás dos seus dogmas e mitos e que prega uma coisa - nos conta uma história efabulada - enquanto a realidade vivida é atroz e a vida humana de dor e sacrificio, sem que a pessoas percebam nada do que significa esta descrepância entre o que se vive na terra de horror e os sonhos cor-de-rosa das pessooas imbecilizadas e alienadas que cada vez mais fogem dos monstros que as habitam... e acreditam que alguém as vai salvar do abismo e do Caos em curso.
Elas não querem ver o Maquiavélico construtor do universo nem as absurdas e paradoxais explicações da criação e do deus que viu e que era bom... e ao sexto dia descançou...
Assim, as crises economicas e as guerras sanguinárias, as pestes e os assassinios em massa, os crimes em geral contra a humnodade, que a História conta e mente e oculta a maior parte, são a face do predador ignorado e dos monstros e medos que nos habitam  e não ousamos enfrentar. 
Pelas nossas crenças e teorias, odios e amores, condenamos a nossa espécie talvez ao declinio ou a destruição paulatina do nosso Mundo, minado de virus  pela acção dos arcontes e de seres invisíveis que dominam a nossa mente e o Planeta... 
E nós crentes, doces e obedientes como cordeirinhos destinados ao matadouro, damos voz a sua voz porque obedecemos apenas à Voz do dono... e eles vão voltar ou sempre estivaram no dominio de tudo, enquanto nós os serviamos cativos e submissos às suas ordens inaudiveis...
Ah a Ficção...e a realidade, QUEM SABE?
rlp

Sem comentários: