O SORRISO DE PANDORA

“Jamais reconheci e nem reconhecerei a autoridade de nenhuma pretensa divindade, de alguma autoridade robotizada, demoníaca ou evolutiva que me afronte com alguma acusação de pecadora, herege, traidora ou o que seja. Não há um só, dentre todos os viventes, a quem eu considere mais do que a mim mesma. Contudo nada existe em mim que me permita sentir-me melhor do que qualquer outro vivente. Respeito todos, mas a ninguém me submeto. Rendo-me à beleza de um simples torrão de terra, à de uma gotícula de água, à de uma flor, à de um sorriso de qualquer face, mas não me rendo a qualquer autoridade instituída pela estupidez evolutiva da hora. Enfim, nada imponho sobre os ombros alheios, mas nada permito que me seja imposto de bom grado Libertei-me do peso desses conceitos equivocados e assumi-me como agente do processo de me dignificar a mim mesma, como também a vida que me é dispensada. Procuro homenageá-la com as minhas posturas e atitudes e nada mais almejo. É tudo o que posso dizer aqueles a quem considero meus filhos e filhas da Terra. “ In O SORRISO DE PANDORA, Jan Val Ellam

domingo, agosto 20, 2023

AS ROUPAS NÃO DEFINEM GÉNERO...



Porque nos constrange tanto esta triste imagem de um homem vestido singelamente de um vestidinho amarelo? Não é porque é esta a imagem corrente da mulher?

....se fosse uma mulher vestida de calças e camisa, como já estamos habituados, nada nos espantaria...é que a mulher vestida de "homem" digamos - ao adoptar as calças -  é elevada a outra categoria, compara-se com o homem, mas um homem vestido de mulher ele é rebaixado a condição de "mulher", e portanto inferior... Quero eu dizer que é assim que esta é a maneira como o vulgo vê e ao nivel inconsciente...
Porque a dada altura a mulher achou que era liberdade mostrar as pernas e rapar os pelos usar saias curtas? Era sua afirmação social... e a moda. 
Mas o que é importante perceber é porque se definiu mulher pelas roupagens e artificios usados tais como baton, vestidos e saltos altos e o homem calças fato camisa e gravata?
O problema actual está ai e onde começa toda a confusão ...não no género, mas no que os homens definiram para as massas  como sendo "feminino" através da moda e dos ícones da musica e do cinema   e agora pagam caro... quero ironizar, que agora eles querem ser essa mulher que eles criaram, o seu imaginário sobre o que devia ser o feminino e agora querem ser Mulheres, mas nem as mulheres já sabem o que é uma mulher...e este é que é o drama!
Não, homem e mulher nunca foram iguais nem nunca serão, mas não é pela roupa e acessórios que mudarão de sexo... é nus, como deus os fez...com parra ou sem parra!

rlp

NOTA: a foto inicial não era esta, ela foi retirada da net creio, mas para o caso serve...

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, Rosa.
Pergunto-me a que se refere você quando fala "no que definiram os homens como sendo "feminino" e agora pagam caro...".
Refere-se você: ao facto das mulheres, por norma, usarem roupas mais belas e mais "femininas"; ou ao facto das mulheres serem vistas pelo patriarcado como "inferiores"?

Gostava de deixar aqui, também, que não considero uma mulher que se vista de calças e camisa como mais "masculina". Isto pode ser devido ao facto de ter nascido no século XXI, pois esta forma de se vestir já se tinha normalizado há algum tempo. Tive portanto uma experiência da estética feminina diferente da dos meus pais ou dados meus avós.

No entanto isto também depende da maneira como essa vestimenta complementa e preserva as características feições de cada mulher. Por vezes de facto, algumas mulheres vestem-se de uma forma pouco "feminina", o que a meu ver simplesmente significa que o que veste não complementa a sua beleza física e feminina, pelo contrário acaba por a travestizar. O mesmo se passa quando um homem se veste da forma como demonstrou na fotografia, pois a sua vestimenta travestiza a sua natureza física. Mas de facto, não nego que me parece mais estranho ver este homem vestido de mulher do que uma mulher vestida de homem, apesar de ambas as situações me transmitirem um pouco de estranheza. Talvez isto se deva a um condicionamento cultural, mas a meu ver não se trata de um complexo de superioridade do masculino sobre o feminino, mas de um mero desgosto estético e sexual, pois enquanto homem heterossexual é impossível negar o quanto a beleza de uma mulher nos afeta. Ver um homem desta forma vestido faz-me sentir uma certa repulsa (não ódio), talvez porque o meu instinto enquanto ser sexual vê um vestido de mulher, mas quem o veste afinal é um homem. É um contrassenso que deixa o instinto sexual confuso, daí o constrangimento maior.

Posto isto, não vejo o homem que se veste de mulher como alguém cujo valor enquanto humano se torna inferior, mas antes como alguém que provavelmente não se sente bem na sua pele de homem. Aparenta tentar ser alguém que não é, o que me traz alguma tristeza pela dor e pela confusão que tudo isso lhe pode trazer.

rosaleonor disse...

Não tinha muito a ver com a questão de ser inferior para nós ou para mim, apenas digo como os olhos alheios veem as cosia, sobretudo os mais velhos claro.
Corrigi o texto, veja se está mais clara a ideia...
Obrigada pelo comentário
rlp